Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montalvão Neto, Alberto Lopo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169238
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_5ca51b83df8f4fd6325ea49d4cce0766
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169238
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologiaEducação científica e tecnológicaGenéticaEstudo e ensinoAnálise do discursoLivros didaticosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Considerando a importância do livro didático, que muitas vezes apresenta-se como único recurso didático disponível para professores e alunos, e considerando ainda que o livro didático apresenta-se muitas vezes como a principal ponte entre as Ciências (Físicas e Biológicas) e seus modos de ensino (no caso, disciplinas escolares como a Biologia), nesse trabalho procuraremos pensar sobre algumas questões que permeiam a linguagem do livro didático, mais especificamente no que se refere aos discursos de Genética. Nossos olhares se voltam a essa área da Biologia devido à importância adquirida nos últimos anos pelas inovações científicas e tecnológicas, principalmente no que toca a Biologia Molecular e Biotecnologia (Nova Biologia), temas que passaram a ocupar diferentes espaços, entre eles a escola, as mídias e os materiais didáticos. Propomo-nos então, a pensar em uma perspectiva discursiva sobre temas socialmente relevantes que se encontram em discussões morais, éticas, políticas e econômicas, em várias esferas sociais. Utilizamos como referencial teórico-metodológico, para pensar nos discursos sobre Genética Moderna, a Análise do Discurso de linha francesa, em especial as (re)leituras de Eni Orlandi. Analisamos três livros, voltados ao Ensino Médio, pertencentes à coleção didática de Biologia mais utilizada no Brasil, segundo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Nossos resultados indicam uma insuficiente abordagem sobre os discursos relacionados à Nova Biologia, havendo uma grande predominância de temas sobre Genética Clássica. Além disso, observamos que, apesar da inclusão de alguns temas sobre Genética Moderna e de inserção de questões consideradas importantes para a pesquisa em ensino de Ciências (como visões mais críticas sobre História da Ciência, abordagens CTS, Educação em Saúde, dentre outros), a forma como os conteúdos são apresentados ainda produzem distanciamentos de visões mais críticas a respeito das ciências e suas implicações sociais. Por outro lado, apontamos também que questões socialmente relevantes, importantes e presentes em várias esferas sociais, aos poucos começam a inserir-se no livro didático.<br>Abstract : Considering the importance of the schoolbook, which is frequently presented as the only resource available for teachers and students, and still considering that the school book is highly presented as the main link between Science (Physical and Biological) and its approaches (in case, school subjects such as Biology), in this paper we'll think about some questions that permeate the schoolbook language, more specifically in what refers to the Genetics discourses. Our view turns back to this field in Biology due to the importance is has acquired lately through the scientific and technological innovations, mainly in what comes to Molecular Biology and Biotechnology (New Biology),themes that started occupying different spaces, among them the school, the media and the school material. Therefore, we propose ourselves to think of a new discursive perspective on themes that are socially relevant which can be found in moral, ethical, political and economic discussions, in many social spheres. We used as a theoretical-methodological referential, to think about the discourses on Modern Genetics, the Discourse Analysis of the French line, specially Eni Orlandi's (re)reading. We analyzed three books, aimed at High School, belonging to the most used Biology school collection in Brazil, according to the School Book National Program (PNLD) from 2015. Our results show a poor approach on discourses related to the New Biology, with a great predominance of Classical Genetics themes. Besides that, we observe that although some Modern Genetics themes are included and their insertion in questions which are considered important to the research in Science teaching (such as more critical views on Science History, CTS approaches, Health Education, among others), the way the contents are presented still produce critical view distance regarding science and its social implications. On the other hand, we also point that the socially relevant and important questions which are present in many social spheres, slowly start to be inserted in the schoolbook.Giraldi, Patricia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaMontalvão Neto, Alberto Lopo2016-10-18T03:06:48Z2016-10-18T03:06:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis193 p.| tabs.application/pdf342289https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169238porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-18T03:06:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-18T03:06:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia
title Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia
spellingShingle Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia
Montalvão Neto, Alberto Lopo
Educação científica e tecnológica
Genética
Estudo e ensino
Análise do discurso
Livros didaticos
title_short Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia
title_full Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia
title_fullStr Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia
title_full_unstemmed Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia
title_sort Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia
author Montalvão Neto, Alberto Lopo
author_facet Montalvão Neto, Alberto Lopo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giraldi, Patricia Montanari
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Montalvão Neto, Alberto Lopo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Genética
Estudo e ensino
Análise do discurso
Livros didaticos
topic Educação científica e tecnológica
Genética
Estudo e ensino
Análise do discurso
Livros didaticos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18T03:06:48Z
2016-10-18T03:06:48Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 342289
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169238
identifier_str_mv 342289
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652228434591744