O não de Raimundo Silva : a pesquisa narrativa como alternativa teórico-metodológica para enfrentar o cerco imposto pelas políticas educativas do tempo presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rodrigo Alberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz, Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204008
Resumo: Neste artigo apresentamos a pesquisa narrativa como uma estratégia teóricometodológica que, ao mesmo tempo, valoriza o conhecimento dos professores de Educação Física, e os fortalecem na luta contra os desígnios das políticas educativas em formulação no país ao longo do último ano, em especial a MP 746/2016 - “Novo Ensino Médio”. Como contraponto, defendemos metaforicamente a formulação de narrativas do não, inspiradas na atitude do revisor de livros Raimundo Silva, personagem do romance “História do Cerco de Lisboa”, do escritor José Saramago, que, em seu trabalho, acrescenta um não ao convite feito pelos clérigos portugueses aos cruzados para que os auxiliassem a tomar a cidade do domínio dos “mouros”. Para nós, na produção de narrativas alternativas a dominante, sustentadas nas experiências do professorado, residem possibilidades para abrir a história (GAGNEBIN, 2013), reinventado e complexificando conhecimentos, criando alternativas locais e marginais ao “cerco” imposto pelas recentes políticas educativas.
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