(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139341 |
Resumo: | O estudo, inspirado nos pressupostos dos paradigmas da complexidade e holístico, que se fundamentam no reconhecimento da complexidade da existência e no pensamento sistêmico e que marcam uma nova maneira de abordar a realidade, busca investigar iniciativas que vêm promovendo práticas escolares condizentes com tais pressupostos. Para elucidar os aspectos que inspiram tais iniciativas e provocam mudanças na forma escolar de educar, o estudo parte de uma caracterização da configuração da educação escolar que prevalece em nosso tempo e que se assenta no paradigma cartesiano-newtoniano. Após, discorre sobre as bases epistemológicas do paradigma emergente na Educação. Os autores de referência são Edgar Morin, Roberto Crema e Maria Cândida Moraes. A empiria constituiu-se a partir de um levantamento realizado junto à internet, tendo como metodologia a netnografia. Foram identificadas diversas iniciativas escolares que se apresentam e narram suas ações pedagógicas inspiradas nos paradigmas holístico e da complexidade, ou ainda que se apresentam como alternativas à educação convencional. Para uma maior imersão, o estudo delimitou três experiências escolares, a saber: Escola Caminho do Meio (RS); Escola Comunitária Cirandas, (RJ); Casa Redonda Centro de Estudos (SP). O problema de pesquisa buscou compreender de que forma a educação escolar pode ser pensada a partir dos paradigmas emergentes: Como as iniciativas analisadas organizam o espaço físico e de funcionamento institucional? Quais os referenciais teóricos que sustentam suas práticas (missão, valores e princípios)? Quais são as narrativas acerca do dia a dia escolar? Como acontecem os processos de ensino e aprendizagem A pesquisa constatou que é possível criar formas diferentes de educação escolar quando a intenção da prática pedagógica leva em conta que o ser humano habita e expressa vida em diferentes dimensões: cósmica, planetária, espiritual, emocional, intelectual, psíquica, biológica, física, cultural, social, histórica. A abordagem da educação pelo viés dos paradigmas da complexidade e holístico contribui para a concepção de aluno como sujeito capaz de construir seu repertório de saberes e organizar sua aprendizagem, além de assegurar espaço para suas manifestações e buscar os caminhos de seu pensamento e desenvolvimento. Também, que os objetivos da prática escolar fundamentada nesses paradigmas, proporcionam espaço no tempo escolar para que os alunos possam expressar suas singularidades e se perceber integrantes e integrados em um grupo no qual existem tantas outras singularidades. Por fim, o estudo reconhece que essas iniciativas vêm produzindo diferentes práticas na educação escolar e, sobretudo, diferentes modos de se relacionar com a vida. Isso não significa afirmar que existam práticas inteiramente novas e puras, pois ainda subsistem traços da forma escolar predominantes até nossos dias. Estamos, de fato, em movimentos de (re) invenções. |
id |
UFRGS-2_af82bdbec593d45b74aaec4d790e978e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139341 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bauer, Mariane CastroStephanou, Maria2016-04-21T02:07:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/139341000990016O estudo, inspirado nos pressupostos dos paradigmas da complexidade e holístico, que se fundamentam no reconhecimento da complexidade da existência e no pensamento sistêmico e que marcam uma nova maneira de abordar a realidade, busca investigar iniciativas que vêm promovendo práticas escolares condizentes com tais pressupostos. Para elucidar os aspectos que inspiram tais iniciativas e provocam mudanças na forma escolar de educar, o estudo parte de uma caracterização da configuração da educação escolar que prevalece em nosso tempo e que se assenta no paradigma cartesiano-newtoniano. Após, discorre sobre as bases epistemológicas do paradigma emergente na Educação. Os autores de referência são Edgar Morin, Roberto Crema e Maria Cândida Moraes. A empiria constituiu-se a partir de um levantamento realizado junto à internet, tendo como metodologia a netnografia. Foram identificadas diversas iniciativas escolares que se apresentam e narram suas ações pedagógicas inspiradas nos paradigmas holístico e da complexidade, ou ainda que se apresentam como alternativas à educação convencional. Para uma maior imersão, o estudo delimitou três experiências escolares, a saber: Escola Caminho do Meio (RS); Escola Comunitária Cirandas, (RJ); Casa Redonda Centro de Estudos (SP). O problema de pesquisa buscou compreender de que forma a educação escolar pode ser pensada a partir dos paradigmas emergentes: Como as iniciativas analisadas organizam o espaço físico e de funcionamento institucional? Quais os referenciais teóricos que sustentam suas práticas (missão, valores e princípios)? Quais são as narrativas acerca do dia a dia escolar? Como acontecem os processos de ensino e aprendizagem A pesquisa constatou que é possível criar formas diferentes de educação escolar quando a intenção da prática pedagógica leva em conta que o ser humano habita e expressa vida em diferentes dimensões: cósmica, planetária, espiritual, emocional, intelectual, psíquica, biológica, física, cultural, social, histórica. A abordagem da educação pelo viés dos paradigmas da complexidade e holístico contribui para a concepção de aluno como sujeito capaz de construir seu repertório de saberes e organizar sua aprendizagem, além de assegurar espaço para suas manifestações e buscar os caminhos de seu pensamento e desenvolvimento. Também, que os objetivos da prática escolar fundamentada nesses paradigmas, proporcionam espaço no tempo escolar para que os alunos possam expressar suas