Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/166348 |
Resumo: | Diversas instituições de ensino, impulsionadas pela dinâmica evolução do uso das tecnologias, têm explorado as possibilidades de ensino a distância. Assim despontaram os Massive Open Online Courses (MOOC). Este estudo, de cunho exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da análise de dados do site MOOC-List.com, objetivou realizar um levantamento das características dos MOOCs relacionados à saúde. Os 376 cursos encontrados para área da saúde representam apenas 8,19% dentre os 4.593 cursos disponíveis, tendo sido a maioria (82,18%) ofertada a partir de 2015. A duração estimada dos MOOCs, bem como o número de horas dedicado para realizar os cursos, são variados. Inglês é o idioma predominante (81,35%). A plataforma Coursera, os países Estados Unidos da América e Reino Unido ofertaram mais cursos. O Brasil ocupa a 6ª posição e somente doze dos MOOCs encontrados são brasileiros. Os MOOCs na saúde são recentes, poucos são disponibilizados em português e produzidos a partir da realidade brasileira. Porém, conhecer suas características contribui no planejamento e implantação de novos cursos. |
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Brites, Liara SaldanhaRocha, Cristianne Maria Famer2017-09-14T02:27:58Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/166348001044274Diversas instituições de ensino, impulsionadas pela dinâmica evolução do uso das tecnologias, têm explorado as possibilidades de ensino a distância. Assim despontaram os Massive Open Online Courses (MOOC). Este estudo, de cunho exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da análise de dados do site MOOC-List.com, objetivou realizar um levantamento das características dos MOOCs relacionados à saúde. Os 376 cursos encontrados para área da saúde representam apenas 8,19% dentre os 4.593 cursos disponíveis, tendo sido a maioria (82,18%) ofertada a partir de 2015. A duração estimada dos MOOCs, bem como o número de horas dedicado para realizar os cursos, são variados. Inglês é o idioma predominante (81,35%). A plataforma Coursera, os países Estados Unidos da América e Reino Unido ofertaram mais cursos. O Brasil ocupa a 6ª posição e somente doze dos MOOCs encontrados são brasileiros. Os MOOCs na saúde são recentes, poucos são disponibilizados em português e produzidos a partir da realidade brasileira. Porém, conhecer suas características contribui no planejamento e implantação de novos cursos.Several educational institutions, driven by the dynamic evolution of the use of technologies, have explored the possibilities of distance learning. In this context, emerged the Massive Open Online Courses (MOOC). This study has an exploratory design and a quantitative and qualitative approach, and analyzes the MOOC directory, MOOC-List.com, aimed to survey the characteristics of MOOCs about health. The 376 courses found for health represent only 8.19% from the 4.593 courses available, the majority (82.18%) offered from 2015. The estimated duration of MOOCs and an estimated dedication of hours per week to take the courses are varied. English is the predominant language (81.35%). The Coursera platform and the United States of America and the United Kingdom had offered more courses. Brazil occupies the 6th position and only twelve courses are Brazilian. The MOOCs in health are recent, few are available in Portuguese and produced from the Brazilian reality. However, knowing its characteristics contributes to the planning and implementation of new courses.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n.1 (2017), 10 f.Educação em saúdeEducação a distânciaMOOCEducationEducation distanceHealth educationMassive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúdeMassive Open Online Courses (MOOCS) : profile of courses in the health fieldinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044274.pdf001044274.pdfTexto completoapplication/pdf1958964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166348/1/001044274.pdf124fdf343cd0a11b9a40b5abe2f41f87MD51TEXT001044274.pdf.txt001044274.pdf.txtExtracted Texttext/plain34773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166348/2/001044274.pdf.txtca01d0c0d3d46429649a983f3dccd665MD52THUMBNAIL001044274.pdf.jpg001044274.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166348/3/001044274.pdf.jpg83ada2a7d42975c4e3eea1ab14596ddaMD5310183/1663482022-09-18 04:48:18.736845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166348Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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