As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Soraia Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5714
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_bebf3d1dd9fd28cb64b475e8e2338d51
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em PortugalRelações públicasCelebridadesComunicaçãoImagens pessoaisReputaçãoPortugalPublic relationsCelebritiesCommunicationPersonal imagesReputationRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.As Relações Públicas assumem uma função estratégica na organização, sendo responsáveis pela gestão da comunicação entre esta e os seus públicos, com o objetivo de construir relações positivas. Da mesma forma podem assumir a função de divulgação da imagem de pessoas e grupos ou de ideias e conceitos, com o intuito de aproximar e criar empatia. Deste modo, profissionais de Comunicação / Relações Públicas devem ser reconhecidos como os responsáveis pela gestão, promoção, posicionamento e personalização da imagem e da reputação de personalidades públicas/celebridades, através de uma estratégia de Relações Públicas individualmente traçada. Enquanto gestor e estratega na área da comunicação, o Relações Públicas pode representar publicamente pessoas/indivíduos que têm uma imagem pública, promovendo e mantendo a sua identificação junto das partes interessadas. Isto significa que o Relações Públicas possui habilitações e competências para ser responsável pela gestão da reputação, enquanto gestor pessoal de pessoas com visibilidade pública ou que pretendem ser conhecidas, quer sejam celebridades do espetáculo e do desporto, políticos, médicos, cientistas, escritores ou reconhecidos CEOs de grandes corporações. As Relações Públicas Pessoais são muitas vezes definidas como um serviço de coaching e de aconselhamento, porém, esta área das Relações Públicas tem muito mais para oferecer. Por forma a identificar precisamente qual o contributo que as Relações Públicas podem ter nesta área da gestão pessoal da reputação e da imagem das celebridades, foi realizado um estágio numa agência de celebridades, a Naughty Boys, que resultou neste Relatório de Estágio.ABSTRACT: Public Relations play a strategic role in the organization. It is responsible for managing communication between the organization and its audience, building positive relationships Similarly the image may assume the release function and groups of people or ideas and concepts in order to approach and build rapport. Communication professionals / Publix Relations are usually recognized as responsible for the management, promotion, and positioning of the image and reputation of public figures/celebrities, through a strategy of Public Relations individually drawn. As manager and strategist in communication, the PR professional can publicly represent people / individuals who have a public image by promoting and maintaining its identification with an audience. This means that the PR has qualifications and competences to be responsible for managing the reputation as personal manager of people with public visibility or intended to be known, whether they are entertainment or sport celebrities, politicians, doctors, scientists, writers or recognized CEOs of major corporations. Personal Public Relations are often defined as a coaching service and advice. However, the area of Public Relations has much more to offer. Consultants, for example, often develop professionally in their role as coaches while working with personalities. Experts counselling services strive to not make personal matters relating to customers. In order to identify what contribution Public Relations may have in this area of personnel management of the reputation and image of the celebrities, an internship was done in a celebrity agency, Naughty Boys, which resulted in this Training Report.Escola Superior de Comunicação SocialPereira, Sandra Cristina MartinsRCIPLCosta, Soraia Andrade2016-02-23T16:03:02Z2015-092015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5714TID:201041812porCOSTA, Soraia Andrade - As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Relatório de estágio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:57.628982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal
title As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal
spellingShingle As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal
Costa, Soraia Andrade
Relações públicas
Celebridades
Comunicação
Imagens pessoais
Reputação
Portugal
Public relations
Celebrities
Communication
Personal images
Reputation
title_short As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal
title_full As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal
title_fullStr As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal
title_full_unstemmed As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal
title_sort As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal
author Costa, Soraia Andrade
author_facet Costa, Soraia Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sandra Cristina Martins
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Soraia Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Celebridades
Comunicação
Imagens pessoais
Reputação
Portugal
Public relations
Celebrities
Communication
Personal images
Reputation
topic Relações públicas
Celebridades
Comunicação
Imagens pessoais
Reputação
Portugal
Public relations
Celebrities
Communication
Personal images
Reputation
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09
2015-09-01T00:00:00Z
2016-02-23T16:03:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5714
TID:201041812
url http://hdl.handle.net/10400.21/5714
identifier_str_mv TID:201041812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COSTA, Soraia Andrade - As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Relatório de estágio.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407883558912