Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gheno, Lucimara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238839
Resumo: Introdução: A análise da percepção dos serviços fonoaudiológicos é essencial para o planejamento e a coordenação das atividades desenvolvidas, pois contribui para a melhoria no cuidado voltado aos usuários, assim como ao desenvolvimento de uma prática fonoaudiológica mais humanizada e acolhedora. Objetivo: Revisar a produção científica brasileira sobre o tema "estudos de satisfação na área da fonoaudiologia", publicada entre 2000 e 2020. Método: O estudo revisou a produção científica brasileira contida nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Catálogo de teses e dissertações da Capes/CNPq e Catálogo de teses e dissertações da UFRGS publicadas no período 2000-2020. Resultado: Doze estudos compõem esta revisão e são referentes às áreas de audiologia, linguagem, motricidade orofacial, fonoaudiologia educacional, voz, disfagia, saúde coletiva e fluência, com publicação entre os anos de 2007 e 2020. Os estudos, de modo geral, avaliaram a satisfação dos usuários em relação ao atendimento em clínicas ou unidades de saúde de forma multidisciplinar ou generalista. Conclusão: A avaliação do serviço de fonoaudiologia foi considerada, de modo geral, satisfatória, sendo que nos estudos que utilizaram escalas para avaliação os resultados variaram entre regular e excelente.
id UFRGS-2_ae78945c226a35cf422957e0c10fa64c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gheno, LucimaraBordin, Ronaldo2022-05-24T04:42:54Z2021http://hdl.handle.net/10183/238839001140956Introdução: A análise da percepção dos serviços fonoaudiológicos é essencial para o planejamento e a coordenação das atividades desenvolvidas, pois contribui para a melhoria no cuidado voltado aos usuários, assim como ao desenvolvimento de uma prática fonoaudiológica mais humanizada e acolhedora. Objetivo: Revisar a produção científica brasileira sobre o tema "estudos de satisfação na área da fonoaudiologia", publicada entre 2000 e 2020. Método: O estudo revisou a produção científica brasileira contida nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Catálogo de teses e dissertações da Capes/CNPq e Catálogo de teses e dissertações da UFRGS publicadas no período 2000-2020. Resultado: Doze estudos compõem esta revisão e são referentes às áreas de audiologia, linguagem, motricidade orofacial, fonoaudiologia educacional, voz, disfagia, saúde coletiva e fluência, com publicação entre os anos de 2007 e 2020. Os estudos, de modo geral, avaliaram a satisfação dos usuários em relação ao atendimento em clínicas ou unidades de saúde de forma multidisciplinar ou generalista. Conclusão: A avaliação do serviço de fonoaudiologia foi considerada, de modo geral, satisfatória, sendo que nos estudos que utilizaram escalas para avaliação os resultados variaram entre regular e excelente.Introduction: The analysis of the perception of speech therapy services is essential for planning and coordinating the activities developed, as it contributes to the improvement of care directed towards the users, as well as to the development of a more humanized and welcoming speech therapy practice. Purpose: Review the brazilian scientific production on the topic "satisfaction studies in the field of speech therapy", published between 2000 and 2020. Methods: The study reviewed the Brazilian scientific production contained in the databases of the Virtual Health Library, Capes/CNPq Theses and Dissertations Catalog and UFRGS Theses and Dissertations Catalog published in the period 2000-2020. Results: Twelve studies make up this review and refer to the areas of audiology, language, orofacial motricity, educational speech therapy, voice, dysphagia, public health and fluency, published between 2007 and 2020. The studies, in general, assessed user satisfaction in relation to care in clinics or health units in a multidisciplinary or generalist way. Conclusion: The evaluation of the speech therapy service was considered, in general, satisfactory, and in the studies that used scales for evaluation, the results varied between regular and excellent.application/pdfporFonoaudiologiaSatisfação do pacienteRevisão sistemáticaGestão em saúdeHealth managementLanguage and hearing sciencesPatient satisfactionQuality assuranceHealth careEstudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Gestão em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140956.pdf.txt001140956.pdf.txtExtracted Texttext/plain59200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238839/2/001140956.pdf.txt405960db2bf3de22efc960d1868145a2MD52ORIGINAL001140956.pdfTexto completoapplication/pdf404088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238839/1/001140956.pdf8d63829d89f7d92be58e6963b46f5181MD5110183/2388392022-05-24 04:58:31.218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:58:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020
title Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020
spellingShingle Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020
Gheno, Lucimara
Fonoaudiologia
Satisfação do paciente
Revisão sistemática
Gestão em saúde
Health management
Language and hearing sciences
Patient satisfaction
Quality assurance
Health care
title_short Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020
title_full Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020
title_fullStr Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020
title_full_unstemmed Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020
title_sort Estudos de satisfação na área da fonoaudiologia : uma revisão, 2000-2020
author Gheno, Lucimara
author_facet Gheno, Lucimara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gheno, Lucimara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bordin, Ronaldo
contributor_str_mv Bordin, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Satisfação do paciente
Revisão sistemática
Gestão em saúde
topic Fonoaudiologia
Satisfação do paciente
Revisão sistemática
Gestão em saúde
Health management
Language and hearing sciences
Patient satisfaction
Quality assurance
Health care
dc.subject.eng.fl_str_mv Health management
Language and hearing sciences
Patient satisfaction
Quality assurance
Health care
description Introdução: A análise da percepção dos serviços fonoaudiológicos é essencial para o planejamento e a coordenação das atividades desenvolvidas, pois contribui para a melhoria no cuidado voltado aos usuários, assim como ao desenvolvimento de uma prática fonoaudiológica mais humanizada e acolhedora. Objetivo: Revisar a produção científica brasileira sobre o tema "estudos de satisfação na área da fonoaudiologia", publicada entre 2000 e 2020. Método: O estudo revisou a produção científica brasileira contida nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Catálogo de teses e dissertações da Capes/CNPq e Catálogo de teses e dissertações da UFRGS publicadas no período 2000-2020. Resultado: Doze estudos compõem esta revisão e são referentes às áreas de audiologia, linguagem, motricidade orofacial, fonoaudiologia educacional, voz, disfagia, saúde coletiva e fluência, com publicação entre os anos de 2007 e 2020. Os estudos, de modo geral, avaliaram a satisfação dos usuários em relação ao atendimento em clínicas ou unidades de saúde de forma multidisciplinar ou generalista. Conclusão: A avaliação do serviço de fonoaudiologia foi considerada, de modo geral, satisfatória, sendo que nos estudos que utilizaram escalas para avaliação os resultados variaram entre regular e excelente.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-24T04:42:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238839
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140956
url http://hdl.handle.net/10183/238839
identifier_str_mv 001140956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238839/2/001140956.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238839/1/001140956.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 405960db2bf3de22efc960d1868145a2
8d63829d89f7d92be58e6963b46f5181
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447309266190336