Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115427 |
Resumo: | Este estudo almejou pesquisar o que há na literatura sobre egressos de cursos em técnico de enfermagem no Brasil. Saber o que foi pesquisado, valida novas pesquisas, as embasa e desafia a uma crescente busca pela retroalimentação nas instâncias formadoras destes profissionais. A avaliação do egresso sobre sua instituição e sobre a formação ofertada pode fornecer as informações necessárias para a adequação entre teoria e prática, para que seja estabelecido um currículo de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo como critérios de inclusão estar de acordo com o tema, sem período determinado, tendo visto que as poucas produções encontradas são posteriores ao ano 2000. As bases eletrônicas pesquisadas foram na Biblioteca Virtual em Saúde, entre junho e outubro de 2013, totalizando três estudos. As pesquisas apresentadas, apesar de um quantitativo restrito, demonstram a importante contribuição dos egressos ao avaliarem o processo formativo por eles vivenciado. |
id |
UFRGS-2_acfaec91ed28caf0502aa3e5b41f4648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115427 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Löw, Marisa Maggi LinharesGonçalves, Alana Martins2015-04-18T01:57:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/115427000955387Este estudo almejou pesquisar o que há na literatura sobre egressos de cursos em técnico de enfermagem no Brasil. Saber o que foi pesquisado, valida novas pesquisas, as embasa e desafia a uma crescente busca pela retroalimentação nas instâncias formadoras destes profissionais. A avaliação do egresso sobre sua instituição e sobre a formação ofertada pode fornecer as informações necessárias para a adequação entre teoria e prática, para que seja estabelecido um currículo de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo como critérios de inclusão estar de acordo com o tema, sem período determinado, tendo visto que as poucas produções encontradas são posteriores ao ano 2000. As bases eletrônicas pesquisadas foram na Biblioteca Virtual em Saúde, entre junho e outubro de 2013, totalizando três estudos. As pesquisas apresentadas, apesar de um quantitativo restrito, demonstram a importante contribuição dos egressos ao avaliarem o processo formativo por eles vivenciado.application/pdfporEnfermagemEnsino técnicoEgressosAvaliaçãoRevisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955387.pdf000955387.pdfTexto completoapplication/pdf152638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/1/000955387.pdfd634ee5fbc6968359aee00e4fe22b0c5MD51TEXT000955387.pdf.txt000955387.pdf.txtExtracted Texttext/plain40578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/2/000955387.pdf.txteb2beb296fe16bbc926c2af6dd8d3550MD52THUMBNAIL000955387.pdf.jpg000955387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/3/000955387.pdf.jpg114ce5192f0d9bc9db5a9dff327875deMD5310183/1154272018-10-19 10:45:50.421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115427Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:45:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem |
title |
Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem |
spellingShingle |
Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem Löw, Marisa Maggi Linhares Enfermagem Ensino técnico Egressos Avaliação |
title_short |
Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem |
title_full |
Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem |
title_fullStr |
Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem |
title_sort |
Revisão bibliográfica sobre egressos de cursos de técnico em enfermagem |
author |
Löw, Marisa Maggi Linhares |
author_facet |
Löw, Marisa Maggi Linhares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Löw, Marisa Maggi Linhares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Alana Martins |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Alana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ensino técnico Egressos Avaliação |
topic |
Enfermagem Ensino técnico Egressos Avaliação |
description |
Este estudo almejou pesquisar o que há na literatura sobre egressos de cursos em técnico de enfermagem no Brasil. Saber o que foi pesquisado, valida novas pesquisas, as embasa e desafia a uma crescente busca pela retroalimentação nas instâncias formadoras destes profissionais. A avaliação do egresso sobre sua instituição e sobre a formação ofertada pode fornecer as informações necessárias para a adequação entre teoria e prática, para que seja estabelecido um currículo de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo como critérios de inclusão estar de acordo com o tema, sem período determinado, tendo visto que as poucas produções encontradas são posteriores ao ano 2000. As bases eletrônicas pesquisadas foram na Biblioteca Virtual em Saúde, entre junho e outubro de 2013, totalizando três estudos. As pesquisas apresentadas, apesar de um quantitativo restrito, demonstram a importante contribuição dos egressos ao avaliarem o processo formativo por eles vivenciado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-18T01:57:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115427 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955387 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115427 |
identifier_str_mv |
000955387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/1/000955387.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/2/000955387.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115427/3/000955387.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d634ee5fbc6968359aee00e4fe22b0c5 eb2beb296fe16bbc926c2af6dd8d3550 114ce5192f0d9bc9db5a9dff327875de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483235692544 |