Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69668 |
Resumo: | Este trabalho descreve uma experiência docente que teve como objetivo proporcionar interatividade à técnica do diário de campo, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta educacional teve como origem o Estágio de Docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual a mestranda, supervisionada pela sua orientadora, propôs a formação de grupos de discussão virtual para realizar o diário de campo em uma disciplina da graduação em enfermagem, visando a oportunizar a discussão conjunta das vivências acadêmicas em campo de prática. Os professores da disciplina na qual a proposta foi desenvolvida também estiveram inseridos nas atividades. A tecnologia virtual dinamizou a técnica de diário de campo, permitindo a troca de experiências entre os acadêmicos, o professor e a mestranda, assim como momentos de reflexão e discussão acerca dos temas confrontados na prática da enfermagem. |
id |
UFRGS-2_aeca4b906e62dc5e7f7cc2dc2e769885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69668 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dal Pai, DaianeLautert, Liana2013-03-23T01:43:11Z20070080-6234http://hdl.handle.net/10183/69668000604266Este trabalho descreve uma experiência docente que teve como objetivo proporcionar interatividade à técnica do diário de campo, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta educacional teve como origem o Estágio de Docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual a mestranda, supervisionada pela sua orientadora, propôs a formação de grupos de discussão virtual para realizar o diário de campo em uma disciplina da graduação em enfermagem, visando a oportunizar a discussão conjunta das vivências acadêmicas em campo de prática. Os professores da disciplina na qual a proposta foi desenvolvida também estiveram inseridos nas atividades. A tecnologia virtual dinamizou a técnica de diário de campo, permitindo a troca de experiências entre os acadêmicos, o professor e a mestranda, assim como momentos de reflexão e discussão acerca dos temas confrontados na prática da enfermagem.This paper describes a teaching experience aimed at providing interactivity to the technique of field diary by using a virtual learning environment. The educational proposal derives from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)’s Teaching Training Program of the Stricto Sensu Post-Graduation Program in Nursing, in which the author, a Master’s degree candidate, oriented by her advisor, proposed forming virtual discussion groups in order to write the field diary for an undergraduate discipline in Nursing, with the aim of providing an opportunity for a joint discussion of academic experiences in the realm of practice. The instructors of the discipline in which the proposal was developed also participated in the activities. The virtual technology gave new dynamism to the technique of field diary, making possible an exchange of experiences among the students, the instructor and the author, as well as moments of reflection and discussion regarding the themes faced in the Nursing practice.Este estudio describe una experiencia docente que tuvo como objetivo proporcionar la interactividad en la técnica del diario de campo, utilizando un ambiente virtual de aprendizaje. La propuesta educacional se originó en el Entrenamiento de Docencia, vinculado al Programa de Post Graduación Stricto Sensu en Enfermería de la Universidad Federal del Rio Grande do Sul (UFRGS) en la cual la académica, bajo la supervisión de su Profesora Orientadora, propuso la formación de grupos de discusión virtual para realizar el diario de campo en una disciplina de la graduación en enfermería con el fin de crear la oportunidad de discusión conjunta de las experiencias académicas en el campo de la práctica. Los profesores de la disciplina en la cual la propuesta fue desarrollada también estuvieron inseridos en las actividades. La tecnología virtual tornó dinámica la técnica de diario de campo, permitiendo el cambio de experiencias entre los académicos, el profesor y la estudiante, bien como momentos de reflexión y discusión sobre los temas confrontados en la práctica de enfermería.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 41, n. 3 (set. 2007), p. 518-525Tecnologia educacionalEducação em enfermagemPrática profissionalEducational technologyEducation, nursingProfessional practiceEducación en enfermeríaPráctica profesionalGrupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagemVirtual discussion groups : a proposal for nursing teaching Grupos de discusión virtual : una propuesta para la enseñanza en enfermería info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000604266.pdf000604266.pdfTexto completoapplication/pdf81880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/1/000604266.pdf5bb4f15d5abf4f240c6bf795855d8d42MD51TEXT000604266.pdf.txt000604266.pdf.txtExtracted Texttext/plain28767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/2/000604266.pdf.txt67af2cd9313c0530ccc94e7e69b65f17MD52THUMBNAIL000604266.pdf.jpg000604266.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/3/000604266.pdf.jpgcac748d264a1f88e0ad83b7b96ed5282MD5310183/696682018-10-15 07:57:33.93oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69668Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:57:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Virtual discussion groups : a proposal for nursing teaching |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Grupos de discusión virtual : una propuesta para la enseñanza en enfermería |
title |
Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem |
spellingShingle |
Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem Dal Pai, Daiane Tecnologia educacional Educação em enfermagem Prática profissional Educational technology Education, nursing Professional practice Educación en enfermería Práctica profesional |
title_short |
Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem |
title_full |
Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem |
title_fullStr |
Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem |
title_sort |
Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem |
author |
Dal Pai, Daiane |
author_facet |
Dal Pai, Daiane Lautert, Liana |
author_role |
author |
author2 |
Lautert, Liana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Pai, Daiane Lautert, Liana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Educação em enfermagem Prática profissional |
topic |
Tecnologia educacional Educação em enfermagem Prática profissional Educational technology Education, nursing Professional practice Educación en enfermería Práctica profesional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational technology Education, nursing Professional practice |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en enfermería Práctica profesional |
description |
Este trabalho descreve uma experiência docente que teve como objetivo proporcionar interatividade à técnica do diário de campo, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta educacional teve como origem o Estágio de Docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual a mestranda, supervisionada pela sua orientadora, propôs a formação de grupos de discussão virtual para realizar o diário de campo em uma disciplina da graduação em enfermagem, visando a oportunizar a discussão conjunta das vivências acadêmicas em campo de prática. Os professores da disciplina na qual a proposta foi desenvolvida também estiveram inseridos nas atividades. A tecnologia virtual dinamizou a técnica de diário de campo, permitindo a troca de experiências entre os acadêmicos, o professor e a mestranda, assim como momentos de reflexão e discussão acerca dos temas confrontados na prática da enfermagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-23T01:43:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69668 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0080-6234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000604266 |
identifier_str_mv |
0080-6234 000604266 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 41, n. 3 (set. 2007), p. 518-525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/1/000604266.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/2/000604266.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/3/000604266.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5bb4f15d5abf4f240c6bf795855d8d42 67af2cd9313c0530ccc94e7e69b65f17 cac748d264a1f88e0ad83b7b96ed5282 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447492671569920 |