Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Löw, Marisa Maggi Linhares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115427
Resumo: Este estudo almejou pesquisar o que há na literatura sobre egressos de cursos em técnico de enfermagem no Brasil. Saber o que foi pesquisado, valida novas pesquisas, as embasa e desafia a uma crescente busca pela retroalimentação nas instâncias formadoras destes profissionais. A avaliação do egresso sobre sua instituição e sobre a formação ofertada pode fornecer as informações necessárias para a adequação entre teoria e prática, para que seja estabelecido um currículo de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo como critérios de inclusão estar de acordo com o tema, sem período determinado, tendo visto que as poucas produções encontradas são posteriores ao ano 2000. As bases eletrônicas pesquisadas foram na Biblioteca Virtual em Saúde, entre junho e outubro de 2013, totalizando três estudos. As pesquisas apresentadas, apesar de um quantitativo restrito, demonstram a importante contribuição dos egressos ao avaliarem o processo formativo por eles vivenciado.
id UFRGS-2_acfaec91ed28caf0502aa3e5b41f4648
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115427
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Löw, Marisa Maggi LinharesGonçalves, Alana Martins2015-04-18T01:57:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/115427000955387Este estudo almejou pesquisar o que há na literatura sobre egressos de cursos em técnico de enfermagem no Brasil. Saber o que foi pesquisado, valida novas pesquisas, as embasa e desafia a uma crescente busca pela retroalimentação nas instâncias formadoras destes profissionais. A avaliação do egresso sobre sua instituição e sobre a formação ofertada pode fornecer as informações necessárias para a adequação entre teoria e prática, para que seja estabelecido um currículo de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo como critérios de inclusão estar de acordo com o tema, sem período determinado, tendo visto que as poucas produções encontradas são posteriores ao ano 2000. As bases eletrônicas pesquisadas foram na Biblioteca Virtual em Saúde, entre junho e outubro de 2013, totalizando três estudos. As pesquisas apresentadas, apesar de um quantitativo restrito, demonstram a importante contribuição dos egressos ao avaliarem o processo formativo por eles vivenciado.application/pdfporEnfermagemEnsino técnicoEgressosAvaliaçãoRevisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955387.pdf000955387.pdfTexto completoapplication/pdf152638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/1/000955387.pdfd634ee5fbc6968359aee00e4fe22b0c5MD51TEXT000955387.pdf.txt000955387.pdf.txtExtracted Texttext/plain40578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/2/000955387.pdf.txteb2beb296fe16bbc926c2af6dd8d3550MD52THUMBNAIL000955387.pdf.jpg000955387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/3/000955387.pdf.jpg114ce5192f0d9bc9db5a9dff327875deMD5310183/1154272018-10-19 10:45:50.421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115427Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:45:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem
title Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem
spellingShingle Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem
Löw, Marisa Maggi Linhares
Enfermagem
Ensino técnico
Egressos
Avaliação
title_short Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem
title_full Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem
title_fullStr Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem
title_full_unstemmed Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem
title_sort Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem
author Löw, Marisa Maggi Linhares
author_facet Löw, Marisa Maggi Linhares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Löw, Marisa Maggi Linhares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Alana Martins
contributor_str_mv Gonçalves, Alana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino técnico
Egressos
Avaliação
topic Enfermagem
Ensino técnico
Egressos
Avaliação
description Este estudo almejou pesquisar o que há na literatura sobre egressos de cursos em técnico de enfermagem no Brasil. Saber o que foi pesquisado, valida novas pesquisas, as embasa e desafia a uma crescente busca pela retroalimentação nas instâncias formadoras destes profissionais. A avaliação do egresso sobre sua instituição e sobre a formação ofertada pode fornecer as informações necessárias para a adequação entre teoria e prática, para que seja estabelecido um currículo de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo como critérios de inclusão estar de acordo com o tema, sem período determinado, tendo visto que as poucas produções encontradas são posteriores ao ano 2000. As bases eletrônicas pesquisadas foram na Biblioteca Virtual em Saúde, entre junho e outubro de 2013, totalizando três estudos. As pesquisas apresentadas, apesar de um quantitativo restrito, demonstram a importante contribuição dos egressos ao avaliarem o processo formativo por eles vivenciado.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-18T01:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115427
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955387
url http://hdl.handle.net/10183/115427
identifier_str_mv 000955387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/1/000955387.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/2/000955387.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/3/000955387.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d634ee5fbc6968359aee00e4fe22b0c5
eb2beb296fe16bbc926c2af6dd8d3550
114ce5192f0d9bc9db5a9dff327875de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483235692544