(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Mariane Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139341
Resumo: O estudo, inspirado nos pressupostos dos paradigmas da complexidade e holístico, que se fundamentam no reconhecimento da complexidade da existência e no pensamento sistêmico e que marcam uma nova maneira de abordar a realidade, busca investigar iniciativas que vêm promovendo práticas escolares condizentes com tais pressupostos. Para elucidar os aspectos que inspiram tais iniciativas e provocam mudanças na forma escolar de educar, o estudo parte de uma caracterização da configuração da educação escolar que prevalece em nosso tempo e que se assenta no paradigma cartesiano-newtoniano. Após, discorre sobre as bases epistemológicas do paradigma emergente na Educação. Os autores de referência são Edgar Morin, Roberto Crema e Maria Cândida Moraes. A empiria constituiu-se a partir de um levantamento realizado junto à internet, tendo como metodologia a netnografia. Foram identificadas diversas iniciativas escolares que se apresentam e narram suas ações pedagógicas inspiradas nos paradigmas holístico e da complexidade, ou ainda que se apresentam como alternativas à educação convencional. Para uma maior imersão, o estudo delimitou três experiências escolares, a saber: Escola Caminho do Meio (RS); Escola Comunitária Cirandas, (RJ); Casa Redonda Centro de Estudos (SP). O problema de pesquisa buscou compreender de que forma a educação escolar pode ser pensada a partir dos paradigmas emergentes: Como as iniciativas analisadas organizam o espaço físico e de funcionamento institucional? Quais os referenciais teóricos que sustentam suas práticas (missão, valores e princípios)? Quais são as narrativas acerca do dia a dia escolar? Como acontecem os processos de ensino e aprendizagem A pesquisa constatou que é possível criar formas diferentes de educação escolar quando a intenção da prática pedagógica leva em conta que o ser humano habita e expressa vida em diferentes dimensões: cósmica, planetária, espiritual, emocional, intelectual, psíquica, biológica, física, cultural, social, histórica. A abordagem da educação pelo viés dos paradigmas da complexidade e holístico contribui para a concepção de aluno como sujeito capaz de construir seu repertório de saberes e organizar sua aprendizagem, além de assegurar espaço para suas manifestações e buscar os caminhos de seu pensamento e desenvolvimento. Também, que os objetivos da prática escolar fundamentada nesses paradigmas, proporcionam espaço no tempo escolar para que os alunos possam expressar suas singularidades e se perceber integrantes e integrados em um grupo no qual existem tantas outras singularidades. Por fim, o estudo reconhece que essas iniciativas vêm produzindo diferentes práticas na educação escolar e, sobretudo, diferentes modos de se relacionar com a vida. Isso não significa afirmar que existam práticas inteiramente novas e puras, pois ainda subsistem traços da forma escolar predominantes até nossos dias. Estamos, de fato, em movimentos de (re) invenções.
id UFRGS-2_af82bdbec593d45b74aaec4d790e978e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139341
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bauer, Mariane CastroStephanou, Maria2016-04-21T02:07:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/139341000990016O estudo, inspirado nos pressupostos dos paradigmas da complexidade e holístico, que se fundamentam no reconhecimento da complexidade da existência e no pensamento sistêmico e que marcam uma nova maneira de abordar a realidade, busca investigar iniciativas que vêm promovendo práticas escolares condizentes com tais pressupostos. Para elucidar os aspectos que inspiram tais iniciativas e provocam mudanças na forma escolar de educar, o estudo parte de uma caracterização da configuração da educação escolar que prevalece em nosso tempo e que se assenta no paradigma cartesiano-newtoniano. Após, discorre sobre as bases epistemológicas do paradigma emergente na Educação. Os autores de referência são Edgar Morin, Roberto Crema e Maria Cândida Moraes. A empiria constituiu-se a partir de um levantamento realizado junto à internet, tendo como metodologia a netnografia. Foram identificadas diversas iniciativas escolares que se apresentam e narram suas ações pedagógicas inspiradas nos paradigmas holístico e da complexidade, ou ainda que se apresentam como alternativas à educação convencional. Para uma maior imersão, o estudo delimitou três experiências escolares, a saber: Escola Caminho do Meio (RS); Escola Comunitária Cirandas, (RJ); Casa Redonda Centro de Estudos (SP). O problema de pesquisa buscou compreender de que forma a educação escolar pode ser pensada a partir dos paradigmas emergentes: Como as iniciativas analisadas organizam o espaço físico e de funcionamento institucional? Quais os referenciais teóricos que sustentam suas práticas (missão, valores e princípios)? Quais são as narrativas acerca do dia a dia escolar? Como acontecem os processos de ensino e aprendizagem A pesquisa constatou que é possível criar formas diferentes de educação escolar quando a intenção da prática pedagógica leva em conta que o ser humano habita e expressa vida em diferentes dimensões: cósmica, planetária, espiritual, emocional, intelectual, psíquica, biológica, física, cultural, social, histórica. A abordagem da educação pelo viés dos paradigmas da complexidade e holístico contribui para a concepção de aluno como sujeito capaz de construir seu repertório de saberes e organizar sua aprendizagem, além de assegurar espaço para suas manifestações e buscar os caminhos de seu pensamento e desenvolvimento. Também, que os objetivos da prática escolar fundamentada nesses