A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negri, Juciane
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257029
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como a criação de um Blog pode potencializar o envolvimento e o aprendizado dos estudantes da turma do 6° ano, sobre a temática da sustentabilidade ambiental, na disciplina de Ciências. Em um primeiro momento, os alunos juntamente com a professora participaram da criação do Blog e da elaboração dos materiais postados no ambiente virtual e, posteriormente, foi realizada a coleta de dados para análise e discussão, por meio de questionário e da observação da professora. Os resultados nos permitem constatar que o Blog foi um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências, especificamente no tema sustentabilidade. Percebeu-se e foi confirmado pelos alunos no questionário, que houve um bom engajamento da turma com a atividade, o que contribuiu de forma positiva na construção de novos conhecimentos práticos e teóricos, que serão utilizados tanto dentro quanto fora da sala de aula.
id UFRGS-2_ac8bb2f7c9c4a2e9c2847ee2c68bf7dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257029
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Negri, JucianeSilva, Lenir Orlandi PereiraPittol, Michele2023-04-13T03:24:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/257029001164887Este artigo tem como objetivo analisar como a criação de um Blog pode potencializar o envolvimento e o aprendizado dos estudantes da turma do 6° ano, sobre a temática da sustentabilidade ambiental, na disciplina de Ciências. Em um primeiro momento, os alunos juntamente com a professora participaram da criação do Blog e da elaboração dos materiais postados no ambiente virtual e, posteriormente, foi realizada a coleta de dados para análise e discussão, por meio de questionário e da observação da professora. Os resultados nos permitem constatar que o Blog foi um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências, especificamente no tema sustentabilidade. Percebeu-se e foi confirmado pelos alunos no questionário, que houve um bom engajamento da turma com a atividade, o que contribuiu de forma positiva na construção de novos conhecimentos práticos e teóricos, que serão utilizados tanto dentro quanto fora da sala de aula.This article aims to analyze how the creation of a Blog can enhance the involvement and learning of students about environmental sustainability, in the science discipline. At first, students participated in the creation of the Blog and in the preparation of materials posted in the virtual environment, and later data collection was carried out for analysis and discussion. The results obtained showed that the Blog was an important ally to the teaching-learning process in Science Teaching, specifically on the theme of sustainability. In addition, it was clear the greater students’ involvement with the proposed activity, which certainly contributed positively to the construction of new practical and theoretical knowledge inside and outside the classroom.application/pdfporSustentabilidadeEnsino de ciênciasNaturezaBlogSustainabilityScience teachingTeaching StrategyA criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambientalThe creation and use of the blog as an educational strategy in the teaching of nature sciences with a focus on the thematic of environmental sustainability info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164887.pdf.txt001164887.pdf.txtExtracted Texttext/plain59865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257029/2/001164887.pdf.txt392e280e8a280f30fb68718330fd82e3MD52ORIGINAL001164887.pdfTexto completoapplication/pdf451030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257029/1/001164887.pdf4db3e65102301a8a82f989ff8a97eeccMD5110183/2570292023-08-03 03:34:43.403293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The creation and use of the blog as an educational strategy in the teaching of nature sciences with a focus on the thematic of environmental sustainability
title A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
spellingShingle A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
Negri, Juciane
Sustentabilidade
Ensino de ciências
Natureza
Blog
Sustainability
Science teaching
Teaching Strategy
title_short A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
title_full A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
title_fullStr A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
title_full_unstemmed A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
title_sort A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
author Negri, Juciane
author_facet Negri, Juciane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negri, Juciane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Lenir Orlandi Pereira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pittol, Michele
contributor_str_mv Silva, Lenir Orlandi Pereira
Pittol, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Ensino de ciências
Natureza
Blog
topic Sustentabilidade
Ensino de ciências
Natureza
Blog
Sustainability
Science teaching
Teaching Strategy
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainability
Science teaching
Teaching Strategy
description Este artigo tem como objetivo analisar como a criação de um Blog pode potencializar o envolvimento e o aprendizado dos estudantes da turma do 6° ano, sobre a temática da sustentabilidade ambiental, na disciplina de Ciências. Em um primeiro momento, os alunos juntamente com a professora participaram da criação do Blog e da elaboração dos materiais postados no ambiente virtual e, posteriormente, foi realizada a coleta de dados para análise e discussão, por meio de questionário e da observação da professora. Os resultados nos permitem constatar que o Blog foi um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências, especificamente no tema sustentabilidade. Percebeu-se e foi confirmado pelos alunos no questionário, que houve um bom engajamento da turma com a atividade, o que contribuiu de forma positiva na construção de novos conhecimentos práticos e teóricos, que serão utilizados tanto dentro quanto fora da sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-13T03:24:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257029
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001164887
url http://hdl.handle.net/10183/257029
identifier_str_mv 001164887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257029/2/001164887.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257029/1/001164887.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 392e280e8a280f30fb68718330fd82e3
4db3e65102301a8a82f989ff8a97eecc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224657578229760