Modelagem paramétrica para o estudo de superfícies helicoidais em geometria descritiva
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188103 |
Resumo: | O estudo de superfícies na Geometria Descritiva (GD) reduz o grau de abstração inerente à sua natureza axiomática e aumenta a experiência concreta, promovendo uma reconciliação da disciplina com o mundo real, o que facilita o processo de aprendizagem. No entanto, a complexidade tridimensional e a dificuldade no traçado manual prejudicam o seu potencial pedagógico forçando aplicações mais simples. Este é o caso das superfícies helicoidais. Este trabalho propõe um modelo paramétrico geral para a geração computacional de helicoides em toda a sua complexidade para serem utilizados em situações de aprendizagem de GD. A metodologia para modelar os processos de desenho da GD está baseada na geometria vetorial. Como principais resultados, foram gerados modelos matemáticos paramétricos generalizados para hélices cilíndricas e helicoides que podem ser facilmente implementados em softwares paramétricos, como o Grasshopper, e em aplicativos de ensino específicos em linguagem de programação de alto nível. |
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Teixeira, Fabio GoncalvesSilva, Regio Pierre daSilva, Tania Luisa Koltermann da2019-01-25T02:35:43Z20181414-3895http://hdl.handle.net/10183/188103001086199O estudo de superfícies na Geometria Descritiva (GD) reduz o grau de abstração inerente à sua natureza axiomática e aumenta a experiência concreta, promovendo uma reconciliação da disciplina com o mundo real, o que facilita o processo de aprendizagem. No entanto, a complexidade tridimensional e a dificuldade no traçado manual prejudicam o seu potencial pedagógico forçando aplicações mais simples. Este é o caso das superfícies helicoidais. Este trabalho propõe um modelo paramétrico geral para a geração computacional de helicoides em toda a sua complexidade para serem utilizados em situações de aprendizagem de GD. A metodologia para modelar os processos de desenho da GD está baseada na geometria vetorial. Como principais resultados, foram gerados modelos matemáticos paramétricos generalizados para hélices cilíndricas e helicoides que podem ser facilmente implementados em softwares paramétricos, como o Grasshopper, e em aplicativos de ensino específicos em linguagem de programação de alto nível.The study of surfaces in descriptive geometry (DG) reduces the degree of abstraction inherent in the axiomatic nature and increases your concrete experience, promoting reconciliation of the discipline with the real world, which facilitates the learning process. However, three-dimensional complexity and difficulty in manual drawing undermine its pedagogical potential by forcing more straightforward applications, which is the case of helicoids that due to your complexity are used only in basic applications in DG. This work proposes a general parametric model for the computational generation of helicoids in all their complexity to use in DG learning situations. The vector geometry is the basis of methodology for modeling the drawing processes of DG. Primary results, parametric generalized mathematical models were generated for helix and helicoids that allows implementing in parametric software, like the Grasshopper, and specific educational applications using high-level programming language, such as Object Pascal. The paper presents the results of these implementations, demonstrating the efficiency of generalized parametric models proposed.application/pdfporEducação gráfica. v.22, n.2 (ago. 2018), p. 1-20Design de superfícieModelagem computacionalGeometria descritivaHelicoidDescriptive geometryParametric modellingModelagem paramétrica para o estudo de superfícies helicoidais em geometria descritivaParametric modeling for the study of helical surfaces in descriptive geometry info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086199.pdf.txt001086199.pdf.txtExtracted Texttext/plain42626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188103/2/001086199.pdf.txt7cbfeb34e3b9225fe3b4a8ec668cb922MD52ORIGINAL001086199.pdfTexto completoapplication/pdf3963037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188103/1/001086199.pdfe10a124a2be936d0111c283699a84600MD5110183/1881032019-01-26 02:34:58.322368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188103Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-26T04:34:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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