Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140513 |
Resumo: | Os sistemas educacionais vêm sofrendo transformações com o intuito de adaptar os currículos para desenvolver capacidades que são requisitos dos profissionais dos cursos que possuem disciplinas de projeto. Também cada vez mais é notória a necessidade de um ensino transdisciplinar em que envolve uma colaboração entre disciplinas diferentes de uma mesma ciência. É neste contexto que o presente artigo enfoca, através do estudo de caso de partículas de diamante sintético, a integração entre as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Materiais e Processos com o auxílio de sistemas CAD. Através desta integração e o ensino transdisciplinar é possível fazer a correlação entre estes conhecimentos que envolvem a modelagem tridimensional, projeções de objetos e análise da forma geométrica. Os modelos gerados representam um recurso inovador para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas que envolvem o projeto, pois proporciona um contato efetivo entre o aprendiz e o objeto de estudo através da experiência da manufatura e da experiência tridimensional concreta. |
id |
UFRGS-2_69b4d4c453c919255ae8f75d5a96cb0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140513 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Mariana Pohlmann deRossi, Wagner SoaresBrendler, Clariana FischerTeixeira, Fabio GoncalvesKindlein Junior, Wilson2016-05-07T02:09:51Z20151414-3895http://hdl.handle.net/10183/140513000985702Os sistemas educacionais vêm sofrendo transformações com o intuito de adaptar os currículos para desenvolver capacidades que são requisitos dos profissionais dos cursos que possuem disciplinas de projeto. Também cada vez mais é notória a necessidade de um ensino transdisciplinar em que envolve uma colaboração entre disciplinas diferentes de uma mesma ciência. É neste contexto que o presente artigo enfoca, através do estudo de caso de partículas de diamante sintético, a integração entre as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Materiais e Processos com o auxílio de sistemas CAD. Através desta integração e o ensino transdisciplinar é possível fazer a correlação entre estes conhecimentos que envolvem a modelagem tridimensional, projeções de objetos e análise da forma geométrica. Os modelos gerados representam um recurso inovador para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas que envolvem o projeto, pois proporciona um contato efetivo entre o aprendiz e o objeto de estudo através da experiência da manufatura e da experiência tridimensional concreta.Education systems are undergoing transformations in order to adapt their curriculum to develop skills that are required of professional from courses that have design disciplines. Also increasingly evident is the need for a transdisciplinary teaching that involves collaboration among different disciplines of the same science. In this context, this article focuses, by the case study of synthetic diamond particles, on the integration among Descriptive Geometry, Technical Drawing, Materials and Processes disciplines with the aid of CAD systems. Through this integration and a transdisciplinary teaching it is possible to correlate the knowledge that involves three-dimensional modeling, projection of objects and analysis of the geometric shape. The generated models represent an innovative feature for the process of teaching and learning in the disciplines that involve the design as it provides an effective contact between the student and the object of study through, the manufacturing experience and the concrete three-dimensional experience.application/pdfporEducação gráfica. Bauru, SP. Vol. 19, n. 3 (2015), p. 67-86Geometria descritivaDesenho técnicoMateriaisModelagem tridimensionalTransdisciplinaridadeTransdisciplinaryDescriptive geometryTechnical drawing3D modelingMicroparticlesTransdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinasTransdisciplinarity and integration of content of descriptive geometry, technical drawing and modeling in the representation of crystal microparticles info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985702.pdf000985702.pdfTexto completoapplication/pdf1421243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/1/000985702.pdf02ca90aaf75d593bca50d04dbeadcb47MD51TEXT000985702.pdf.txt000985702.pdf.txtExtracted Texttext/plain51873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/2/000985702.pdf.txt0464ea426b1015a4409f6074ebed8877MD52THUMBNAIL000985702.pdf.jpg000985702.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/3/000985702.pdf.jpgb07c77ee2f2368aa596dba0a5acf9acbMD5310183/1405132018-10-25 09:33:20.814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140513Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:33:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Transdisciplinarity and integration of content of descriptive geometry, technical drawing and modeling in the representation of crystal microparticles |
title |
Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas |
spellingShingle |
Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas Oliveira, Mariana Pohlmann de Geometria descritiva Desenho técnico Materiais Modelagem tridimensional Transdisciplinaridade Transdisciplinary Descriptive geometry Technical drawing 3D modeling Microparticles |
title_short |
Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas |
title_full |
Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas |
title_fullStr |
Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas |
title_full_unstemmed |
Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas |
title_sort |
Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas |
author |
Oliveira, Mariana Pohlmann de |
author_facet |
Oliveira, Mariana Pohlmann de Rossi, Wagner Soares Brendler, Clariana Fischer Teixeira, Fabio Goncalves Kindlein Junior, Wilson |
author_role |
author |
author2 |
Rossi, Wagner Soares Brendler, Clariana Fischer Teixeira, Fabio Goncalves Kindlein Junior, Wilson |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mariana Pohlmann de Rossi, Wagner Soares Brendler, Clariana Fischer Teixeira, Fabio Goncalves Kindlein Junior, Wilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria descritiva Desenho técnico Materiais Modelagem tridimensional Transdisciplinaridade |
topic |
Geometria descritiva Desenho técnico Materiais Modelagem tridimensional Transdisciplinaridade Transdisciplinary Descriptive geometry Technical drawing 3D modeling Microparticles |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Transdisciplinary Descriptive geometry Technical drawing 3D modeling Microparticles |
description |
Os sistemas educacionais vêm sofrendo transformações com o intuito de adaptar os currículos para desenvolver capacidades que são requisitos dos profissionais dos cursos que possuem disciplinas de projeto. Também cada vez mais é notória a necessidade de um ensino transdisciplinar em que envolve uma colaboração entre disciplinas diferentes de uma mesma ciência. É neste contexto que o presente artigo enfoca, através do estudo de caso de partículas de diamante sintético, a integração entre as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Materiais e Processos com o auxílio de sistemas CAD. Através desta integração e o ensino transdisciplinar é possível fazer a correlação entre estes conhecimentos que envolvem a modelagem tridimensional, projeções de objetos e análise da forma geométrica. Os modelos gerados representam um recurso inovador para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas que envolvem o projeto, pois proporciona um contato efetivo entre o aprendiz e o objeto de estudo através da experiência da manufatura e da experiência tridimensional concreta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-07T02:09:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140513 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985702 |
identifier_str_mv |
1414-3895 000985702 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. Bauru, SP. Vol. 19, n. 3 (2015), p. 67-86 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/1/000985702.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/2/000985702.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/3/000985702.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02ca90aaf75d593bca50d04dbeadcb47 0464ea426b1015a4409f6074ebed8877 b07c77ee2f2368aa596dba0a5acf9acb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224898316599296 |