Uma nova visão das competências de gestão construídas em simuladores de negócios
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131124 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com usuários de um simulador de negócios online, em um curso superior de Administração de Empresas. Pesquisas anteriores, sobre o uso de simuladores de negócios, descreveram a validade deste recurso como método de desenvolvimento de habilidades gerenciais, bem como as percepções dos alunos sobre a vivência da qual participaram. Entretanto, há um número reduzido de pesquisas que procuraram avaliar diretamente quais competências de gestão são construídas quando do uso de simuladores. No presente estudo, os alunos manifestaram sua percepção a respeito das competências de gestão que foram desenvolvidas por participarem da simulação. A avaliação foi estruturada de acordo com as macro-competências propostas pelo Projeto Tuning América Latina, tendo-se identificado aquelas com maior e menor desenvolvimento percebido. Constatou-se que a simulação ajudou a construir competências relacionadas ao uso de informações para suportar a tomada de decisões, à gestão dos recursos da empresa no nível operacional e a identificação e administração dos riscos do negócio. Além disso, foi possível determinar, com base em uma análise fatorial, que a construção de várias competências ocorreu de forma simultânea, compondo conjuntos mais elaborados. Cinco conjuntos, compostos por várias competências, foram identificados e descritos como a capacidade de empreender com base em dados e fatos, de administrar processos e projetos da organização, de desenvolver seu próprio processo de planejamento, de agir prioritariamente com responsabilidade social e de trabalhar em equipe para administrar os riscos da mudança. |
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Schlatter, Gabriel ViannaBehar, Patrícia AlejandraReategui, Eliseo Berni2015-12-15T02:37:57Z20152177-6083http://hdl.handle.net/10183/131124000980197Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com usuários de um simulador de negócios online, em um curso superior de Administração de Empresas. Pesquisas anteriores, sobre o uso de simuladores de negócios, descreveram a validade deste recurso como método de desenvolvimento de habilidades gerenciais, bem como as percepções dos alunos sobre a vivência da qual participaram. Entretanto, há um número reduzido de pesquisas que procuraram avaliar diretamente quais competências de gestão são construídas quando do uso de simuladores. No presente estudo, os alunos manifestaram sua percepção a respeito das competências de gestão que foram desenvolvidas por participarem da simulação. A avaliação foi estruturada de acordo com as macro-competências propostas pelo Projeto Tuning América Latina, tendo-se identificado aquelas com maior e menor desenvolvimento percebido. Constatou-se que a simulação ajudou a construir competências relacionadas ao uso de informações para suportar a tomada de decisões, à gestão dos recursos da empresa no nível operacional e a identificação e administração dos riscos do negócio. Além disso, foi possível determinar, com base em uma análise fatorial, que a construção de várias competências ocorreu de forma simultânea, compondo conjuntos mais elaborados. Cinco conjuntos, compostos por várias competências, foram identificados e descritos como a capacidade de empreender com base em dados e fatos, de administrar processos e projetos da organização, de desenvolver seu próprio processo de planejamento, de agir prioritariamente com responsabilidade social e de trabalhar em equipe para administrar os riscos da mudança.This paper presents a survey conducted on users of an online business simulation for an undergraduate Business Administration course. Previous research on the use of business simulations described the validity of this resource as a method for developing managerial skills, as well as the perceptions of students about the experience. However, few studies sought to directly assess which management competencies are built through the use of simulators. In this study, students expressed their perception of the management competencies developed by participating in the simulation. The survey was structured according to the macro-competencies proposed by the Tuning Latin America Project and identified those with higher and lower perceived development. It was found that the simulation was useful in building up competencies related to the use of information to support decision-making, management of company resources at the operational level and the identification and management of business risks. Moreover, it was possible to determine through factor analysis that the construction of various competencies occurred simultaneously, creating more elaborate assemblies. Five sets, composed of several competencies, have been identified and described as: carrying out undertakings based on data and facts; managing organization´s processes and projects; developing their own planning process; acting primarily with social responsibility; and, managing change risks through teamwork.application/pdfporAdministração: ensino e pesquisa. Vol. 16, n. 3, (abr./maio/jun. 2015), p. 513–536CompetênciaGestãoAdministraçãoBusiness simulationsManagement competenciesManagement teachingUma nova visão das competências de gestão construídas em simuladores de negóciosA new vision of management competenciesbuilt in business simulations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980197.pdf000980197.pdfTexto completoapplication/pdf359454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131124/1/000980197.pdf88264b6b291fb9ce4aa7f5772e766493MD51TEXT000980197.pdf.txt000980197.pdf.txtExtracted Texttext/plain48033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131124/2/000980197.pdf.txt71d446c6f22ccd1233c8497432e845f2MD52THUMBNAIL000980197.pdf.jpg000980197.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131124/3/000980197.pdf.jpge7acdd2c78041618fa2e018822c6ecc4MD5310183/1311242018-10-25 09:49:06.671oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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