Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Karine Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135025
Resumo: Aborda a Educação Patrimonial e sua aplicação no contexto escolar com o objetivo de analisar se, e como, as escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegre trabalham essa temática com seus alunos. Para fundamentação do trabalho é utilizado como referência o projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, para exemplificar uma ação desenvolvida para o público escolar em Porto Alegre. O presente trabalho foi elaborado mediante pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionário às escolas e realização de entrevista com a responsável pelo projeto do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. São descritas outras abordagens de ações realizadas em outros Estados do Brasil. Por meio disso foi possível obter diferentes exemplos de como trabalhar com a Educação Patrimonial no contexto escolar com foco na documentação arquivística. Entretanto, constatou-se que o hábito de trabalhar a temática precisa ser adotado de maneira integral no contexto escolar. O tema requer aprofundamento e envolvimento das escolas para o desempenho de ações que aperfeiçoarão o contexto cultural de nossos alunos e irão desenvolver cidadãos mais conscientes da importância de conhecer o patrimônio e preservá-lo.
id UFRGS-2_aeaaa93c1e04b1618f741e0db17020ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135025
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Karine MartinsBertotti, Valéria Raquel2016-04-07T02:26:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/135025000987815Aborda a Educação Patrimonial e sua aplicação no contexto escolar com o objetivo de analisar se, e como, as escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegre trabalham essa temática com seus alunos. Para fundamentação do trabalho é utilizado como referência o projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, para exemplificar uma ação desenvolvida para o público escolar em Porto Alegre. O presente trabalho foi elaborado mediante pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionário às escolas e realização de entrevista com a responsável pelo projeto do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. São descritas outras abordagens de ações realizadas em outros Estados do Brasil. Por meio disso foi possível obter diferentes exemplos de como trabalhar com a Educação Patrimonial no contexto escolar com foco na documentação arquivística. Entretanto, constatou-se que o hábito de trabalhar a temática precisa ser adotado de maneira integral no contexto escolar. O tema requer aprofundamento e envolvimento das escolas para o desempenho de ações que aperfeiçoarão o contexto cultural de nossos alunos e irão desenvolver cidadãos mais conscientes da importância de conhecer o patrimônio e preservá-lo.It addresses the Heritage Education and its application in the school context in order to examine whether, and how, the state high schools of Porto Alegre work this issue with their students. For work reasons is used as the reference Heritage Education project of the State Public Archives of Rio Grande do Sul, as exemplary of a Heritage Education program developed for the public school in Porto Alegre. This work has been prepared by research qualitative and quantitative nature through the application of questionnaires to schools and conducting an interview with the responsible for the Public Archives of the project the State of Rio Grande do Sul. Are described other approaches to actions taken in other states of Brazil. Thereby it was possible to get different examples of working with Heritage Education in the school context with a focus on archival documentation. However, it was found that the habit of working with Heritage Education must be adopted in a comprehensive manner in the school context. The theme requires further development and involvement of schools to carry out actions that will enhance the cultural context of our students and will develop more aware citizens of the importance of knowing the heritage and preserve it.application/pdfporEducação patrimonialEscolaHeritage educationArchiveHeritageEducação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Arquivologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987815.pdf000987815.pdfTexto completoapplication/pdf763299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/1/000987815.pdfe370c7f2f17856e96fb1ac6ec422a5f5MD51TEXT000987815.pdf.txt000987815.pdf.txtExtracted Texttext/plain74421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/2/000987815.pdf.txt6eea1a0cf6e7604abcfc2233b4be56e5MD52THUMBNAIL000987815.pdf.jpg000987815.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/3/000987815.pdf.jpgbbc771e49bc67570a05359d68f6cf1e3MD5310183/1350252018-10-10 08:40:33.536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135025Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:40:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos
title Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos
spellingShingle Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos
Leite, Karine Martins
Educação patrimonial
Escola
Heritage education
Archive
Heritage
title_short Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos
title_full Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos
title_fullStr Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos
title_full_unstemmed Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos
title_sort Educação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticos
author Leite, Karine Martins
author_facet Leite, Karine Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Karine Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bertotti, Valéria Raquel
contributor_str_mv Bertotti, Valéria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Escola
topic Educação patrimonial
Escola
Heritage education
Archive
Heritage
dc.subject.eng.fl_str_mv Heritage education
Archive
Heritage
description Aborda a Educação Patrimonial e sua aplicação no contexto escolar com o objetivo de analisar se, e como, as escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegre trabalham essa temática com seus alunos. Para fundamentação do trabalho é utilizado como referência o projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, para exemplificar uma ação desenvolvida para o público escolar em Porto Alegre. O presente trabalho foi elaborado mediante pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionário às escolas e realização de entrevista com a responsável pelo projeto do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. São descritas outras abordagens de ações realizadas em outros Estados do Brasil. Por meio disso foi possível obter diferentes exemplos de como trabalhar com a Educação Patrimonial no contexto escolar com foco na documentação arquivística. Entretanto, constatou-se que o hábito de trabalhar a temática precisa ser adotado de maneira integral no contexto escolar. O tema requer aprofundamento e envolvimento das escolas para o desempenho de ações que aperfeiçoarão o contexto cultural de nossos alunos e irão desenvolver cidadãos mais conscientes da importância de conhecer o patrimônio e preservá-lo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-07T02:26:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135025
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987815
url http://hdl.handle.net/10183/135025
identifier_str_mv 000987815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/1/000987815.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/2/000987815.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135025/3/000987815.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e370c7f2f17856e96fb1ac6ec422a5f5
6eea1a0cf6e7604abcfc2233b4be56e5
bbc771e49bc67570a05359d68f6cf1e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447166895783936