Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35321 |
Resumo: | A genética se destaca dentro das ciências biológicas como uma área em constante expansão e de cada vez mais visibilidade. Contudo, o entendimento dos processos genéticos depende de conhecimentos básicos, muitas vezes negligenciados na escola e/ou abordados de forma ineficaz, resultando na incorporação superficial de conceitos científicos pelo aluno. O livro didático, muitas vezes a única ferramenta disponível para enriquecer o conteúdo, nem sempre traz conceitos claros e isso se reflete na dificuldade com que os alunos definem, eles próprios, tais conceitos. A dificuldade na adquisição de um vocabulário básico restringe a posterior compreensão de assunto mais complexos. Foram analisados seis livros didáticos quanto à correção de oito termos básicos de genética, além de avaliados como esses mesmos termos são conceituados por alunos de Ensino Médio. Tanto nos livros como nos questionários, respondidos pelos alunos, fica evidente a falta de clareza quanto à relação entre os termos e o sentido correto atribuído a cada um deles. Sem a apropriação de conceitos simples, é tortuoso construir significados para temas mais sofisticados. O conhecimento prévio, muitas vezes conflitante com o científico, perdura no discurso dos alunos, ainda que seja trabalhado o conteúdo formal. Sem a desconstrução dos préconceitos se torna inviável a instauração do pensamento científico. |
id |
UFRGS-2_afa990418c0db44c056b703733b0db85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35321 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinheiro, Márcia CristinaSchiengold, Marion2011-12-09T01:19:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/35321000781991A genética se destaca dentro das ciências biológicas como uma área em constante expansão e de cada vez mais visibilidade. Contudo, o entendimento dos processos genéticos depende de conhecimentos básicos, muitas vezes negligenciados na escola e/ou abordados de forma ineficaz, resultando na incorporação superficial de conceitos científicos pelo aluno. O livro didático, muitas vezes a única ferramenta disponível para enriquecer o conteúdo, nem sempre traz conceitos claros e isso se reflete na dificuldade com que os alunos definem, eles próprios, tais conceitos. A dificuldade na adquisição de um vocabulário básico restringe a posterior compreensão de assunto mais complexos. Foram analisados seis livros didáticos quanto à correção de oito termos básicos de genética, além de avaliados como esses mesmos termos são conceituados por alunos de Ensino Médio. Tanto nos livros como nos questionários, respondidos pelos alunos, fica evidente a falta de clareza quanto à relação entre os termos e o sentido correto atribuído a cada um deles. Sem a apropriação de conceitos simples, é tortuoso construir significados para temas mais sofisticados. O conhecimento prévio, muitas vezes conflitante com o científico, perdura no discurso dos alunos, ainda que seja trabalhado o conteúdo formal. Sem a desconstrução dos préconceitos se torna inviável a instauração do pensamento científico.application/pdfporGenéticaEnsinoConceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000781991.pdf.txt000781991.pdf.txtExtracted Texttext/plain76886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/2/000781991.pdf.txtc4cbdc8a1e4c2c3970a9584bc71dbcd1MD52ORIGINAL000781991.pdf000781991.pdfTexto completoapplication/pdf180925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/1/000781991.pdf442dfb163c8aa1d4cb4d05f94ad1e3a6MD51THUMBNAIL000781991.pdf.jpg000781991.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/3/000781991.pdf.jpg6cafd57291801e348d36ce3dd5d22fecMD5310183/353212018-10-08 08:43:15.427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35321Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:43:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante |
title |
Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante |
spellingShingle |
Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante Pinheiro, Márcia Cristina Genética Ensino |
title_short |
Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante |
title_full |
Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante |
title_fullStr |
Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante |
title_full_unstemmed |
Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante |
title_sort |
Conceitos básicos no ensino de genética : do livro didático ao estudante |
author |
Pinheiro, Márcia Cristina |
author_facet |
Pinheiro, Márcia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Márcia Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schiengold, Marion |
contributor_str_mv |
Schiengold, Marion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Genética Ensino |
topic |
Genética Ensino |
description |
A genética se destaca dentro das ciências biológicas como uma área em constante expansão e de cada vez mais visibilidade. Contudo, o entendimento dos processos genéticos depende de conhecimentos básicos, muitas vezes negligenciados na escola e/ou abordados de forma ineficaz, resultando na incorporação superficial de conceitos científicos pelo aluno. O livro didático, muitas vezes a única ferramenta disponível para enriquecer o conteúdo, nem sempre traz conceitos claros e isso se reflete na dificuldade com que os alunos definem, eles próprios, tais conceitos. A dificuldade na adquisição de um vocabulário básico restringe a posterior compreensão de assunto mais complexos. Foram analisados seis livros didáticos quanto à correção de oito termos básicos de genética, além de avaliados como esses mesmos termos são conceituados por alunos de Ensino Médio. Tanto nos livros como nos questionários, respondidos pelos alunos, fica evidente a falta de clareza quanto à relação entre os termos e o sentido correto atribuído a cada um deles. Sem a apropriação de conceitos simples, é tortuoso construir significados para temas mais sofisticados. O conhecimento prévio, muitas vezes conflitante com o científico, perdura no discurso dos alunos, ainda que seja trabalhado o conteúdo formal. Sem a desconstrução dos préconceitos se torna inviável a instauração do pensamento científico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-09T01:19:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35321 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000781991 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35321 |
identifier_str_mv |
000781991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/2/000781991.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/1/000781991.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35321/3/000781991.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4cbdc8a1e4c2c3970a9584bc71dbcd1 442dfb163c8aa1d4cb4d05f94ad1e3a6 6cafd57291801e348d36ce3dd5d22fec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224418553233408 |