Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36323 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar as estratégias que crianças de quatro a cinco anos lançam mão quando confrontadas com situações de leitura e escrita no ambiente escolar. Participaram deste estudo alunos de educação infantil, de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas quatro propostas investigativas: escrita e leitura do nome, diferenças entre escrita e desenho, exploração de letras do alfabeto e consciência fonológica através de rimas. Os caminhos metodológicos e analíticos trilhados utilizaram-se das abordagens do campo da psicogênese da língua escrita e da consciência fonológica. Os materiais empíricos gerados possibilitaram a construção de dois eixos analíticos: a utilização do nome próprio e a reflexão fonológica dos alfabetizandos. No primeiro eixo, apresento estratégias referentes à leitura e à escrita que surgem a partir da exploração do nome próprio e, no segundo, examino as habilidades de análise fonológica apresentadas pelas crianças, relacionando-as às hipóteses que elaboram sobre a escrita. A partir da construção dessas unidades analíticas, pode-se destacar que as letras e sílabas que compõem o nome próprio tornam-se repertório para novas escritas e que a habilidade para perceber semelhanças sonoras entre palavras está presente na maioria das crianças participantes deste estudo. Tais conhecimentos são importantes para o processo de alfabetização, pois permitem a criação de estratégias de reflexão metalinguística. |
id |
UFRGS-2_ae036e62a9c91c7a7976d1fe56625b3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36323 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Togni, Greicy dePiccoli, Luciana2012-01-13T01:20:19Z2011http://hdl.handle.net/10183/36323000817582O objetivo deste trabalho é investigar as estratégias que crianças de quatro a cinco anos lançam mão quando confrontadas com situações de leitura e escrita no ambiente escolar. Participaram deste estudo alunos de educação infantil, de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas quatro propostas investigativas: escrita e leitura do nome, diferenças entre escrita e desenho, exploração de letras do alfabeto e consciência fonológica através de rimas. Os caminhos metodológicos e analíticos trilhados utilizaram-se das abordagens do campo da psicogênese da língua escrita e da consciência fonológica. Os materiais empíricos gerados possibilitaram a construção de dois eixos analíticos: a utilização do nome próprio e a reflexão fonológica dos alfabetizandos. No primeiro eixo, apresento estratégias referentes à leitura e à escrita que surgem a partir da exploração do nome próprio e, no segundo, examino as habilidades de análise fonológica apresentadas pelas crianças, relacionando-as às hipóteses que elaboram sobre a escrita. A partir da construção dessas unidades analíticas, pode-se destacar que as letras e sílabas que compõem o nome próprio tornam-se repertório para novas escritas e que a habilidade para perceber semelhanças sonoras entre palavras está presente na maioria das crianças participantes deste estudo. Tais conhecimentos são importantes para o processo de alfabetização, pois permitem a criação de estratégias de reflexão metalinguística.application/pdfporEscritaAlfabetizaçãoEducação infantilNome próprioCriançaEntrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817582.pdf.txt000817582.pdf.txtExtracted Texttext/plain109449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/2/000817582.pdf.txtdaef9ffb12bc2bf63079711396fd9114MD52ORIGINAL000817582.pdf000817582.pdfTexto completoapplication/pdf4398598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/1/000817582.pdfa3f54d945bc66a9aa0a904fa7b9cdadcMD51THUMBNAIL000817582.pdf.jpg000817582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/3/000817582.pdf.jpga2ac974660da0c63cb9feb6f61bf5835MD5310183/363232018-10-05 08:46:16.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36323Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização |
title |
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização |
spellingShingle |
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização Togni, Greicy de Escrita Alfabetização Educação infantil Nome próprio Criança |
title_short |
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização |
title_full |
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização |
title_fullStr |
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização |
title_sort |
Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização |
author |
Togni, Greicy de |
author_facet |
Togni, Greicy de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Togni, Greicy de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Alfabetização Educação infantil Nome próprio Criança |
topic |
Escrita Alfabetização Educação infantil Nome próprio Criança |
description |
O objetivo deste trabalho é investigar as estratégias que crianças de quatro a cinco anos lançam mão quando confrontadas com situações de leitura e escrita no ambiente escolar. Participaram deste estudo alunos de educação infantil, de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas quatro propostas investigativas: escrita e leitura do nome, diferenças entre escrita e desenho, exploração de letras do alfabeto e consciência fonológica através de rimas. Os caminhos metodológicos e analíticos trilhados utilizaram-se das abordagens do campo da psicogênese da língua escrita e da consciência fonológica. Os materiais empíricos gerados possibilitaram a construção de dois eixos analíticos: a utilização do nome próprio e a reflexão fonológica dos alfabetizandos. No primeiro eixo, apresento estratégias referentes à leitura e à escrita que surgem a partir da exploração do nome próprio e, no segundo, examino as habilidades de análise fonológica apresentadas pelas crianças, relacionando-as às hipóteses que elaboram sobre a escrita. A partir da construção dessas unidades analíticas, pode-se destacar que as letras e sílabas que compõem o nome próprio tornam-se repertório para novas escritas e que a habilidade para perceber semelhanças sonoras entre palavras está presente na maioria das crianças participantes deste estudo. Tais conhecimentos são importantes para o processo de alfabetização, pois permitem a criação de estratégias de reflexão metalinguística. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-13T01:20:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36323 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000817582 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36323 |
identifier_str_mv |
000817582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/2/000817582.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/1/000817582.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/3/000817582.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
daef9ffb12bc2bf63079711396fd9114 a3f54d945bc66a9aa0a904fa7b9cdadc a2ac974660da0c63cb9feb6f61bf5835 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447070394286080 |