Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Togni, Greicy de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36323
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar as estratégias que crianças de quatro a cinco anos lançam mão quando confrontadas com situações de leitura e escrita no ambiente escolar. Participaram deste estudo alunos de educação infantil, de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas quatro propostas investigativas: escrita e leitura do nome, diferenças entre escrita e desenho, exploração de letras do alfabeto e consciência fonológica através de rimas. Os caminhos metodológicos e analíticos trilhados utilizaram-se das abordagens do campo da psicogênese da língua escrita e da consciência fonológica. Os materiais empíricos gerados possibilitaram a construção de dois eixos analíticos: a utilização do nome próprio e a reflexão fonológica dos alfabetizandos. No primeiro eixo, apresento estratégias referentes à leitura e à escrita que surgem a partir da exploração do nome próprio e, no segundo, examino as habilidades de análise fonológica apresentadas pelas crianças, relacionando-as às hipóteses que elaboram sobre a escrita. A partir da construção dessas unidades analíticas, pode-se destacar que as letras e sílabas que compõem o nome próprio tornam-se repertório para novas escritas e que a habilidade para perceber semelhanças sonoras entre palavras está presente na maioria das crianças participantes deste estudo. Tais conhecimentos são importantes para o processo de alfabetização, pois permitem a criação de estratégias de reflexão metalinguística.
id UFRGS-2_ae036e62a9c91c7a7976d1fe56625b3c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36323
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Togni, Greicy dePiccoli, Luciana2012-01-13T01:20:19Z2011http://hdl.handle.net/10183/36323000817582O objetivo deste trabalho é investigar as estratégias que crianças de quatro a cinco anos lançam mão quando confrontadas com situações de leitura e escrita no ambiente escolar. Participaram deste estudo alunos de educação infantil, de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas quatro propostas investigativas: escrita e leitura do nome, diferenças entre escrita e desenho, exploração de letras do alfabeto e consciência fonológica através de rimas. Os caminhos metodológicos e analíticos trilhados utilizaram-se das abordagens do campo da psicogênese da língua escrita e da consciência fonológica. Os materiais empíricos gerados possibilitaram a construção de dois eixos analíticos: a utilização do nome próprio e a reflexão fonológica dos alfabetizandos. No primeiro eixo, apresento estratégias referentes à leitura e à escrita que surgem a partir da exploração do nome próprio e, no segundo, examino as habilidades de análise fonológica apresentadas pelas crianças, relacionando-as às hipóteses que elaboram sobre a escrita. A partir da construção dessas unidades analíticas, pode-se destacar que as letras e sílabas que compõem o nome próprio tornam-se repertório para novas escritas e que a habilidade para perceber semelhanças sonoras entre palavras está presente na maioria das crianças participantes deste estudo. Tais conhecimentos são importantes para o processo de alfabetização, pois permitem a criação de estratégias de reflexão metalinguística.application/pdfporEscritaAlfabetizaçãoEducação infantilNome próprioCriançaEntrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817582.pdf.txt000817582.pdf.txtExtracted Texttext/plain109449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/2/000817582.pdf.txtdaef9ffb12bc2bf63079711396fd9114MD52ORIGINAL000817582.pdf000817582.pdfTexto completoapplication/pdf4398598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/1/000817582.pdfa3f54d945bc66a9aa0a904fa7b9cdadcMD51THUMBNAIL000817582.pdf.jpg000817582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/3/000817582.pdf.jpga2ac974660da0c63cb9feb6f61bf5835MD5310183/363232018-10-05 08:46:16.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36323Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
title Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
spellingShingle Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
Togni, Greicy de
Escrita
Alfabetização
Educação infantil
Nome próprio
Criança
title_short Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
title_full Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
title_fullStr Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
title_full_unstemmed Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
title_sort Entrando no mundo da escrita : as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização
author Togni, Greicy de
author_facet Togni, Greicy de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Togni, Greicy de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Alfabetização
Educação infantil
Nome próprio
Criança
topic Escrita
Alfabetização
Educação infantil
Nome próprio
Criança
description O objetivo deste trabalho é investigar as estratégias que crianças de quatro a cinco anos lançam mão quando confrontadas com situações de leitura e escrita no ambiente escolar. Participaram deste estudo alunos de educação infantil, de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas quatro propostas investigativas: escrita e leitura do nome, diferenças entre escrita e desenho, exploração de letras do alfabeto e consciência fonológica através de rimas. Os caminhos metodológicos e analíticos trilhados utilizaram-se das abordagens do campo da psicogênese da língua escrita e da consciência fonológica. Os materiais empíricos gerados possibilitaram a construção de dois eixos analíticos: a utilização do nome próprio e a reflexão fonológica dos alfabetizandos. No primeiro eixo, apresento estratégias referentes à leitura e à escrita que surgem a partir da exploração do nome próprio e, no segundo, examino as habilidades de análise fonológica apresentadas pelas crianças, relacionando-as às hipóteses que elaboram sobre a escrita. A partir da construção dessas unidades analíticas, pode-se destacar que as letras e sílabas que compõem o nome próprio tornam-se repertório para novas escritas e que a habilidade para perceber semelhanças sonoras entre palavras está presente na maioria das crianças participantes deste estudo. Tais conhecimentos são importantes para o processo de alfabetização, pois permitem a criação de estratégias de reflexão metalinguística.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-13T01:20:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36323
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817582
url http://hdl.handle.net/10183/36323
identifier_str_mv 000817582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/2/000817582.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/1/000817582.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36323/3/000817582.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv daef9ffb12bc2bf63079711396fd9114
a3f54d945bc66a9aa0a904fa7b9cdadc
a2ac974660da0c63cb9feb6f61bf5835
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447070394286080