Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Pohlmann de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rossi, Wagner Soares, Brendler, Clariana Fischer, Teixeira, Fabio Goncalves, Kindlein Junior, Wilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140513
Resumo: Os sistemas educacionais vêm sofrendo transformações com o intuito de adaptar os currículos para desenvolver capacidades que são requisitos dos profissionais dos cursos que possuem disciplinas de projeto. Também cada vez mais é notória a necessidade de um ensino transdisciplinar em que envolve uma colaboração entre disciplinas diferentes de uma mesma ciência. É neste contexto que o presente artigo enfoca, através do estudo de caso de partículas de diamante sintético, a integração entre as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Materiais e Processos com o auxílio de sistemas CAD. Através desta integração e o ensino transdisciplinar é possível fazer a correlação entre estes conhecimentos que envolvem a modelagem tridimensional, projeções de objetos e análise da forma geométrica. Os modelos gerados representam um recurso inovador para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas que envolvem o projeto, pois proporciona um contato efetivo entre o aprendiz e o objeto de estudo através da experiência da manufatura e da experiência tridimensional concreta.
id UFRGS-2_69b4d4c453c919255ae8f75d5a96cb0b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140513
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Mariana Pohlmann deRossi, Wagner SoaresBrendler, Clariana FischerTeixeira, Fabio GoncalvesKindlein Junior, Wilson2016-05-07T02:09:51Z20151414-3895http://hdl.handle.net/10183/140513000985702Os sistemas educacionais vêm sofrendo transformações com o intuito de adaptar os currículos para desenvolver capacidades que são requisitos dos profissionais dos cursos que possuem disciplinas de projeto. Também cada vez mais é notória a necessidade de um ensino transdisciplinar em que envolve uma colaboração entre disciplinas diferentes de uma mesma ciência. É neste contexto que o presente artigo enfoca, através do estudo de caso de partículas de diamante sintético, a integração entre as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Materiais e Processos com o auxílio de sistemas CAD. Através desta integração e o ensino transdisciplinar é possível fazer a correlação entre estes conhecimentos que envolvem a modelagem tridimensional, projeções de objetos e análise da forma geométrica. Os modelos gerados representam um recurso inovador para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas que envolvem o projeto, pois proporciona um contato efetivo entre o aprendiz e o objeto de estudo através da experiência da manufatura e da experiência tridimensional concreta.Education systems are undergoing transformations in order to adapt their curriculum to develop skills that are required of professional from courses that have design disciplines. Also increasingly evident is the need for a transdisciplinary teaching that involves collaboration among different disciplines of the same science. In this context, this article focuses, by the case study of synthetic diamond particles, on the integration among Descriptive Geometry, Technical Drawing, Materials and Processes disciplines with the aid of CAD systems. Through this integration and a transdisciplinary teaching it is possible to correlate the knowledge that involves three-dimensional modeling, projection of objects and analysis of the geometric shape. The generated models represent an innovative feature for the process of teaching and learning in the disciplines that involve the design as it provides an effective contact between the student and the object of study through, the manufacturing experience and the concrete three-dimensional experience.application/pdfporEducação gráfica. Bauru, SP. Vol. 19, n. 3 (2015), p. 67-86Geometria descritivaDesenho técnicoMateriaisModelagem tridimensionalTransdisciplinaridadeTransdisciplinaryDescriptive geometryTechnical drawing3D modelingMicroparticlesTransdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinasTransdisciplinarity and integration of content of descriptive geometry, technical drawing and modeling in the representation of crystal microparticles info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985702.pdf000985702.pdfTexto completoapplication/pdf1421243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/1/000985702.pdf02ca90aaf75d593bca50d04dbeadcb47MD51TEXT000985702.pdf.txt000985702.pdf.txtExtracted Texttext/plain51873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/2/000985702.pdf.txt0464ea426b1015a4409f6074ebed8877MD52THUMBNAIL000985702.pdf.jpg000985702.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/3/000985702.pdf.jpgb07c77ee2f2368aa596dba0a5acf9acbMD5310183/1405132018-10-25 09:33:20.814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140513Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:33:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Transdisciplinarity and integration of content of descriptive geometry, technical drawing and modeling in the representation of crystal microparticles
title Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas
spellingShingle Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas
Oliveira, Mariana Pohlmann de
Geometria descritiva
Desenho técnico
Materiais
Modelagem tridimensional
Transdisciplinaridade
Transdisciplinary
Descriptive geometry
Technical drawing
3D modeling
Microparticles
title_short Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas
title_full Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas
title_fullStr Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas
title_full_unstemmed Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas
title_sort Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas
author Oliveira, Mariana Pohlmann de
author_facet Oliveira, Mariana Pohlmann de
Rossi, Wagner Soares
Brendler, Clariana Fischer
Teixeira, Fabio Goncalves
Kindlein Junior, Wilson
author_role author
author2 Rossi, Wagner Soares
Brendler, Clariana Fischer
Teixeira, Fabio Goncalves
Kindlein Junior, Wilson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana Pohlmann de
Rossi, Wagner Soares
Brendler, Clariana Fischer
Teixeira, Fabio Goncalves
Kindlein Junior, Wilson
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria descritiva
Desenho técnico
Materiais
Modelagem tridimensional
Transdisciplinaridade
topic Geometria descritiva
Desenho técnico
Materiais
Modelagem tridimensional
Transdisciplinaridade
Transdisciplinary
Descriptive geometry
Technical drawing
3D modeling
Microparticles
dc.subject.eng.fl_str_mv Transdisciplinary
Descriptive geometry
Technical drawing
3D modeling
Microparticles
description Os sistemas educacionais vêm sofrendo transformações com o intuito de adaptar os currículos para desenvolver capacidades que são requisitos dos profissionais dos cursos que possuem disciplinas de projeto. Também cada vez mais é notória a necessidade de um ensino transdisciplinar em que envolve uma colaboração entre disciplinas diferentes de uma mesma ciência. É neste contexto que o presente artigo enfoca, através do estudo de caso de partículas de diamante sintético, a integração entre as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Materiais e Processos com o auxílio de sistemas CAD. Através desta integração e o ensino transdisciplinar é possível fazer a correlação entre estes conhecimentos que envolvem a modelagem tridimensional, projeções de objetos e análise da forma geométrica. Os modelos gerados representam um recurso inovador para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas que envolvem o projeto, pois proporciona um contato efetivo entre o aprendiz e o objeto de estudo através da experiência da manufatura e da experiência tridimensional concreta.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-07T02:09:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140513
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985702
identifier_str_mv 1414-3895
000985702
url http://hdl.handle.net/10183/140513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. Bauru, SP. Vol. 19, n. 3 (2015), p. 67-86
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/1/000985702.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/2/000985702.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140513/3/000985702.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 02ca90aaf75d593bca50d04dbeadcb47
0464ea426b1015a4409f6074ebed8877
b07c77ee2f2368aa596dba0a5acf9acb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224898316599296