Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156531 |
Resumo: | O esporte é prática mais utilizada como forma de difusão do movimento corporal na Educação Física Escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) tal manifestação da cultura corporal deve ser ensinada na escola, englobando não somente o conceito e a prática de um grupo de esportes mais populares, como também deve ser dada a atenção àqueles socioculturalmente considerados como esportes alternativos. Nesse sentido, o estudo apresenta o relato das experiências pedagógicas que tinham como objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e psicossociais na prática do Hóquei sobre grama e indoor, utilizado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. As aulas foram realizadas durante o Estágio Docente de Educação Física no Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2015, com uma turma de terceiro ano, em uma Escola Estadual localizada no município de Porto Alegre. Nesse relato, serão analisadas experiências vividas no estágio docente organizado em quatro etapas: diagnóstico da escola e turma, construção do plano de ensino e planos de aula, reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas e avaliação do processo de ensino e aprendizado, registrados em diários de campo. O processo de ensino aprendizagem no hóquei possibilitou aos estudantes uma melhora nas habilidades motoras, no conhecimento do esporte, no trabalho coletivo, pois se sentiram desafiados na execução de atividades competitivas, lúdicas, prazerosas e ainda houve a possibilidade do aprendizado de um esporte que não conheciam. |
id |
UFRGS-2_af8f5451a31ae610eec8b746ff93454a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156531 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Klein, Kelli DaianaGaya, Anelise Reis2017-04-06T02:33:48Z2016http://hdl.handle.net/10183/156531001017786O esporte é prática mais utilizada como forma de difusão do movimento corporal na Educação Física Escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) tal manifestação da cultura corporal deve ser ensinada na escola, englobando não somente o conceito e a prática de um grupo de esportes mais populares, como também deve ser dada a atenção àqueles socioculturalmente considerados como esportes alternativos. Nesse sentido, o estudo apresenta o relato das experiências pedagógicas que tinham como objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e psicossociais na prática do Hóquei sobre grama e indoor, utilizado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. As aulas foram realizadas durante o Estágio Docente de Educação Física no Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2015, com uma turma de terceiro ano, em uma Escola Estadual localizada no município de Porto Alegre. Nesse relato, serão analisadas experiências vividas no estágio docente organizado em quatro etapas: diagnóstico da escola e turma, construção do plano de ensino e planos de aula, reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas e avaliação do processo de ensino e aprendizado, registrados em diários de campo. O processo de ensino aprendizagem no hóquei possibilitou aos estudantes uma melhora nas habilidades motoras, no conhecimento do esporte, no trabalho coletivo, pois se sentiram desafiados na execução de atividades competitivas, lúdicas, prazerosas e ainda houve a possibilidade do aprendizado de um esporte que não conheciam.Sport is the most used practice as a form of diffusion of corporal movement in Physical School Education. According to the National Curriculum Parameters (PCN’s) such a manifestation of body culture should be taught at school, encompassing not only the concept and practice of a more popular sports group, but also attention should be paid to those socio-culturally considered as alternative sports. In this sense, the study presents the report of the pedagogical experiences that had as objective the development of the motor, cognitive and psychosocial abilities in the practice of Field and indoor Hockey, used as pedagogical resource in the process of teaching and learning in the classes of Physical Education. The classes were held during the Physical Education Teacher Training Stage in the second semester of 2015, with a third year class, in a State School located in the city of Porto Alegre. In this report, we will analyze experiences in the teaching stage organized in four stages: school and classroom diagnosis, construction of the teaching plan and lesson plans, reflection on the Physical Education classes taught and evaluation of the teaching and learning process, registered in field diaries. The process of teaching learning in hockey enabled students to improve their motor skills, knowledge of sports and collective work, as they felt challenged in performing competitive, playful and enjoyable activities, and there was also the possibility of learning a sport that did not Knew.application/pdfporHóquei indoorHóquei na gramaEscolasPhysical educationField and indoor hockeyAlternative sportsSchoolHóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017786.pdf001017786.pdfTexto completoapplication/pdf1051204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/1/001017786.pdf096d72af1ada7a00183e199be973030fMD51TEXT001017786.pdf.txt001017786.pdf.txtExtracted Texttext/plain78179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/2/001017786.pdf.txtc197328d6f6baa2e29c9ec427e4b7f6cMD52THUMBNAIL001017786.pdf.jpg001017786.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/3/001017786.pdf.jpg794447aa3ec9e843e7c38dd397eaa4efMD5310183/1565312022-07-17 04:53:14.427518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-17T07:53:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola |
title |
Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola |
spellingShingle |
Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola Klein, Kelli Daiana Hóquei indoor Hóquei na grama Escolas Physical education Field and indoor hockey Alternative sports School |
title_short |
Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola |
title_full |
Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola |
title_fullStr |
Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola |
title_full_unstemmed |
Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola |
title_sort |
Hóquei sobre grama e indoor : um relato de experiência sobre o processo de ensino e aprendizado na escola |
author |
Klein, Kelli Daiana |
author_facet |
Klein, Kelli Daiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Kelli Daiana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gaya, Anelise Reis |
contributor_str_mv |
Gaya, Anelise Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hóquei indoor Hóquei na grama Escolas |
topic |
Hóquei indoor Hóquei na grama Escolas Physical education Field and indoor hockey Alternative sports School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education Field and indoor hockey Alternative sports School |
description |
O esporte é prática mais utilizada como forma de difusão do movimento corporal na Educação Física Escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) tal manifestação da cultura corporal deve ser ensinada na escola, englobando não somente o conceito e a prática de um grupo de esportes mais populares, como também deve ser dada a atenção àqueles socioculturalmente considerados como esportes alternativos. Nesse sentido, o estudo apresenta o relato das experiências pedagógicas que tinham como objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e psicossociais na prática do Hóquei sobre grama e indoor, utilizado como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. As aulas foram realizadas durante o Estágio Docente de Educação Física no Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2015, com uma turma de terceiro ano, em uma Escola Estadual localizada no município de Porto Alegre. Nesse relato, serão analisadas experiências vividas no estágio docente organizado em quatro etapas: diagnóstico da escola e turma, construção do plano de ensino e planos de aula, reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas e avaliação do processo de ensino e aprendizado, registrados em diários de campo. O processo de ensino aprendizagem no hóquei possibilitou aos estudantes uma melhora nas habilidades motoras, no conhecimento do esporte, no trabalho coletivo, pois se sentiram desafiados na execução de atividades competitivas, lúdicas, prazerosas e ainda houve a possibilidade do aprendizado de um esporte que não conheciam. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-06T02:33:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156531 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001017786 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156531 |
identifier_str_mv |
001017786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/1/001017786.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/2/001017786.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156531/3/001017786.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
096d72af1ada7a00183e199be973030f c197328d6f6baa2e29c9ec427e4b7f6c 794447aa3ec9e843e7c38dd397eaa4ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224526186414080 |