Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guazina, Nathália Dornelles
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157982
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, a partir de reflexões teóricas, transpor as noções de dialogia e intersubjetividade de Mikhail Bakhtin e de Émile Benveniste, respectivamente, para atividades de sala de aula em leitura e escrita de gêneros com composição dissertativo-argumentativa, tendo em vista a preparação do aluno para a prova de redação do ENEM. Para isso, construímos uma concepção de língua e linguagem do ponto de vista de sua realização por sujeitos e textos em constante relação, seja dialógica, seja intersubjetiva para, posteriormente, deslocá-la para uma reflexão sobre leitura e escrita na construção de atividades de ensino propriamente inseridas em uma concepção interlocutiva de língua, tendo como meta o preparo dos alunos para a prova de redação do ENEM. Ao final, como proposta transpositiva, apresentamos e analisamos algumas atividades extraídas de um projeto construído e executado na disciplina de Estágio de Docência em Língua Portuguesa II, tendo como base também princípios enunciativos. Buscamos responder, portanto, como as concepções de língua e linguagem, oriundas das noções de dialogismo e intersubjetividade, podem ser inseridas em sala de aula no ensino de língua materna, com o propósito de conferir um papel essencial na interlocução entre alunos, textos e sociedade.
id UFRGS-2_af91a49781398505736071f81986c98c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157982
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guazina, Nathália DornellesSilva, Carmem Luci da Costa2017-05-16T02:28:00Z2016http://hdl.handle.net/10183/157982001019743Este trabalho tem como objetivo, a partir de reflexões teóricas, transpor as noções de dialogia e intersubjetividade de Mikhail Bakhtin e de Émile Benveniste, respectivamente, para atividades de sala de aula em leitura e escrita de gêneros com composição dissertativo-argumentativa, tendo em vista a preparação do aluno para a prova de redação do ENEM. Para isso, construímos uma concepção de língua e linguagem do ponto de vista de sua realização por sujeitos e textos em constante relação, seja dialógica, seja intersubjetiva para, posteriormente, deslocá-la para uma reflexão sobre leitura e escrita na construção de atividades de ensino propriamente inseridas em uma concepção interlocutiva de língua, tendo como meta o preparo dos alunos para a prova de redação do ENEM. Ao final, como proposta transpositiva, apresentamos e analisamos algumas atividades extraídas de um projeto construído e executado na disciplina de Estágio de Docência em Língua Portuguesa II, tendo como base também princípios enunciativos. Buscamos responder, portanto, como as concepções de língua e linguagem, oriundas das noções de dialogismo e intersubjetividade, podem ser inseridas em sala de aula no ensino de língua materna, com o propósito de conferir um papel essencial na interlocução entre alunos, textos e sociedade.Este trabajo tiene por objetivo, a partir de reflexiones teóricas, trasponer el dialogismo y la intersubjetividad de Mikhail Bakhtin y de Émile Benveniste, respectivamente, para el actividades en sala de clase en lectura y escrita de géneros con composición expositivo-argumentativa, teniendo en vista la preparación del alumno para la prueba para la prueba de redacción del ENEM. Para eso, construimos una concepción de lengua y lenguaje desde el punto de vista de su realización por sujetos y textos en una constante relación, sea ella dialógica o intersubjetiva para, posteriormente, desplazarla hasta una reflexión sobre lectura y escrita en la construcción de actividades de enseñanza propiamente inseridas en una concepción interlocutora de lengua, poseyendo como meta el preparo de los alumnos para la prueba de redacción del ENEM. Al final, como una propuesta transpositiva, presentamos y analizamos algunas actividades extraídas de un proyecto construido y ejecutado en la disciplina de Práctica Docente en Lengua Portuguesa II, poseyendo como base también principios enunciativos. Buscamos contestar, conque, como las concepciones de lengua y lenguaje oriundas de las nociones de dialogismo e intersubjetividad pueden ser inseridas en la sala de clase en la enseñanza de lengua materna poseyendo un rol esencial en la interlocución entre alumnos, textos y sociedad.application/pdfporExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Didatica : EnsinoDialogismoIntersubjetividadeIntersubjetividadTransposición didácticaEnseñanzaTransposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019743.pdf001019743.pdfTexto completoapplication/pdf1056220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/1/001019743.pdf092a9cd91fde2e72d02355217e1db045MD51TEXT001019743.pdf.txt001019743.pdf.txtExtracted Texttext/plain137759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/2/001019743.pdf.txt1901284f77f4b061defa28c72ffda679MD52THUMBNAIL001019743.pdf.jpg001019743.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/3/001019743.pdf.jpgcc2dc76e0db053824099af552646d3c5MD5310183/1579822018-10-29 09:29:01.061oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157982Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
title Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
spellingShingle Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
Guazina, Nathália Dornelles
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Didatica : Ensino
Dialogismo
Intersubjetividade
Intersubjetividad
Transposición didáctica
Enseñanza
title_short Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
title_full Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
title_fullStr Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
title_full_unstemmed Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
title_sort Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
author Guazina, Nathália Dornelles
author_facet Guazina, Nathália Dornelles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guazina, Nathália Dornelles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
contributor_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Didatica : Ensino
Dialogismo
Intersubjetividade
topic Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Didatica : Ensino
Dialogismo
Intersubjetividade
Intersubjetividad
Transposición didáctica
Enseñanza
dc.subject.spa.fl_str_mv Intersubjetividad
Transposición didáctica
Enseñanza
description Este trabalho tem como objetivo, a partir de reflexões teóricas, transpor as noções de dialogia e intersubjetividade de Mikhail Bakhtin e de Émile Benveniste, respectivamente, para atividades de sala de aula em leitura e escrita de gêneros com composição dissertativo-argumentativa, tendo em vista a preparação do aluno para a prova de redação do ENEM. Para isso, construímos uma concepção de língua e linguagem do ponto de vista de sua realização por sujeitos e textos em constante relação, seja dialógica, seja intersubjetiva para, posteriormente, deslocá-la para uma reflexão sobre leitura e escrita na construção de atividades de ensino propriamente inseridas em uma concepção interlocutiva de língua, tendo como meta o preparo dos alunos para a prova de redação do ENEM. Ao final, como proposta transpositiva, apresentamos e analisamos algumas atividades extraídas de um projeto construído e executado na disciplina de Estágio de Docência em Língua Portuguesa II, tendo como base também princípios enunciativos. Buscamos responder, portanto, como as concepções de língua e linguagem, oriundas das noções de dialogismo e intersubjetividade, podem ser inseridas em sala de aula no ensino de língua materna, com o propósito de conferir um papel essencial na interlocução entre alunos, textos e sociedade.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T02:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157982
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019743
url http://hdl.handle.net/10183/157982
identifier_str_mv 001019743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/1/001019743.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/2/001019743.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/3/001019743.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 092a9cd91fde2e72d02355217e1db045
1901284f77f4b061defa28c72ffda679
cc2dc76e0db053824099af552646d3c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224530660687872