Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14135 |
Resumo: | Este trabalho teve o intuito de apresentar uma comparação entre as percepções das Micro e Pequenas Empresas e dos funcionários do Banco do Brasil S/A, Agência de Ijuí (RS), em relação à demanda e à oferta de produtos e serviços bancários para este segmento. A escolha deste segmento de empresas é conseqüência da sua expressiva participação no contexto econômico financeiro atual do Brasil e também pelo fato de a autora deste trabalho gerenciar uma carteira de clientes de Micro e Pequenas Empresas na Agência em que foi realizada a pesquisa. A pesquisa constitui-se de uma investigação exploratória e foi desenvolvida mediante aplicação de dois questionários, sendo um dirigido aos clientes empresariais e outro aos funcionários que atendem a este segmento. Além disso, foi realizada pesquisa documental sobre as linhas de crédito mais utilizadas pelas Micro e Pequenas Empresas. Após o levantamento dos dados, constatou-se que existe uma grande demanda por crédito para capital de giro e financiamentos para investimentos, sendo que a maioria dos clientes considera que os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A para Micro e Pequenas Empresas atendem às necessidades dessas empresas. No entanto, constatou-se também que existem dificuldades no acesso ao crédito por este segmento de empresas, sendo apontadas como principais a burocracia para a contratação de operações, as restrições cadastrais das empresas ou sócios e a escassez de funcionários para atendimento aos clientes. |
id |
UFRGS-2_ac91ba96d1cc67ddd6ef4e3996ce645a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14135 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bazzan, Mariléia PienizSlongo, Luiz Antonio2008-10-01T04:14:06Z2007http://hdl.handle.net/10183/14135000649895Este trabalho teve o intuito de apresentar uma comparação entre as percepções das Micro e Pequenas Empresas e dos funcionários do Banco do Brasil S/A, Agência de Ijuí (RS), em relação à demanda e à oferta de produtos e serviços bancários para este segmento. A escolha deste segmento de empresas é conseqüência da sua expressiva participação no contexto econômico financeiro atual do Brasil e também pelo fato de a autora deste trabalho gerenciar uma carteira de clientes de Micro e Pequenas Empresas na Agência em que foi realizada a pesquisa. A pesquisa constitui-se de uma investigação exploratória e foi desenvolvida mediante aplicação de dois questionários, sendo um dirigido aos clientes empresariais e outro aos funcionários que atendem a este segmento. Além disso, foi realizada pesquisa documental sobre as linhas de crédito mais utilizadas pelas Micro e Pequenas Empresas. Após o levantamento dos dados, constatou-se que existe uma grande demanda por crédito para capital de giro e financiamentos para investimentos, sendo que a maioria dos clientes considera que os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A para Micro e Pequenas Empresas atendem às necessidades dessas empresas. No entanto, constatou-se também que existem dificuldades no acesso ao crédito por este segmento de empresas, sendo apontadas como principais a burocracia para a contratação de operações, as restrições cadastrais das empresas ou sócios e a escassez de funcionários para atendimento aos clientes.application/pdfporMarketing de serviçosMicro e pequenas empresasCapital de giroBanco do Brasil.Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/Ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649895.pdf000649895.pdfTexto completoapplication/pdf221084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14135/1/000649895.pdff79b39fa3df2b23c9f014307375cbb20MD51TEXT000649895.pdf.txt000649895.pdf.txtExtracted Texttext/plain86323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14135/2/000649895.pdf.txt31cfe277323f0c40b2ccaf3e479eebefMD52THUMBNAIL000649895.pdf.jpg000649895.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14135/3/000649895.pdf.jpg8f40b1b02ba8d3b494176bf1df718e63MD5310183/141352018-10-09 08:35:25.501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14135Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:35:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A |
title |
Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A |
spellingShingle |
Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A Bazzan, Mariléia Pieniz Marketing de serviços Micro e pequenas empresas Capital de giro Banco do Brasil. |
title_short |
Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A |
title_full |
Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A |
title_fullStr |
Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A |
title_full_unstemmed |
Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A |
title_sort |
Comparação entre a demanda das micro e pequenas empresas e os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A |
author |
Bazzan, Mariléia Pieniz |
author_facet |
Bazzan, Mariléia Pieniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bazzan, Mariléia Pieniz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de serviços Micro e pequenas empresas Capital de giro Banco do Brasil. |
topic |
Marketing de serviços Micro e pequenas empresas Capital de giro Banco do Brasil. |
description |
Este trabalho teve o intuito de apresentar uma comparação entre as percepções das Micro e Pequenas Empresas e dos funcionários do Banco do Brasil S/A, Agência de Ijuí (RS), em relação à demanda e à oferta de produtos e serviços bancários para este segmento. A escolha deste segmento de empresas é conseqüência da sua expressiva participação no contexto econômico financeiro atual do Brasil e também pelo fato de a autora deste trabalho gerenciar uma carteira de clientes de Micro e Pequenas Empresas na Agência em que foi realizada a pesquisa. A pesquisa constitui-se de uma investigação exploratória e foi desenvolvida mediante aplicação de dois questionários, sendo um dirigido aos clientes empresariais e outro aos funcionários que atendem a este segmento. Além disso, foi realizada pesquisa documental sobre as linhas de crédito mais utilizadas pelas Micro e Pequenas Empresas. Após o levantamento dos dados, constatou-se que existe uma grande demanda por crédito para capital de giro e financiamentos para investimentos, sendo que a maioria dos clientes considera que os produtos e serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil S/A para Micro e Pequenas Empresas atendem às necessidades dessas empresas. No entanto, constatou-se também que existem dificuldades no acesso ao crédito por este segmento de empresas, sendo apontadas como principais a burocracia para a contratação de operações, as restrições cadastrais das empresas ou sócios e a escassez de funcionários para atendimento aos clientes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-10-01T04:14:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14135 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000649895 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14135 |
identifier_str_mv |
000649895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14135/1/000649895.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14135/2/000649895.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14135/3/000649895.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f79b39fa3df2b23c9f014307375cbb20 31cfe277323f0c40b2ccaf3e479eebef 8f40b1b02ba8d3b494176bf1df718e63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224383575883776 |