Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Kelli Daiana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156531
Resumo: O esporte é prática mais utilizada como forma de difusão do movimento corporal na Educação Física Escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) tal manifestação da cultura corporal deve ser ensinada na escola, englobando não somente o conceito e a prática de um grupo de esportes mais populares, como também deve ser dada a atenção àqueles socioculturalmente considerados como esportes alternativos. Nesse sentido, o estudo apresenta o relato das experiências pedagógicas que tinham como objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e psicossociais na prática do Hóquei sobre grama e indoor, utilizado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. As aulas foram realizadas durante o Estágio Docente de Educação Física no Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2015, com uma turma de terceiro ano, em uma Escola Estadual localizada no município de Porto Alegre. Nesse relato, serão analisadas experiências vividas no estágio docente organizado em quatro etapas: diagnóstico da escola e turma, construção do plano de ensino e planos de aula, reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas e avaliação do processo de ensino e aprendizado, registrados em diários de campo. O processo de ensino aprendizagem no hóquei possibilitou aos estudantes uma melhora nas habilidades motoras, no conhecimento do esporte, no trabalho coletivo, pois se sentiram desafiados na execução de atividades competitivas, lúdicas, prazerosas e ainda houve a possibilidade do aprendizado de um esporte que não conheciam.
id UFRGS-2_af8f5451a31ae610eec8b746ff93454a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156531
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klein, Kelli DaianaGaya, Anelise Reis2017-04-06T02:33:48Z2016http://hdl.handle.net/10183/156531001017786O esporte é prática mais utilizada como forma de difusão do movimento corporal na Educação Física Escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) tal manifestação da cultura corporal deve ser ensinada na escola, englobando não somente o conceito e a prática de um grupo de esportes mais populares, como também deve ser dada a atenção àqueles socioculturalmente considerados como esportes alternativos. Nesse sentido, o estudo apresenta o relato das experiências pedagógicas que tinham como objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e psicossociais na prática do Hóquei sobre grama e indoor, utilizado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. As aulas foram realizadas durante o Estágio Docente de Educação Física no Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2015, com uma turma de terceiro ano, em uma Escola Estadual localizada no município de Porto Alegre. Nesse relato, serão analisadas experiências vividas no estágio docente organizado em quatro etapas: diagnóstico da escola e turma, construção do plano de ensino e planos de aula, reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas e avaliação do processo de ensino e aprendizado, registrados em diários de campo. O processo de ensino aprendizagem no hóquei possibilitou aos estudantes uma melhora nas habilidades motoras, no conhecimento do esporte, no trabalho coletivo, pois se sentiram desafiados na execução de atividades competitivas, lúdicas, prazerosas e ainda houve a possibilidade do aprendizado de um esporte que não conheciam.Sport is the most used practice as a form of diffusion of corporal movement in Physical School Education. According to the National Curriculum Parameters (PCN’s) such a manifestation of body culture should be taught at school, encompassing not only the concept and practice of a more popular sports group, but also attention should be paid to those socio-culturally considered as alternative sports. In this sense, the study presents the report of the pedagogical experiences that had as objective the development of the motor, cognitive and psychosocial abilities in the practice of Field and indoor Hockey, used as pedagogical resource in the process of teaching and learning in the classes of Physical Education. The classes were held during the Physical Education Teacher Training Stage in the second semester of 2015, with a third year class, in a State School located in the city of Porto Alegre. In this report, we will analyze experiences in the teaching stage organized in four stages: school and classroom diagnosis, construction of the teaching plan and lesson plans, reflection on the Physical Education classes taught and evaluation of the teaching and learning process, registered in field diaries. The process of teaching learning in hockey enabled students to improve their motor skills, knowledge of sports and collective work, as they felt challenged in performing competitive, playful and enjoyable activities, and there was also the possibility of learning a sport that did not Knew.application/pdfporHóquei indoorHóquei na gramaEscolasPhysical educationField and indoor hockeyAlternative sportsSchoolHóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017786.pdf001017786.pdfTexto completoapplication/pdf1051204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/1/001017786.pdf096d72af1ada7a00183e199be973030fMD51TEXT001017786.pdf.txt001017786.pdf.txtExtracted Texttext/plain78179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/2/001017786.pdf.txtc197328d6f6baa2e29c9ec427e4b7f6cMD52THUMBNAIL001017786.pdf.jpg001017786.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/3/001017786.pdf.jpg794447aa3ec9e843e7c38dd397eaa4efMD5310183/1565312022-07-17 04:53:14.427518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-17T07:53:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
title Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
spellingShingle Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
Klein, Kelli Daiana
Hóquei indoor
Hóquei na grama
Escolas
Physical education
Field and indoor hockey
Alternative sports
School
title_short Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
title_full Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
title_fullStr Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
title_full_unstemmed Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
title_sort Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
author Klein, Kelli Daiana
author_facet Klein, Kelli Daiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Kelli Daiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gaya, Anelise Reis
contributor_str_mv Gaya, Anelise Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Hóquei indoor
Hóquei na grama
Escolas
topic Hóquei indoor
Hóquei na grama
Escolas
Physical education
Field and indoor hockey
Alternative sports
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Field and indoor hockey
Alternative sports
School
description O esporte é prática mais utilizada como forma de difusão do movimento corporal na Educação Física Escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) tal manifestação da cultura corporal deve ser ensinada na escola, englobando não somente o conceito e a prática de um grupo de esportes mais populares, como também deve ser dada a atenção àqueles socioculturalmente considerados como esportes alternativos. Nesse sentido, o estudo apresenta o relato das experiências pedagógicas que tinham como objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e psicossociais na prática do Hóquei sobre grama e indoor, utilizado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. As aulas foram realizadas durante o Estágio Docente de Educação Física no Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2015, com uma turma de terceiro ano, em uma Escola Estadual localizada no município de Porto Alegre. Nesse relato, serão analisadas experiências vividas no estágio docente organizado em quatro etapas: diagnóstico da escola e turma, construção do plano de ensino e planos de aula, reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas e avaliação do processo de ensino e aprendizado, registrados em diários de campo. O processo de ensino aprendizagem no hóquei possibilitou aos estudantes uma melhora nas habilidades motoras, no conhecimento do esporte, no trabalho coletivo, pois se sentiram desafiados na execução de atividades competitivas, lúdicas, prazerosas e ainda houve a possibilidade do aprendizado de um esporte que não conheciam.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-06T02:33:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156531
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017786
url http://hdl.handle.net/10183/156531
identifier_str_mv 001017786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/1/001017786.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/2/001017786.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/3/001017786.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 096d72af1ada7a00183e199be973030f
c197328d6f6baa2e29c9ec427e4b7f6c
794447aa3ec9e843e7c38dd397eaa4ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224526186414080