Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Márcia Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35321
Resumo: A genética se destaca dentro das ciências biológicas como uma área em constante expansão e de cada vez mais visibilidade. Contudo, o entendimento dos processos genéticos depende de conhecimentos básicos, muitas vezes negligenciados na escola e/ou abordados de forma ineficaz, resultando na incorporação superficial de conceitos científicos pelo aluno. O livro didático, muitas vezes a única ferramenta disponível para enriquecer o conteúdo, nem sempre traz conceitos claros e isso se reflete na dificuldade com que os alunos definem, eles próprios, tais conceitos. A dificuldade na adquisição de um vocabulário básico restringe a posterior compreensão de assunto mais complexos. Foram analisados seis livros didáticos quanto à correção de oito termos básicos de genética, além de avaliados como esses mesmos termos são conceituados por alunos de Ensino Médio. Tanto nos livros como nos questionários, respondidos pelos alunos, fica evidente a falta de clareza quanto à relação entre os termos e o sentido correto atribuído a cada um deles. Sem a apropriação de conceitos simples, é tortuoso construir significados para temas mais sofisticados. O conhecimento prévio, muitas vezes conflitante com o científico, perdura no discurso dos alunos, ainda que seja trabalhado o conteúdo formal. Sem a desconstrução dos préconceitos se torna inviável a instauração do pensamento científico.
id UFRGS-2_afa990418c0db44c056b703733b0db85
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35321
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinheiro, Márcia CristinaSchiengold, Marion2011-12-09T01:19:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/35321000781991A genética se destaca dentro das ciências biológicas como uma área em constante expansão e de cada vez mais visibilidade. Contudo, o entendimento dos processos genéticos depende de conhecimentos básicos, muitas vezes negligenciados na escola e/ou abordados de forma ineficaz, resultando na incorporação superficial de conceitos científicos pelo aluno. O livro didático, muitas vezes a única ferramenta disponível para enriquecer o conteúdo, nem sempre traz conceitos claros e isso se reflete na dificuldade com que os alunos definem, eles próprios, tais conceitos. A dificuldade na adquisição de um vocabulário básico restringe a posterior compreensão de assunto mais complexos. Foram analisados seis livros didáticos quanto à correção de oito termos básicos de genética, além de avaliados como esses mesmos termos são conceituados por alunos de Ensino Médio. Tanto nos livros como nos questionários, respondidos pelos alunos, fica evidente a falta de clareza quanto à relação entre os termos e o sentido correto atribuído a cada um deles. Sem a apropriação de conceitos simples, é tortuoso construir significados para temas mais sofisticados. O conhecimento prévio, muitas vezes conflitante com o científico, perdura no discurso dos alunos, ainda que seja trabalhado o conteúdo formal. Sem a desconstrução dos préconceitos se torna inviável a instauração do pensamento científico.application/pdfporGenéticaEnsinoConceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000781991.pdf.txt000781991.pdf.txtExtracted Texttext/plain76886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/2/000781991.pdf.txtc4cbdc8a1e4c2c3970a9584bc71dbcd1MD52ORIGINAL000781991.pdf000781991.pdfTexto completoapplication/pdf180925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/1/000781991.pdf442dfb163c8aa1d4cb4d05f94ad1e3a6MD51THUMBNAIL000781991.pdf.jpg000781991.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/3/000781991.pdf.jpg6cafd57291801e348d36ce3dd5d22fecMD5310183/353212018-10-08 08:43:15.427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35321Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:43:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante
title Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante
spellingShingle Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante
Pinheiro, Márcia Cristina
Genética
Ensino
title_short Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante
title_full Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante
title_fullStr Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante
title_full_unstemmed Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante
title_sort Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante
author Pinheiro, Márcia Cristina
author_facet Pinheiro, Márcia Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Márcia Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schiengold, Marion
contributor_str_mv Schiengold, Marion
dc.subject.por.fl_str_mv Genética
Ensino
topic Genética
Ensino
description A genética se destaca dentro das ciências biológicas como uma área em constante expansão e de cada vez mais visibilidade. Contudo, o entendimento dos processos genéticos depende de conhecimentos básicos, muitas vezes negligenciados na escola e/ou abordados de forma ineficaz, resultando na incorporação superficial de conceitos científicos pelo aluno. O livro didático, muitas vezes a única ferramenta disponível para enriquecer o conteúdo, nem sempre traz conceitos claros e isso se reflete na dificuldade com que os alunos definem, eles próprios, tais conceitos. A dificuldade na adquisição de um vocabulário básico restringe a posterior compreensão de assunto mais complexos. Foram analisados seis livros didáticos quanto à correção de oito termos básicos de genética, além de avaliados como esses mesmos termos são conceituados por alunos de Ensino Médio. Tanto nos livros como nos questionários, respondidos pelos alunos, fica evidente a falta de clareza quanto à relação entre os termos e o sentido correto atribuído a cada um deles. Sem a apropriação de conceitos simples, é tortuoso construir significados para temas mais sofisticados. O conhecimento prévio, muitas vezes conflitante com o científico, perdura no discurso dos alunos, ainda que seja trabalhado o conteúdo formal. Sem a desconstrução dos préconceitos se torna inviável a instauração do pensamento científico.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-09T01:19:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35321
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000781991
url http://hdl.handle.net/10183/35321
identifier_str_mv 000781991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/2/000781991.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/1/000781991.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/3/000781991.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c4cbdc8a1e4c2c3970a9584bc71dbcd1
442dfb163c8aa1d4cb4d05f94ad1e3a6
6cafd57291801e348d36ce3dd5d22fec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224418553233408