Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/135025 |
Resumo: | Aborda a Educação Patrimonial e sua aplicação no contexto escolar com o objetivo de analisar se, e como, as escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegre trabalham essa temática com seus alunos. Para fundamentação do trabalho é utilizado como referência o projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, para exemplificar uma ação desenvolvida para o público escolar em Porto Alegre. O presente trabalho foi elaborado mediante pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionário às escolas e realização de entrevista com a responsável pelo projeto do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. São descritas outras abordagens de ações realizadas em outros Estados do Brasil. Por meio disso foi possível obter diferentes exemplos de como trabalhar com a Educação Patrimonial no contexto escolar com foco na documentação arquivística. Entretanto, constatou-se que o hábito de trabalhar a temática precisa ser adotado de maneira integral no contexto escolar. O tema requer aprofundamento e envolvimento das escolas para o desempenho de ações que aperfeiçoarão o contexto cultural de nossos alunos e irão desenvolver cidadãos mais conscientes da importância de conhecer o patrimônio e preservá-lo. |
id |
UFRGS-2_aeaaa93c1e04b1618f741e0db17020ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135025 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Karine MartinsBertotti, Valéria Raquel2016-04-07T02:26:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/135025000987815Aborda a Educação Patrimonial e sua aplicação no contexto escolar com o objetivo de analisar se, e como, as escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegre trabalham essa temática com seus alunos. Para fundamentação do trabalho é utilizado como referência o projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, para exemplificar uma ação desenvolvida para o público escolar em Porto Alegre. O presente trabalho foi elaborado mediante pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionário às escolas e realização de entrevista com a responsável pelo projeto do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. São descritas outras abordagens de ações realizadas em outros Estados do Brasil. Por meio disso foi possível obter diferentes exemplos de como trabalhar com a Educação Patrimonial no contexto escolar com foco na documentação arquivística. Entretanto, constatou-se que o hábito de trabalhar a temática precisa ser adotado de maneira integral no contexto escolar. O tema requer aprofundamento e envolvimento das escolas para o desempenho de ações que aperfeiçoarão o contexto cultural de nossos alunos e irão desenvolver cidadãos mais conscientes da importância de conhecer o patrimônio e preservá-lo.It addresses the Heritage Education and its application in the school context in order to examine whether, and how, the state high schools of Porto Alegre work this issue with their students. For work reasons is used as the reference Heritage Education project of the State Public Archives of Rio Grande do Sul, as exemplary of a Heritage Education program developed for the public school in Porto Alegre. This work has been prepared by research qualitative and quantitative nature through the application of questionnaires to schools and conducting an interview with the responsible for the Public Archives of the project the State of Rio Grande do Sul. Are described other approaches to actions taken in other states of Brazil. Thereby it was possible to get different examples of working with Heritage Education in the school context with a focus on archival documentation. However, it was found that the habit of working with Heritage Education must be adopted in a comprehensive manner in the school context. The theme requires further development and involvement of schools to carry out actions that will enhance the cultural context of our students and will develop more aware citizens of the importance of knowing the heritage and preserve it.application/pdfporEducação patrimonialEscolaHeritage educationArchiveHeritageEducação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Arquivologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987815.pdf000987815.pdfTexto completoapplication/pdf763299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/1/000987815.pdfe370c7f2f17856e96fb1ac6ec422a5f5MD51TEXT000987815.pdf.txt000987815.pdf.txtExtracted Texttext/plain74421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/2/000987815.pdf.txt6eea1a0cf6e7604abcfc2233b4be56e5MD52THUMBNAIL000987815.pdf.jpg000987815.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/3/000987815.pdf.jpgbbc771e49bc67570a05359d68f6cf1e3MD5310183/1350252018-10-10 08:40:33.536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135025Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:40:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos |
title |
Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos |
spellingShingle |
Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos Leite, Karine Martins Educação patrimonial Escola Heritage education Archive Heritage |
title_short |
Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos |
title_full |
Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos |
title_fullStr |
Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos |
title_full_unstemmed |
Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos |
title_sort |
Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos |
author |
Leite, Karine Martins |
author_facet |
Leite, Karine Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Karine Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bertotti, Valéria Raquel |
contributor_str_mv |
Bertotti, Valéria Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação patrimonial Escola |
topic |
Educação patrimonial Escola Heritage education Archive Heritage |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Heritage education Archive Heritage |
description |
Aborda a Educação Patrimonial e sua aplicação no contexto escolar com o objetivo de analisar se, e como, as escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegre trabalham essa temática com seus alunos. Para fundamentação do trabalho é utilizado como referência o projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, para exemplificar uma ação desenvolvida para o público escolar em Porto Alegre. O presente trabalho foi elaborado mediante pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionário às escolas e realização de entrevista com a responsável pelo projeto do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. São descritas outras abordagens de ações realizadas em outros Estados do Brasil. Por meio disso foi possível obter diferentes exemplos de como trabalhar com a Educação Patrimonial no contexto escolar com foco na documentação arquivística. Entretanto, constatou-se que o hábito de trabalhar a temática precisa ser adotado de maneira integral no contexto escolar. O tema requer aprofundamento e envolvimento das escolas para o desempenho de ações que aperfeiçoarão o contexto cultural de nossos alunos e irão desenvolver cidadãos mais conscientes da importância de conhecer o patrimônio e preservá-lo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-07T02:26:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/135025 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987815 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/135025 |
identifier_str_mv |
000987815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/1/000987815.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/2/000987815.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/3/000987815.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e370c7f2f17856e96fb1ac6ec422a5f5 6eea1a0cf6e7604abcfc2233b4be56e5 bbc771e49bc67570a05359d68f6cf1e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447166895783936 |