A presença do xintoísmo e dos conceitos japoneses de tempo e espaço em The legend of Zelda : breath of the wild
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230617 |
Resumo: | A partir dos conceitos japoneses de tempo e espaço, das características do xintoísmo, do senso japonês de ma e do quadro teórico da área de Estudos de Jogos, o objetivo do presente trabalho é analisar como a Nintendo pode ter integrado em The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017) possíveis elementos culturais japoneses para despertar interesse pela cultura japonesa em seus jogadores. Minha metodologia para este trabalho foi a análise do jogo a partir da minha experiência como jogadora, além da consulta de notas dos desenvolvedores da Nintendo acerca do processo de criação do jogo. Em comparação aos jogos anteriores da série, foi encontrado, durante minha análise, um número maior de referências culturais japonesas, mesmo havendo ainda a presença dos elementos de fantasia medieval ocidental que influenciam a série The Legend of Zelda desde o primeiro jogo. Comprovo com minha análise que, da mesma forma que ocorre com outras mídias, como a televisão e o cinema, os jogos de videogame também podem ser considerados um artefato cultural — ou seja, um objeto que fornece informações sobre a cultura de seu criador — e um instrumento de comunicação e de construção de conhecimento. |
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