Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Manuella Mattos dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170293
Resumo: O artigo analisa o movimento de ocupação escolar a partir dos espaços virtuais. No período de maio a junho de 2016 foram ocupadas 41 escolas estaduais em Porto Alegre. O movimento é uma maneira de resistir ao sucateamento e desvalorização da educação pública por parte do Estado. Os estudantes se organizam em coletivos nas ocupações e buscam apoio na sociedade, sendo que 40 das escolas utilizaram o Facebook como ferramenta de comunicação, nas quais divulgam e informam suas atividades. Para dimensionar o uso das redes neste movimento são coletados os dados das páginas virtuais destas ocupações. As publicações apresentam uma variedade de informações, com suas respectivas quantias de “curtidas” e compartilhamentos de acordo com o número de publicações. Os espaços virtuais possuem um caráter multiplicador, capaz de propagar as informações aos frequentadores destas redes, de maneira rápida e direta. Essas formas de comunicação possibilitam relações que valorizam as diferentes manifestações de saberes. A inteligência coletiva existente nestes espaços reinventam as relações e as formas de aprendizagem. Nestas páginas os estudantes atuam de acordo com suas próprias demandas, construindo relações horizontais com a comunidade virtual, que por meio de compartilhamentos e interações, colaboram com a manutenção das ocupações. As trocas de conhecimento são mantidas pelas relações de apoio bilateral, mútuo. Uma vez estabelecidas, estas relações alteram os territórios conhecidos, ultrapassando barreiras e limites geográficos.
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