EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1305 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo discutir a relação do novo paradigma, o pós-moderno, e os caminhos da Educação no século XXI. Enquanto pensamento teórico norteador do atual cenário cultural, político e social, seu discurso em âmbito da teoria educativa e da pedagogia tem por função, discutir os parâmetros hegemônicos da educação, tendo em vista a flexibilização de visões e conceitos imprescindíveis às próprias teorias educacionais. Além disso, a investigação procura preparar educandos e educadores para uma sociedade profundamente tecnologizada e complexa, e ainda, promover sua inserção em uma sociedade global composta por diferenças culturais significativas, internalizando a integração cultural, social e econômica, bem como modernizando tecnicamente a prática educacional. |
id |
UFT-2_e0560b055c82fe8e03f58a937ad04adf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1305 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXIEducaçãoparadigmapós-modernidadeculturaprática pedagógica.O presente artigo tem por objetivo discutir a relação do novo paradigma, o pós-moderno, e os caminhos da Educação no século XXI. Enquanto pensamento teórico norteador do atual cenário cultural, político e social, seu discurso em âmbito da teoria educativa e da pedagogia tem por função, discutir os parâmetros hegemônicos da educação, tendo em vista a flexibilização de visões e conceitos imprescindíveis às próprias teorias educacionais. Além disso, a investigação procura preparar educandos e educadores para uma sociedade profundamente tecnologizada e complexa, e ainda, promover sua inserção em uma sociedade global composta por diferenças culturais significativas, internalizando a integração cultural, social e econômica, bem como modernizando tecnicamente a prática educacional. Portal de Periódicos UFT2015-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/130510.20873/vol4n1pp%pRevista Escritas; v. 4 (2012): Ensino de História: teoria e práticas.2238-718810.20873/vol4n1reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1305/812310.20873/vol4n1c8123Baiocchi, Ana Beatriz CarvalhoSantos, Douglas Sousa dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-15T20:36:31Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1305Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2015-04-15T20:36:31Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI |
title |
EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI Baiocchi, Ana Beatriz Carvalho Educação paradigma pós-modernidade cultura prática pedagógica. |
title_short |
EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI |
title_full |
EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI |
title_sort |
EDUCAÇÃO E NOVOS PARADIGMAS: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI |
author |
Baiocchi, Ana Beatriz Carvalho |
author_facet |
Baiocchi, Ana Beatriz Carvalho Santos, Douglas Sousa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Douglas Sousa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baiocchi, Ana Beatriz Carvalho Santos, Douglas Sousa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação paradigma pós-modernidade cultura prática pedagógica. |
topic |
Educação paradigma pós-modernidade cultura prática pedagógica. |
description |
O presente artigo tem por objetivo discutir a relação do novo paradigma, o pós-moderno, e os caminhos da Educação no século XXI. Enquanto pensamento teórico norteador do atual cenário cultural, político e social, seu discurso em âmbito da teoria educativa e da pedagogia tem por função, discutir os parâmetros hegemônicos da educação, tendo em vista a flexibilização de visões e conceitos imprescindíveis às próprias teorias educacionais. Além disso, a investigação procura preparar educandos e educadores para uma sociedade profundamente tecnologizada e complexa, e ainda, promover sua inserção em uma sociedade global composta por diferenças culturais significativas, internalizando a integração cultural, social e econômica, bem como modernizando tecnicamente a prática educacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1305 10.20873/vol4n1pp%p |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1305 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol4n1pp%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1305/8123 10.20873/vol4n1c8123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 4 (2012): Ensino de História: teoria e práticas. 2238-7188 10.20873/vol4n1 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944313100042240 |