A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257029 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar como a criação de um Blog pode potencializar o envolvimento e o aprendizado dos estudantes da turma do 6° ano, sobre a temática da sustentabilidade ambiental, na disciplina de Ciências. Em um primeiro momento, os alunos juntamente com a professora participaram da criação do Blog e da elaboração dos materiais postados no ambiente virtual e, posteriormente, foi realizada a coleta de dados para análise e discussão, por meio de questionário e da observação da professora. Os resultados nos permitem constatar que o Blog foi um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências, especificamente no tema sustentabilidade. Percebeu-se e foi confirmado pelos alunos no questionário, que houve um bom engajamento da turma com a atividade, o que contribuiu de forma positiva na construção de novos conhecimentos práticos e teóricos, que serão utilizados tanto dentro quanto fora da sala de aula. |
id |
UFRGS-2_ac8bb2f7c9c4a2e9c2847ee2c68bf7dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257029 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Negri, JucianeSilva, Lenir Orlandi PereiraPittol, Michele2023-04-13T03:24:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/257029001164887Este artigo tem como objetivo analisar como a criação de um Blog pode potencializar o envolvimento e o aprendizado dos estudantes da turma do 6° ano, sobre a temática da sustentabilidade ambiental, na disciplina de Ciências. Em um primeiro momento, os alunos juntamente com a professora participaram da criação do Blog e da elaboração dos materiais postados no ambiente virtual e, posteriormente, foi realizada a coleta de dados para análise e discussão, por meio de questionário e da observação da professora. Os resultados nos permitem constatar que o Blog foi um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências, especificamente no tema sustentabilidade. Percebeu-se e foi confirmado pelos alunos no questionário, que houve um bom engajamento da turma com a atividade, o que contribuiu de forma positiva na construção de novos conhecimentos práticos e teóricos, que serão utilizados tanto dentro quanto fora da sala de aula.This article aims to analyze how the creation of a Blog can enhance the involvement and learning of students about environmental sustainability, in the science discipline. At first, students participated in the creation of the Blog and in the preparation of materials posted in the virtual environment, and later data collection was carried out for analysis and discussion. The results obtained showed that the Blog was an important ally to the teaching-learning process in Science Teaching, specifically on the theme of sustainability. In addition, it was clear the greater students’ involvement with the proposed activity, which certainly contributed positively to the construction of new practical and theoretical knowledge inside and outside the classroom.application/pdfporSustentabilidadeEnsino de ciênciasNaturezaBlogSustainabilityScience teachingTeaching StrategyA criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambientalThe creation and use of the blog as an educational strategy in the teaching of nature sciences with a focus on the thematic of environmental sustainability info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164887.pdf.txt001164887.pdf.txtExtracted Texttext/plain59865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257029/2/001164887.pdf.txt392e280e8a280f30fb68718330fd82e3MD52ORIGINAL001164887.pdfTexto completoapplication/pdf451030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257029/1/001164887.pdf4db3e65102301a8a82f989ff8a97eeccMD5110183/2570292023-08-03 03:34:43.403293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The creation and use of the blog as an educational strategy in the teaching of nature sciences with a focus on the thematic of environmental sustainability |
title |
A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental |
spellingShingle |
A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental Negri, Juciane Sustentabilidade Ensino de ciências Natureza Blog Sustainability Science teaching Teaching Strategy |
title_short |
A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental |
title_full |
A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental |
title_fullStr |
A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental |
title_full_unstemmed |
A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental |
title_sort |
A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental |
author |
Negri, Juciane |
author_facet |
Negri, Juciane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negri, Juciane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Lenir Orlandi Pereira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pittol, Michele |
contributor_str_mv |
Silva, Lenir Orlandi Pereira Pittol, Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Ensino de ciências Natureza Blog |
topic |
Sustentabilidade Ensino de ciências Natureza Blog Sustainability Science teaching Teaching Strategy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sustainability Science teaching Teaching Strategy |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar como a criação de um Blog pode potencializar o envolvimento e o aprendizado dos estudantes da turma do 6° ano, sobre a temática da sustentabilidade ambiental, na disciplina de Ciências. Em um primeiro momento, os alunos juntamente com a professora participaram da criação do Blog e da elaboração dos materiais postados no ambiente virtual e, posteriormente, foi realizada a coleta de dados para análise e discussão, por meio de questionário e da observação da professora. Os resultados nos permitem constatar que o Blog foi um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências, especificamente no tema sustentabilidade. Percebeu-se e foi confirmado pelos alunos no questionário, que houve um bom engajamento da turma com a atividade, o que contribuiu de forma positiva na construção de novos conhecimentos práticos e teóricos, que serão utilizados tanto dentro quanto fora da sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-13T03:24:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257029 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001164887 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257029 |
identifier_str_mv |
001164887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257029/2/001164887.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257029/1/001164887.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
392e280e8a280f30fb68718330fd82e3 4db3e65102301a8a82f989ff8a97eecc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224657578229760 |