Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Liara Saldanha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rocha, Cristianne Maria Famer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/166348
Resumo: Diversas instituições de ensino, impulsionadas pela dinâmica evolução do uso das tecnologias, têm explorado as possibilidades de ensino a distância. Assim despontaram os Massive Open Online Courses (MOOC). Este estudo, de cunho exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da análise de dados do site MOOC-List.com, objetivou realizar um levantamento das características dos MOOCs relacionados à saúde. Os 376 cursos encontrados para área da saúde representam apenas 8,19% dentre os 4.593 cursos disponíveis, tendo sido a maioria (82,18%) ofertada a partir de 2015. A duração estimada dos MOOCs, bem como o número de horas dedicado para realizar os cursos, são variados. Inglês é o idioma predominante (81,35%). A plataforma Coursera, os países Estados Unidos da América e Reino Unido ofertaram mais cursos. O Brasil ocupa a 6ª posição e somente doze dos MOOCs encontrados são brasileiros. Os MOOCs na saúde são recentes, poucos são disponibilizados em português e produzidos a partir da realidade brasileira. Porém, conhecer suas características contribui no planejamento e implantação de novos cursos.
id UFRGS-2_ae0ad7228e8e092cf2c267b259786f28
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166348
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brites, Liara SaldanhaRocha, Cristianne Maria Famer2017-09-14T02:27:58Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/166348001044274Diversas instituições de ensino, impulsionadas pela dinâmica evolução do uso das tecnologias, têm explorado as possibilidades de ensino a distância. Assim despontaram os Massive Open Online Courses (MOOC). Este estudo, de cunho exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da análise de dados do site MOOC-List.com, objetivou realizar um levantamento das características dos MOOCs relacionados à saúde. Os 376 cursos encontrados para área da saúde representam apenas 8,19% dentre os 4.593 cursos disponíveis, tendo sido a maioria (82,18%) ofertada a partir de 2015. A duração estimada dos MOOCs, bem como o número de horas dedicado para realizar os cursos, são variados. Inglês é o idioma predominante (81,35%). A plataforma Coursera, os países Estados Unidos da América e Reino Unido ofertaram mais cursos. O Brasil ocupa a 6ª posição e somente doze dos MOOCs encontrados são brasileiros. Os MOOCs na saúde são recentes, poucos são disponibilizados em português e produzidos a partir da realidade brasileira. Porém, conhecer suas características contribui no planejamento e implantação de novos cursos.Several educational institutions, driven by the dynamic evolution of the use of technologies, have explored the possibilities of distance learning. In this context, emerged the Massive Open Online Courses (MOOC). This study has an exploratory design and a quantitative and qualitative approach, and analyzes the MOOC directory, MOOC-List.com, aimed to survey the characteristics of MOOCs about health. The 376 courses found for health represent only 8.19% from the 4.593 courses available, the majority (82.18%) offered from 2015. The estimated duration of MOOCs and an estimated dedication of hours per week to take the courses are varied. English is the predominant language (81.35%). The Coursera platform and the United States of America and the United Kingdom had offered more courses. Brazil occupies the 6th position and only twelve courses are Brazilian. The MOOCs in health are recent, few are available in Portuguese and produced from the Brazilian reality. However, knowing its characteristics contributes to the planning and implementation of new courses.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n.1 (2017), 10 f.Educação em saúdeEducação a distânciaMOOCEducationEducation distanceHealth educationMassive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúdeMassive Open Online Courses (MOOCS) : profile of courses in the health fieldinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044274.pdf001044274.pdfTexto completoapplication/pdf1958964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166348/1/001044274.pdf124fdf343cd0a11b9a40b5abe2f41f87MD51TEXT001044274.pdf.txt001044274.pdf.txtExtracted Texttext/plain34773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166348/2/001044274.pdf.txtca01d0c0d3d46429649a983f3dccd665MD52THUMBNAIL001044274.pdf.jpg001044274.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166348/3/001044274.pdf.jpg83ada2a7d42975c4e3eea1ab14596ddaMD5310183/1663482022-09-18 04:48:18.736845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166348Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Massive Open Online Courses (MOOCS) : profile of courses in the health field
title Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde
spellingShingle Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde
Brites, Liara Saldanha
Educação em saúde
Educação a distância
MOOC
Education
Education distance
Health education
title_short Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde
title_full Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde
title_fullStr Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde
title_full_unstemmed Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde
title_sort Massive Open Online Courses (MOOCS) : perfil dos cursos no campo da saúde
author Brites, Liara Saldanha
author_facet Brites, Liara Saldanha
Rocha, Cristianne Maria Famer
author_role author
author2 Rocha, Cristianne Maria Famer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Liara Saldanha
Rocha, Cristianne Maria Famer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação a distância
topic Educação em saúde
Educação a distância
MOOC
Education
Education distance
Health education
dc.subject.eng.fl_str_mv MOOC
Education
Education distance
Health education
description Diversas instituições de ensino, impulsionadas pela dinâmica evolução do uso das tecnologias, têm explorado as possibilidades de ensino a distância. Assim despontaram os Massive Open Online Courses (MOOC). Este estudo, de cunho exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da análise de dados do site MOOC-List.com, objetivou realizar um levantamento das características dos MOOCs relacionados à saúde. Os 376 cursos encontrados para área da saúde representam apenas 8,19% dentre os 4.593 cursos disponíveis, tendo sido a maioria (82,18%) ofertada a partir de 2015. A duração estimada dos MOOCs, bem como o número de horas dedicado para realizar os cursos, são variados. Inglês é o idioma predominante (81,35%). A plataforma Coursera, os países Estados Unidos da América e Reino Unido ofertaram mais cursos. O Brasil ocupa a 6ª posição e somente doze dos MOOCs encontrados são brasileiros. Os MOOCs na saúde são recentes, poucos são disponibilizados em português e produzidos a partir da realidade brasileira. Porém, conhecer suas características contribui no planejamento e implantação de novos cursos.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-14T02:27:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/166348
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001044274
identifier_str_mv 1679-1916
001044274
url http://hdl.handle.net/10183/166348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n.1 (2017), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166348/1/001044274.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166348/2/001044274.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166348/3/001044274.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 124fdf343cd0a11b9a40b5abe2f41f87
ca01d0c0d3d46429649a983f3dccd665
83ada2a7d42975c4e3eea1ab14596dda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447645247766528