Entre a heterogênese e o mercado : "Barbies olímpicas", pitboys e cyborgs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104485
Resumo: O presente artigo reflete sobre questões pertinentes ao indivíduo contemporâneo que tem nas performances corporais uma das formas de produzir identidade. Parte-se da definição do corpo como o do mutante; mutações proporcionadas pela tecnociência. Diferentemente dos modernos, corpo e sujeito hoje estão sujeitos a inúmeras identificações ao longo da vida, proporcionadas majoritariamente pelos media. O Brasil sofre uma “mestiçagem”: o corpo, através de uma aliança com a tecnociência, no fluxo das modas disseminadas via media, se mistura aos aparatos tecnológicos, às próteses. A mulher anunciada pelos media não cabe na morenidade, ela é a Barbie. Surge como contrapartida a esse modelo de mulher, um modelo de homem, o Pitboy. Ambos, na busca do corpo perfeito tornam-se híbridos entre organismo e máquina, cyborgs. Diferentes autores comparecem na construção do quadro a ser exposto.
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