Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Pai, Daiane
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Lautert, Liana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69668
Resumo: Este trabalho descreve uma experiência docente que teve como objetivo proporcionar interatividade à técnica do diário de campo, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta educacional teve como origem o Estágio de Docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual a mestranda, supervisionada pela sua orientadora, propôs a formação de grupos de discussão virtual para realizar o diário de campo em uma disciplina da graduação em enfermagem, visando a oportunizar a discussão conjunta das vivências acadêmicas em campo de prática. Os professores da disciplina na qual a proposta foi desenvolvida também estiveram inseridos nas atividades. A tecnologia virtual dinamizou a técnica de diário de campo, permitindo a troca de experiências entre os acadêmicos, o professor e a mestranda, assim como momentos de reflexão e discussão acerca dos temas confrontados na prática da enfermagem.
id UFRGS-2_aeca4b906e62dc5e7f7cc2dc2e769885
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69668
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dal Pai, DaianeLautert, Liana2013-03-23T01:43:11Z20070080-6234http://hdl.handle.net/10183/69668000604266Este trabalho descreve uma experiência docente que teve como objetivo proporcionar interatividade à técnica do diário de campo, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta educacional teve como origem o Estágio de Docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual a mestranda, supervisionada pela sua orientadora, propôs a formação de grupos de discussão virtual para realizar o diário de campo em uma disciplina da graduação em enfermagem, visando a oportunizar a discussão conjunta das vivências acadêmicas em campo de prática. Os professores da disciplina na qual a proposta foi desenvolvida também estiveram inseridos nas atividades. A tecnologia virtual dinamizou a técnica de diário de campo, permitindo a troca de experiências entre os acadêmicos, o professor e a mestranda, assim como momentos de reflexão e discussão acerca dos temas confrontados na prática da enfermagem.This paper describes a teaching experience aimed at providing interactivity to the technique of field diary by using a virtual learning environment. The educational proposal derives from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)’s Teaching Training Program of the Stricto Sensu Post-Graduation Program in Nursing, in which the author, a Master’s degree candidate, oriented by her advisor, proposed forming virtual discussion groups in order to write the field diary for an undergraduate discipline in Nursing, with the aim of providing an opportunity for a joint discussion of academic experiences in the realm of practice. The instructors of the discipline in which the proposal was developed also participated in the activities. The virtual technology gave new dynamism to the technique of field diary, making possible an exchange of experiences among the students, the instructor and the author, as well as moments of reflection and discussion regarding the themes faced in the Nursing practice.Este estudio describe una experiencia docente que tuvo como objetivo proporcionar la interactividad en la técnica del diario de campo, utilizando un ambiente virtual de aprendizaje. La propuesta educacional se originó en el Entrenamiento de Docencia, vinculado al Programa de Post Graduación Stricto Sensu en Enfermería de la Universidad Federal del Rio Grande do Sul (UFRGS) en la cual la académica, bajo la supervisión de su Profesora Orientadora, propuso la formación de grupos de discusión virtual para realizar el diario de campo en una disciplina de la graduación en enfermería con el fin de crear la oportunidad de discusión conjunta de las experiencias académicas en el campo de la práctica. Los profesores de la disciplina en la cual la propuesta fue desarrollada también estuvieron inseridos en las actividades. La tecnología virtual tornó dinámica la técnica de diario de campo, permitiendo el cambio de experiencias entre los académicos, el profesor y la estudiante, bien como momentos de reflexión y discusión sobre los temas confrontados en la práctica de enfermería.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 41, n. 3 (set. 2007), p. 518-525Tecnologia educacionalEducação em enfermagemPrática profissionalEducational technologyEducation, nursingProfessional practiceEducación en enfermeríaPráctica profesionalGrupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagemVirtual discussion groups : a proposal for nursing teaching Grupos de discusión virtual : una propuesta para la enseñanza en enfermería info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000604266.pdf000604266.pdfTexto completoapplication/pdf81880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/1/000604266.pdf5bb4f15d5abf4f240c6bf795855d8d42MD51TEXT000604266.pdf.txt000604266.pdf.txtExtracted Texttext/plain28767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/2/000604266.pdf.txt67af2cd9313c0530ccc94e7e69b65f17MD52THUMBNAIL000604266.pdf.jpg000604266.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/3/000604266.pdf.jpgcac748d264a1f88e0ad83b7b96ed5282MD5310183/696682018-10-15 07:57:33.93oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69668Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:57:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Virtual discussion groups : a proposal for nursing teaching
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Grupos de discusión virtual : una propuesta para la enseñanza en enfermería
title Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem
spellingShingle Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem
Dal Pai, Daiane
Tecnologia educacional
Educação em enfermagem
Prática profissional
Educational technology
Education, nursing
Professional practice
Educación en enfermería
Práctica profesional
title_short Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem
title_full Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem
title_fullStr Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem
title_full_unstemmed Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem
title_sort Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem
author Dal Pai, Daiane
author_facet Dal Pai, Daiane
Lautert, Liana
author_role author
author2 Lautert, Liana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Pai, Daiane
Lautert, Liana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação em enfermagem
Prática profissional
topic Tecnologia educacional
Educação em enfermagem
Prática profissional
Educational technology
Education, nursing
Professional practice
Educación en enfermería
Práctica profesional
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational technology
Education, nursing
Professional practice
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Práctica profesional
description Este trabalho descreve uma experiência docente que teve como objetivo proporcionar interatividade à técnica do diário de campo, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta educacional teve como origem o Estágio de Docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual a mestranda, supervisionada pela sua orientadora, propôs a formação de grupos de discussão virtual para realizar o diário de campo em uma disciplina da graduação em enfermagem, visando a oportunizar a discussão conjunta das vivências acadêmicas em campo de prática. Os professores da disciplina na qual a proposta foi desenvolvida também estiveram inseridos nas atividades. A tecnologia virtual dinamizou a técnica de diário de campo, permitindo a troca de experiências entre os acadêmicos, o professor e a mestranda, assim como momentos de reflexão e discussão acerca dos temas confrontados na prática da enfermagem.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-23T01:43:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69668
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0080-6234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000604266
identifier_str_mv 0080-6234
000604266
url http://hdl.handle.net/10183/69668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 41, n. 3 (set. 2007), p. 518-525
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/1/000604266.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/2/000604266.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69668/3/000604266.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bb4f15d5abf4f240c6bf795855d8d42
67af2cd9313c0530ccc94e7e69b65f17
cac748d264a1f88e0ad83b7b96ed5282
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447492671569920