Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Manuella Mattos dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170293
Resumo: O artigo analisa o movimento de ocupação escolar a partir dos espaços virtuais. No período de maio a junho de 2016 foram ocupadas 41 escolas estaduais em Porto Alegre. O movimento é uma maneira de resistir ao sucateamento e desvalorização da educação pública por parte do Estado. Os estudantes se organizam em coletivos nas ocupações e buscam apoio na sociedade, sendo que 40 das escolas utilizaram o Facebook como ferramenta de comunicação, nas quais divulgam e informam suas atividades. Para dimensionar o uso das redes neste movimento são coletados os dados das páginas virtuais destas ocupações. As publicações apresentam uma variedade de informações, com suas respectivas quantias de “curtidas” e compartilhamentos de acordo com o número de publicações. Os espaços virtuais possuem um caráter multiplicador, capaz de propagar as informações aos frequentadores destas redes, de maneira rápida e direta. Essas formas de comunicação possibilitam relações que valorizam as diferentes manifestações de saberes. A inteligência coletiva existente nestes espaços reinventam as relações e as formas de aprendizagem. Nestas páginas os estudantes atuam de acordo com suas próprias demandas, construindo relações horizontais com a comunidade virtual, que por meio de compartilhamentos e interações, colaboram com a manutenção das ocupações. As trocas de conhecimento são mantidas pelas relações de apoio bilateral, mútuo. Uma vez estabelecidas, estas relações alteram os territórios conhecidos, ultrapassando barreiras e limites geográficos.
id UFRGS-2_aec7232c2eed01ef6f3f7148d1eabdd9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170293
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Manuella Mattos dosCosta, Luciano Bedin da2017-11-14T02:32:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/170293001027560O artigo analisa o movimento de ocupação escolar a partir dos espaços virtuais. No período de maio a junho de 2016 foram ocupadas 41 escolas estaduais em Porto Alegre. O movimento é uma maneira de resistir ao sucateamento e desvalorização da educação pública por parte do Estado. Os estudantes se organizam em coletivos nas ocupações e buscam apoio na sociedade, sendo que 40 das escolas utilizaram o Facebook como ferramenta de comunicação, nas quais divulgam e informam suas atividades. Para dimensionar o uso das redes neste movimento são coletados os dados das páginas virtuais destas ocupações. As publicações apresentam uma variedade de informações, com suas respectivas quantias de “curtidas” e compartilhamentos de acordo com o número de publicações. Os espaços virtuais possuem um caráter multiplicador, capaz de propagar as informações aos frequentadores destas redes, de maneira rápida e direta. Essas formas de comunicação possibilitam relações que valorizam as diferentes manifestações de saberes. A inteligência coletiva existente nestes espaços reinventam as relações e as formas de aprendizagem. Nestas páginas os estudantes atuam de acordo com suas próprias demandas, construindo relações horizontais com a comunidade virtual, que por meio de compartilhamentos e interações, colaboram com a manutenção das ocupações. As trocas de conhecimento são mantidas pelas relações de apoio bilateral, mútuo. Uma vez estabelecidas, estas relações alteram os territórios conhecidos, ultrapassando barreiras e limites geográficos.application/pdfporCiberespaçoOcupação escolarOs espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027560.pdf001027560.pdfTexto completoapplication/pdf744296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170293/1/001027560.pdf59522012b3c9397d9db23ab7e42daf07MD51TEXT001027560.pdf.txt001027560.pdf.txtExtracted Texttext/plain64901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170293/2/001027560.pdf.txt57c5d9cec5c81804021130efb6a82a1bMD5210183/1702932017-11-15 02:31:30.42996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-11-15T04:31:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
title Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
spellingShingle Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
Santos, Manuella Mattos dos
Ciberespaço
Ocupação escolar
title_short Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
title_full Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
title_fullStr Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
title_full_unstemmed Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
title_sort Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
author Santos, Manuella Mattos dos
author_facet Santos, Manuella Mattos dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Manuella Mattos dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Luciano Bedin da
contributor_str_mv Costa, Luciano Bedin da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciberespaço
Ocupação escolar
topic Ciberespaço
Ocupação escolar
description O artigo analisa o movimento de ocupação escolar a partir dos espaços virtuais. No período de maio a junho de 2016 foram ocupadas 41 escolas estaduais em Porto Alegre. O movimento é uma maneira de resistir ao sucateamento e desvalorização da educação pública por parte do Estado. Os estudantes se organizam em coletivos nas ocupações e buscam apoio na sociedade, sendo que 40 das escolas utilizaram o Facebook como ferramenta de comunicação, nas quais divulgam e informam suas atividades. Para dimensionar o uso das redes neste movimento são coletados os dados das páginas virtuais destas ocupações. As publicações apresentam uma variedade de informações, com suas respectivas quantias de “curtidas” e compartilhamentos de acordo com o número de publicações. Os espaços virtuais possuem um caráter multiplicador, capaz de propagar as informações aos frequentadores destas redes, de maneira rápida e direta. Essas formas de comunicação possibilitam relações que valorizam as diferentes manifestações de saberes. A inteligência coletiva existente nestes espaços reinventam as relações e as formas de aprendizagem. Nestas páginas os estudantes atuam de acordo com suas próprias demandas, construindo relações horizontais com a comunidade virtual, que por meio de compartilhamentos e interações, colaboram com a manutenção das ocupações. As trocas de conhecimento são mantidas pelas relações de apoio bilateral, mútuo. Uma vez estabelecidas, estas relações alteram os territórios conhecidos, ultrapassando barreiras e limites geográficos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-14T02:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170293
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001027560
url http://hdl.handle.net/10183/170293
identifier_str_mv 001027560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170293/1/001027560.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170293/2/001027560.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 59522012b3c9397d9db23ab7e42daf07
57c5d9cec5c81804021130efb6a82a1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447206549782528