singularidades e se perceber integrantes e integrados em um grupo no qual existem tantas outras singularidades. Por fim, o estudo reconhece que essas iniciativas vêm produzindo diferentes práticas na educação escolar e, sobretudo, diferentes modos de se relacionar com a vida. Isso não significa afirmar que existam práticas inteiramente novas e puras, pois ainda subsistem traços da forma escolar predominantes até nossos dias. Estamos, de fato, em movimentos de (re) invenções.application/pdfporPrática pedagógicaParadigma(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990016.pdf000990016.pdfTexto completoapplication/pdf1989997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/1/000990016.pdf5388a8a2a69c1c4d9f44661e85d901aeMD51TEXT000990016.pdf.txt000990016.pdf.txtExtracted Texttext/plain97475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/2/000990016.pdf.txt2cfd08f1f186ef4fe845db1aa663fcfdMD52THUMBNAIL000990016.pdf.jpg000990016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/3/000990016.pdf.jpg5ed73f79742abb54be1eae636e6b4b9cMD5310183/1393412018-10-25 09:11:04.7oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:11:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico |
title |
(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico |
spellingShingle |
(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico Bauer, Mariane Castro Prática pedagógica Paradigma |
title_short |
(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico |
title_full |
(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico |
title_fullStr |
(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico |
title_full_unstemmed |
(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico |
title_sort |
(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico |
author |
Bauer, Mariane Castro |
author_facet |
Bauer, Mariane Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bauer, Mariane Castro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stephanou, Maria |
contributor_str_mv |
Stephanou, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Paradigma |
topic |
Prática pedagógica Paradigma |
description |
O estudo, inspirado nos pressupostos dos paradigmas da complexidade e holístico, que se fundamentam no reconhecimento da complexidade da existência e no pensamento sistêmico e que marcam uma nova maneira de abordar a realidade, busca investigar iniciativas que vêm promovendo práticas escolares condizentes com tais pressupostos. Para elucidar os aspectos que inspiram tais iniciativas e provocam mudanças na forma escolar de educar, o estudo parte de uma caracterização da configuração da educação escolar que prevalece em nosso tempo e que se assenta no paradigma cartesiano-newtoniano. Após, discorre sobre as bases epistemológicas do paradigma emergente na Educação. Os autores de referência são Edgar Morin, Roberto Crema e Maria Cândida Moraes. A empiria constituiu-se a partir de um levantamento realizado junto à internet, tendo como metodologia a netnografia. Foram identificadas diversas iniciativas escolares que se apresentam e narram suas ações pedagógicas inspiradas nos paradigmas holístico e da complexidade, ou ainda que se apresentam como alternativas à educação convencional. Para uma maior imersão, o estudo delimitou três experiências escolares, a saber: Escola Caminho do Meio (RS); Escola Comunitária Cirandas, (RJ); Casa Redonda Centro de Estudos (SP). O problema de pesquisa buscou compreender de que forma a educação escolar pode ser pensada a partir dos paradigmas emergentes: Como as iniciativas analisadas organizam o espaço físico e de funcionamento institucional? Quais os referenciais teóricos que sustentam suas práticas (missão, valores e princípios)? Quais são as narrativas acerca do dia a dia escolar? Como acontecem os processos de ensino e aprendizagem A pesquisa constatou que é possível criar formas diferentes de educação escolar quando a intenção da prática pedagógica leva em conta que o ser humano habita e expressa vida em diferentes dimensões: cósmica, planetária, espiritual, emocional, intelectual, psíquica, biológica, física, cultural, social, histórica. A abordagem da educação pelo viés dos paradigmas da complexidade e holístico contribui para a concepção de aluno como sujeito capaz de construir seu repertório de saberes e organizar sua aprendizagem, além de assegurar espaço para suas manifestações e buscar os caminhos de seu pensamento e desenvolvimento. Também, que os objetivos da prática escolar fundamentada nesses paradigmas, proporcionam espaço no tempo escolar para que os alunos possam expressar suas singularidades e se perceber integrantes e integrados em um grupo no qual existem tantas outras singularidades. Por fim, o estudo reconhece que essas iniciativas vêm produzindo diferentes práticas na educação escolar e, sobretudo, diferentes modos de se relacionar com a vida. Isso não significa afirmar que existam práticas inteiramente novas e puras, pois ainda subsistem traços da forma escolar predominantes até nossos dias. Estamos, de fato, em movimentos de (re) invenções. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-21T02:07:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139341 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990016 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139341 |
identifier_str_mv |
000990016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/1/000990016.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/2/000990016.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/3/000990016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5388a8a2a69c1c4d9f44661e85d901ae 2cfd08f1f186ef4fe845db1aa663fcfd 5ed73f79742abb54be1eae636e6b4b9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447170476670976 |