Políticas de educação infantil : conquistas, embates e desafios na construção de uma pedagogia da infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184788 |
Resumo: | A partir do campo das Políticas de Educação Infantil, o artigo tem como objetivo problematizar os modos de legislar a Educação Infantil no Brasil. Metodologicamente, é traçado um panorama das políticas de Educação Infantil com base na análise de documentos produzidos após a Constituição Federal de 1988. São destacados as conquistas, os embates e os desafios que têm sido enfrentados no campo da Educação Infantil. Conclui-se que os modos de educar as crianças têm constituído uma arena de disputas produzida em um sistema de relações de poder, no qual direitos sociais conquistados precisam ser reafirmados para que não sejam perdidos. |
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Carvalho, Rodrigo Saballa deGuizzo, Bianca Salazar2018-11-17T03:12:11Z20180104-5962http://hdl.handle.net/10183/184788001076790A partir do campo das Políticas de Educação Infantil, o artigo tem como objetivo problematizar os modos de legislar a Educação Infantil no Brasil. Metodologicamente, é traçado um panorama das políticas de Educação Infantil com base na análise de documentos produzidos após a Constituição Federal de 1988. São destacados as conquistas, os embates e os desafios que têm sido enfrentados no campo da Educação Infantil. Conclui-se que os modos de educar as crianças têm constituído uma arena de disputas produzida em um sistema de relações de poder, no qual direitos sociais conquistados precisam ser reafirmados para que não sejam perdidos.From the field of Early Childhood Education Policies, the article aims to problematize the modes of legislating Early Childhood Education in Brazil. Methodologically, an overview of the Early Childhood Education policies is delineated based on the analysis of documents produced after the Federal Constitution of 1988. The achievements, conflicts and challenges that have been experienced in the field of Early Childhood Education are highlighted. In conclusion, the modes of educating children have been an arena of disputes produced in a system of power relations, in which historically conquered social rights need to be reaffirmed so that they are not lost.application/pdfporRevista educação pública (Cuiabá). Cuiabá. Vol. 27, n.66 (set./dez. 2008), p. 771-791Educação infantilPolítica educacionalInfânciaEarly childhood educationEducation policiesEarly childhood pedagogyPolíticas de educação infantil : conquistas, embates e desafios na construção de uma pedagogia da infânciaEarly childhood education policies: achievements, conflicts and challenges in the construction of an early childhood pedagogyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001076790.pdf.txt001076790.pdf.txtExtracted Texttext/plain59173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184788/2/001076790.pdf.txtf2b23e527141cbfea1bea96a150d4d5aMD52ORIGINAL001076790.pdfTexto completoapplication/pdf189685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184788/1/001076790.pdff6134c948c66c7cbf0738ab621f93d0dMD5110183/1847882018-11-18 02:41:38.1869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184788Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-18T04:41:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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