paradigmas, proporcionam espaço no tempo escolar para que os alunos possam expressar suas singularidades e se perceber integrantes e integrados em um grupo no qual existem tantas outras singularidades. Por fim, o estudo reconhece que essas iniciativas vêm produzindo diferentes práticas na educação escolar e, sobretudo, diferentes modos de se relacionar com a vida. Isso não significa afirmar que existam práticas inteiramente novas e puras, pois ainda subsistem traços da forma escolar predominantes até nossos dias. Estamos, de fato, em movimentos de (re) invenções.application/pdfporPrática pedagógicaParadigma(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990016.pdf000990016.pdfTexto completoapplication/pdf1989997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/1/000990016.pdf5388a8a2a69c1c4d9f44661e85d901aeMD51TEXT000990016.pdf.txt000990016.pdf.txtExtracted Texttext/plain97475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/2/000990016.pdf.txt2cfd08f1f186ef4fe845db1aa663fcfdMD52THUMBNAIL000990016.pdf.jpg000990016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/3/000990016.pdf.jpg5ed73f79742abb54be1eae636e6b4b9cMD5310183/1393412018-10-25 09:11:04.7oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:11:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico
title (Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico
spellingShingle (Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico
Bauer, Mariane Castro
Prática pedagógica
Paradigma
title_short (Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico
title_full (Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico
title_fullStr (Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico
title_full_unstemmed (Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico
title_sort (Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico
author Bauer, Mariane Castro
author_facet Bauer, Mariane Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Mariane Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephanou, Maria
contributor_str_mv Stephanou, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Paradigma
topic Prática pedagógica
Paradigma
description O estudo, inspirado nos pressupostos dos paradigmas da complexidade e holístico, que se fundamentam no reconhecimento da complexidade da existência e no pensamento sistêmico e que marcam uma nova maneira de abordar a realidade, busca investigar iniciativas que vêm promovendo práticas escolares condizentes com tais pressupostos. Para elucidar os aspectos que inspiram tais iniciativas e provocam mudanças na forma escolar de educar, o estudo parte de uma caracterização da configuração da educação escolar que prevalece em nosso tempo e que se assenta no paradigma cartesiano-newtoniano. Após, discorre sobre as bases epistemológicas do paradigma emergente na Educação. Os autores de referência são Edgar Morin, Roberto Crema e Maria Cândida Moraes. A empiria constituiu-se a partir de um levantamento realizado junto à internet, tendo como metodologia a netnografia. Foram identificadas diversas iniciativas escolares que se apresentam e narram suas ações pedagógicas inspiradas nos paradigmas holístico e da complexidade, ou ainda que se apresentam como alternativas à educação convencional. Para uma maior imersão, o estudo delimitou três experiências escolares, a saber: Escola Caminho do Meio (RS); Escola Comunitária Cirandas, (RJ); Casa Redonda Centro de Estudos (SP). O problema de pesquisa buscou compreender de que forma a educação escolar pode ser pensada a partir dos paradigmas emergentes: Como as iniciativas analisadas organizam o espaço físico e de funcionamento institucional? Quais os referenciais teóricos que sustentam suas práticas (missão, valores e princípios)? Quais são as narrativas acerca do dia a dia escolar? Como acontecem os processos de ensino e aprendizagem A pesquisa constatou que é possível criar formas diferentes de educação escolar quando a intenção da prática pedagógica leva em conta que o ser humano habita e expressa vida em diferentes dimensões: cósmica, planetária, espiritual, emocional, intelectual, psíquica, biológica, física, cultural, social, histórica. A abordagem da educação pelo viés dos paradigmas da complexidade e holístico contribui para a concepção de aluno como sujeito capaz de construir seu repertório de saberes e organizar sua aprendizagem, além de assegurar espaço para suas manifestações e buscar os caminhos de seu pensamento e desenvolvimento. Também, que os objetivos da prática escolar fundamentada nesses paradigmas, proporcionam espaço no tempo escolar para que os alunos possam expressar suas singularidades e se perceber integrantes e integrados em um grupo no qual existem tantas outras singularidades. Por fim, o estudo reconhece que essas iniciativas vêm produzindo diferentes práticas na educação escolar e, sobretudo, diferentes modos de se relacionar com a vida. Isso não significa afirmar que existam práticas inteiramente novas e puras, pois ainda subsistem traços da forma escolar predominantes até nossos dias. Estamos, de fato, em movimentos de (re) invenções.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-21T02:07:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990016
url http://hdl.handle.net/10183/139341
identifier_str_mv 000990016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/1/000990016.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/2/000990016.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139341/3/000990016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5388a8a2a69c1c4d9f44661e85d901ae
2cfd08f1f186ef4fe845db1aa663fcfd
5ed73f79742abb54be1eae636e6b4b9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447170476670976