Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72338 |
Resumo: | Uma curiosa ligação entre o estudo da bioquímica junto com a ecologia tem mostrado a existência de notáveis interações, que tornam o ensino significativo. Mas, os livros didáticos ainda apresentam um enfoque ambiental fragmentado, não abrangendo temas interdisciplinares. Logo, o material paradidático surge como um recurso para fortalecer o ensino em sala de aula, abrangendo temas que não estão no livro didático ou não são apresentados de forma significativa para o aluno. O presente trabalho visa analisar como esta sendo trabalhado o ensino de bioquímica e ecologia no Ensino Fundamental e se um material paradidático que trabalhe ambas as disciplinas simultaneamente seria bem aceito. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de dois questionários, um aplicado a professores e graduandos e outro aplicado a graduandos e pós-graduandos ligados a área de bioquímica. Os dados coletados revelam que, na visão dos participantes dessa pesquisa, os livros didáticos não apresentam essa relação entre esses dois conteúdos. Nota-se que não se trabalha a convergência entre as diversas áreas inter-relacionadas e que a bioquímica continua sendo trabalhada como um conteúdo restrito de terminologias e reações químicas. Apesar disso, os docentes e graduandos dos mostram-se abertos a materiais que procuram diminuir os hiatos dos saberes. |
id |
UFRGS-2_afa12083d1b8f042629f0d0915b28c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72338 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bristot, Ivi JulianaMoreira, Jose Claudio FonsecaCaregaro, Fernanda2013-06-11T01:47:31Z2012http://hdl.handle.net/10183/72338000873080Uma curiosa ligação entre o estudo da bioquímica junto com a ecologia tem mostrado a existência de notáveis interações, que tornam o ensino significativo. Mas, os livros didáticos ainda apresentam um enfoque ambiental fragmentado, não abrangendo temas interdisciplinares. Logo, o material paradidático surge como um recurso para fortalecer o ensino em sala de aula, abrangendo temas que não estão no livro didático ou não são apresentados de forma significativa para o aluno. O presente trabalho visa analisar como esta sendo trabalhado o ensino de bioquímica e ecologia no Ensino Fundamental e se um material paradidático que trabalhe ambas as disciplinas simultaneamente seria bem aceito. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de dois questionários, um aplicado a professores e graduandos e outro aplicado a graduandos e pós-graduandos ligados a área de bioquímica. Os dados coletados revelam que, na visão dos participantes dessa pesquisa, os livros didáticos não apresentam essa relação entre esses dois conteúdos. Nota-se que não se trabalha a convergência entre as diversas áreas inter-relacionadas e que a bioquímica continua sendo trabalhada como um conteúdo restrito de terminologias e reações químicas. Apesar disso, os docentes e graduandos dos mostram-se abertos a materiais que procuram diminuir os hiatos dos saberes.application/pdfporLivros didaticosBioquímicaEcologiaBioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873080.pdf000873080.pdfTexto completoapplication/pdf693982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/1/000873080.pdfdf5496297222da2a396c87a519c66f1aMD51TEXT000873080.pdf.txt000873080.pdf.txtExtracted Texttext/plain83105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/2/000873080.pdf.txt50c3135047253d3ed5048a4e2915ebdfMD52THUMBNAIL000873080.pdf.jpg000873080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/3/000873080.pdf.jpg5b865122ca25dff26d3761c7eb962300MD5310183/723382018-10-15 09:25:08.2oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72338Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:25:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente? |
title |
Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente? |
spellingShingle |
Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente? Bristot, Ivi Juliana Livros didaticos Bioquímica Ecologia |
title_short |
Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente? |
title_full |
Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente? |
title_fullStr |
Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente? |
title_full_unstemmed |
Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente? |
title_sort |
Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente? |
author |
Bristot, Ivi Juliana |
author_facet |
Bristot, Ivi Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bristot, Ivi Juliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Jose Claudio Fonseca |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Caregaro, Fernanda |
contributor_str_mv |
Moreira, Jose Claudio Fonseca Caregaro, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didaticos Bioquímica Ecologia |
topic |
Livros didaticos Bioquímica Ecologia |
description |
Uma curiosa ligação entre o estudo da bioquímica junto com a ecologia tem mostrado a existência de notáveis interações, que tornam o ensino significativo. Mas, os livros didáticos ainda apresentam um enfoque ambiental fragmentado, não abrangendo temas interdisciplinares. Logo, o material paradidático surge como um recurso para fortalecer o ensino em sala de aula, abrangendo temas que não estão no livro didático ou não são apresentados de forma significativa para o aluno. O presente trabalho visa analisar como esta sendo trabalhado o ensino de bioquímica e ecologia no Ensino Fundamental e se um material paradidático que trabalhe ambas as disciplinas simultaneamente seria bem aceito. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de dois questionários, um aplicado a professores e graduandos e outro aplicado a graduandos e pós-graduandos ligados a área de bioquímica. Os dados coletados revelam que, na visão dos participantes dessa pesquisa, os livros didáticos não apresentam essa relação entre esses dois conteúdos. Nota-se que não se trabalha a convergência entre as diversas áreas inter-relacionadas e que a bioquímica continua sendo trabalhada como um conteúdo restrito de terminologias e reações químicas. Apesar disso, os docentes e graduandos dos mostram-se abertos a materiais que procuram diminuir os hiatos dos saberes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-11T01:47:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72338 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873080 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72338 |
identifier_str_mv |
000873080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/1/000873080.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/2/000873080.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/3/000873080.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df5496297222da2a396c87a519c66f1a 50c3135047253d3ed5048a4e2915ebdf 5b865122ca25dff26d3761c7eb962300 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224448191234048 |