Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157982 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo, a partir de reflexões teóricas, transpor as noções de dialogia e intersubjetividade de Mikhail Bakhtin e de Émile Benveniste, respectivamente, para atividades de sala de aula em leitura e escrita de gêneros com composição dissertativo-argumentativa, tendo em vista a preparação do aluno para a prova de redação do ENEM. Para isso, construímos uma concepção de língua e linguagem do ponto de vista de sua realização por sujeitos e textos em constante relação, seja dialógica, seja intersubjetiva para, posteriormente, deslocá-la para uma reflexão sobre leitura e escrita na construção de atividades de ensino propriamente inseridas em uma concepção interlocutiva de língua, tendo como meta o preparo dos alunos para a prova de redação do ENEM. Ao final, como proposta transpositiva, apresentamos e analisamos algumas atividades extraídas de um projeto construído e executado na disciplina de Estágio de Docência em Língua Portuguesa II, tendo como base também princípios enunciativos. Buscamos responder, portanto, como as concepções de língua e linguagem, oriundas das noções de dialogismo e intersubjetividade, podem ser inseridas em sala de aula no ensino de língua materna, com o propósito de conferir um papel essencial na interlocução entre alunos, textos e sociedade. |
id |
UFRGS-2_af91a49781398505736071f81986c98c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157982 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guazina, Nathália DornellesSilva, Carmem Luci da Costa2017-05-16T02:28:00Z2016http://hdl.handle.net/10183/157982001019743Este trabalho tem como objetivo, a partir de reflexões teóricas, transpor as noções de dialogia e intersubjetividade de Mikhail Bakhtin e de Émile Benveniste, respectivamente, para atividades de sala de aula em leitura e escrita de gêneros com composição dissertativo-argumentativa, tendo em vista a preparação do aluno para a prova de redação do ENEM. Para isso, construímos uma concepção de língua e linguagem do ponto de vista de sua realização por sujeitos e textos em constante relação, seja dialógica, seja intersubjetiva para, posteriormente, deslocá-la para uma reflexão sobre leitura e escrita na construção de atividades de ensino propriamente inseridas em uma concepção interlocutiva de língua, tendo como meta o preparo dos alunos para a prova de redação do ENEM. Ao final, como proposta transpositiva, apresentamos e analisamos algumas atividades extraídas de um projeto construído e executado na disciplina de Estágio de Docência em Língua Portuguesa II, tendo como base também princípios enunciativos. Buscamos responder, portanto, como as concepções de língua e linguagem, oriundas das noções de dialogismo e intersubjetividade, podem ser inseridas em sala de aula no ensino de língua materna, com o propósito de conferir um papel essencial na interlocução entre alunos, textos e sociedade.Este trabajo tiene por objetivo, a partir de reflexiones teóricas, trasponer el dialogismo y la intersubjetividad de Mikhail Bakhtin y de Émile Benveniste, respectivamente, para el actividades en sala de clase en lectura y escrita de géneros con composición expositivo-argumentativa, teniendo en vista la preparación del alumno para la prueba para la prueba de redacción del ENEM. Para eso, construimos una concepción de lengua y lenguaje desde el punto de vista de su realización por sujetos y textos en una constante relación, sea ella dialógica o intersubjetiva para, posteriormente, desplazarla hasta una reflexión sobre lectura y escrita en la construcción de actividades de enseñanza propiamente inseridas en una concepción interlocutora de lengua, poseyendo como meta el preparo de los alumnos para la prueba de redacción del ENEM. Al final, como una propuesta transpositiva, presentamos y analizamos algunas actividades extraídas de un proyecto construido y ejecutado en la disciplina de Práctica Docente en Lengua Portuguesa II, poseyendo como base también principios enunciativos. Buscamos contestar, conque, como las concepciones de lengua y lenguaje oriundas de las nociones de dialogismo e intersubjetividad pueden ser inseridas en la sala de clase en la enseñanza de lengua materna poseyendo un rol esencial en la interlocución entre alumnos, textos y sociedad.application/pdfporExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Didatica : EnsinoDialogismoIntersubjetividadeIntersubjetividadTransposición didácticaEnseñanzaTransposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019743.pdf001019743.pdfTexto completoapplication/pdf1056220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/1/001019743.pdf092a9cd91fde2e72d02355217e1db045MD51TEXT001019743.pdf.txt001019743.pdf.txtExtracted Texttext/plain137759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/2/001019743.pdf.txt1901284f77f4b061defa28c72ffda679MD52THUMBNAIL001019743.pdf.jpg001019743.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/3/001019743.pdf.jpgcc2dc76e0db053824099af552646d3c5MD5310183/1579822018-10-29 09:29:01.061oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157982Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM |
title |
Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM |
spellingShingle |
Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM Guazina, Nathália Dornelles Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Didatica : Ensino Dialogismo Intersubjetividade Intersubjetividad Transposición didáctica Enseñanza |
title_short |
Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM |
title_full |
Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM |
title_fullStr |
Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM |
title_full_unstemmed |
Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM |
title_sort |
Transposição didática : dialogismo e intersubjetividade em atvidades de sala de aula como preparação para o ENEM |
author |
Guazina, Nathália Dornelles |
author_facet |
Guazina, Nathália Dornelles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guazina, Nathália Dornelles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Carmem Luci da Costa |
contributor_str_mv |
Silva, Carmem Luci da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Didatica : Ensino Dialogismo Intersubjetividade |
topic |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Didatica : Ensino Dialogismo Intersubjetividade Intersubjetividad Transposición didáctica Enseñanza |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Intersubjetividad Transposición didáctica Enseñanza |
description |
Este trabalho tem como objetivo, a partir de reflexões teóricas, transpor as noções de dialogia e intersubjetividade de Mikhail Bakhtin e de Émile Benveniste, respectivamente, para atividades de sala de aula em leitura e escrita de gêneros com composição dissertativo-argumentativa, tendo em vista a preparação do aluno para a prova de redação do ENEM. Para isso, construímos uma concepção de língua e linguagem do ponto de vista de sua realização por sujeitos e textos em constante relação, seja dialógica, seja intersubjetiva para, posteriormente, deslocá-la para uma reflexão sobre leitura e escrita na construção de atividades de ensino propriamente inseridas em uma concepção interlocutiva de língua, tendo como meta o preparo dos alunos para a prova de redação do ENEM. Ao final, como proposta transpositiva, apresentamos e analisamos algumas atividades extraídas de um projeto construído e executado na disciplina de Estágio de Docência em Língua Portuguesa II, tendo como base também princípios enunciativos. Buscamos responder, portanto, como as concepções de língua e linguagem, oriundas das noções de dialogismo e intersubjetividade, podem ser inseridas em sala de aula no ensino de língua materna, com o propósito de conferir um papel essencial na interlocução entre alunos, textos e sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-16T02:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157982 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001019743 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157982 |
identifier_str_mv |
001019743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/1/001019743.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/2/001019743.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157982/3/001019743.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
092a9cd91fde2e72d02355217e1db045 1901284f77f4b061defa28c72ffda679 cc2dc76e0db053824099af552646d3c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224530660687872 |