Percepções de ganhos para os empregados na gestão por competências:um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1775 |
Resumo: | Tendo como pressuposto de que a Gestão de Pessoas por Competências deve agregar valor econômico para a organização e valor social para os indivíduos, a presente pesquisa investiga com os empregados de uma empresa quais os ganhos trazidos na sua vida, profissional e pessoal, pelo modelo implementado na organização em que trabalham. Para alcançar esse objetivo foi realizado um estudo de caso, de caráter qualitativo numa empresa do setor público, que possui há mais de cinco anos um sistema de gestão por competências, contemplando todos os subsistemas (seleção, treinamento, remuneração, avaliação de desempenho e carreira) para 100,0% dos empregados. Num processo de "antes e depois" do sistema de gestão por competências, a pesquisa foi realizada por meio de questionário e entrevista. Para medir o ganho dos empregados, foram utilizadas as categorias e subcategorias de ganho social definidas na tese de doutoramento de Amyra Sarsur, 2007. Os resultados dessa pesquisa indicaram que, na percepção do empregado, três subcategorias destacaram-se como ganho social: desenvolvimento, compreensão conceptual da organização e autodesenvolvimento. A importância da pesquisa se faz devido à crescente adoção desse modelo de gestão de pessoas pelas empresas brasileiras e a ausência de pesquisas que investigam os ganhos dos empregados com a Gestão por Competências.(AU) |
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Percepções de ganhos para os empregados na gestão por competências:um estudo de casoPerceptions of earnings for employees in skills management: a case studyGestão de pessoas; Gestão por competencias; Gestão empresarialPeople management; Competency management; Business managementCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTendo como pressuposto de que a Gestão de Pessoas por Competências deve agregar valor econômico para a organização e valor social para os indivíduos, a presente pesquisa investiga com os empregados de uma empresa quais os ganhos trazidos na sua vida, profissional e pessoal, pelo modelo implementado na organização em que trabalham. Para alcançar esse objetivo foi realizado um estudo de caso, de caráter qualitativo numa empresa do setor público, que possui há mais de cinco anos um sistema de gestão por competências, contemplando todos os subsistemas (seleção, treinamento, remuneração, avaliação de desempenho e carreira) para 100,0% dos empregados. Num processo de "antes e depois" do sistema de gestão por competências, a pesquisa foi realizada por meio de questionário e entrevista. Para medir o ganho dos empregados, foram utilizadas as categorias e subcategorias de ganho social definidas na tese de doutoramento de Amyra Sarsur, 2007. Os resultados dessa pesquisa indicaram que, na percepção do empregado, três subcategorias destacaram-se como ganho social: desenvolvimento, compreensão conceptual da organização e autodesenvolvimento. A importância da pesquisa se faz devido à crescente adoção desse modelo de gestão de pessoas pelas empresas brasileiras e a ausência de pesquisas que investigam os ganhos dos empregados com a Gestão por Competências.(AU)Based on the assumption that the Management of People by Competencies should add economic value to the organization and social value for individuals, the present research investigates with the employees of a company the gains brought in their professional and personal life by the implemented model in the organization in which they work. To achieve this objective, a qualitative case study was carried out in a public sector company, which has for more than five years a competency management system, covering all subsystems (selection, training, remuneration, performance evaluation and career ) to 100.0% of the employees. In a "before and after" process of the competency management system, the research was carried out by means of a questionnaire and interview. In order to measure employee gain, the categories and subcategories of social gain defined in the doctoral thesis of Amyra Sarsur, 2007. The results of this research indicate that, in the employee's perception, three subcategories stand out as social gain: development, conceptual understanding of the organization and self-development.The importance of the research is made due to the increasing adoption of this model of people management by the Brazilian companies and the absence of research that investigates the employee gains with the Management by Competencies.Universidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoMarras, Jean PierreAlves , Luiz RobertoD'Angelo, HamiltonHansch, Rosalice Marília2018-07-30T18:15:15Z2008-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHansch, Rosalice Marília. Percepções de ganhos para os empregados na gestão por competências:um estudo de caso. 2008. 141 folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-07-30T18:15:15Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1775Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-07-30T18:15:15Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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