Intersecções da temática segurança do paciente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola GHC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guzzo, Gabriela Manito
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115470
Resumo: Os erros associados à assistência parecem ser preocupações de longa data, visto que Hipócrates, no século IV a.C., e Florence Nightingale no século XVII, já discutiam o princípio de não causar dano. Com o avanço dos estudos sobre eventos adversos, e o incremento de evidências sobre a influência da formação profissional com o enfoque na segurança do paciente na redução dos danos causados aos pacientes, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente, sendo um de seus objetivos a inclusão do tema na formação dos profissionais de saúde brasileiros. O objetivo desse trabalho foi, a partir de uma análise documental, discutir como a temática de segurança do paciente proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) através do “Patient Safety Curriculum Guide: Multi-professional Edition”, pode se relacionar com o Projeto Político Pedagógico do Curso técnico em enfermagem da Escola GHC. Encontrou-se diversas possibilidades de inclusão da temática, oportunizando a inclusão dos 11 tópicos de segurança do paciente propostos pela OMS. Ressaltase, no entanto, que existe uma necessidade de capacitação dos docentes para o trabalho com a temática proposta, uma vez que para a maioria deles a segurança do paciente não foi um assunto presente em sua formação.
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