Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238839 |
Resumo: | Introdução: A análise da percepção dos serviços fonoaudiológicos é essencial para o planejamento e a coordenação das atividades desenvolvidas, pois contribui para a melhoria no cuidado voltado aos usuários, assim como ao desenvolvimento de uma prática fonoaudiológica mais humanizada e acolhedora. Objetivo: Revisar a produção científica brasileira sobre o tema "estudos de satisfação na área da fonoaudiologia", publicada entre 2000 e 2020. Método: O estudo revisou a produção científica brasileira contida nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Catálogo de teses e dissertações da Capes/CNPq e Catálogo de teses e dissertações da UFRGS publicadas no período 2000-2020. Resultado: Doze estudos compõem esta revisão e são referentes às áreas de audiologia, linguagem, motricidade orofacial, fonoaudiologia educacional, voz, disfagia, saúde coletiva e fluência, com publicação entre os anos de 2007 e 2020. Os estudos, de modo geral, avaliaram a satisfação dos usuários em relação ao atendimento em clínicas ou unidades de saúde de forma multidisciplinar ou generalista. Conclusão: A avaliação do serviço de fonoaudiologia foi considerada, de modo geral, satisfatória, sendo que nos estudos que utilizaram escalas para avaliação os resultados variaram entre regular e excelente. |
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Gheno, LucimaraBordin, Ronaldo2022-05-24T04:42:54Z2021http://hdl.handle.net/10183/238839001140956Introdução: A análise da percepção dos serviços fonoaudiológicos é essencial para o planejamento e a coordenação das atividades desenvolvidas, pois contribui para a melhoria no cuidado voltado aos usuários, assim como ao desenvolvimento de uma prática fonoaudiológica mais humanizada e acolhedora. Objetivo: Revisar a produção científica brasileira sobre o tema "estudos de satisfação na área da fonoaudiologia", publicada entre 2000 e 2020. Método: O estudo revisou a produção científica brasileira contida nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Catálogo de teses e dissertações da Capes/CNPq e Catálogo de teses e dissertações da UFRGS publicadas no período 2000-2020. Resultado: Doze estudos compõem esta revisão e são referentes às áreas de audiologia, linguagem, motricidade orofacial, fonoaudiologia educacional, voz, disfagia, saúde coletiva e fluência, com publicação entre os anos de 2007 e 2020. Os estudos, de modo geral, avaliaram a satisfação dos usuários em relação ao atendimento em clínicas ou unidades de saúde de forma multidisciplinar ou generalista. Conclusão: A avaliação do serviço de fonoaudiologia foi considerada, de modo geral, satisfatória, sendo que nos estudos que utilizaram escalas para avaliação os resultados variaram entre regular e excelente.Introduction: The analysis of the perception of speech therapy services is essential for planning and coordinating the activities developed, as it contributes to the improvement of care directed towards the users, as well as to the development of a more humanized and welcoming speech therapy practice. Purpose: Review the brazilian scientific production on the topic "satisfaction studies in the field of speech therapy", published between 2000 and 2020. Methods: The study reviewed the Brazilian scientific production contained in the databases of the Virtual Health Library, Capes/CNPq Theses and Dissertations Catalog and UFRGS Theses and Dissertations Catalog published in the period 2000-2020. Results: Twelve studies make up this review and refer to the areas of audiology, language, orofacial motricity, educational speech therapy, voice, dysphagia, public health and fluency, published between 2007 and 2020. The studies, in general, assessed user satisfaction in relation to care in clinics or health units in a multidisciplinary or generalist way. Conclusion: The evaluation of the speech therapy service was considered, in general, satisfactory, and in the studies that used scales for evaluation, the results varied between regular and excellent.application/pdfporFonoaudiologiaSatisfação do pacienteRevisão sistemáticaGestão em saúdeHealth managementLanguage and hearing sciencesPatient satisfactionQuality assuranceHealth careEstudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Gestão em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140956.pdf.txt001140956.pdf.txtExtracted Texttext/plain59200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238839/2/001140956.pdf.txt405960db2bf3de22efc960d1868145a2MD52ORIGINAL001140956.pdfTexto completoapplication/pdf404088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238839/1/001140956.pdf8d63829d89f7d92be58e6963b46f5181MD5110183/2388392022-05-24 04:58:31.218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:58:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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