Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okido, Daniela Hiromi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236356
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo teórico que busca responder à seguinte questão de pesquisa: qual a importância do enculturamento científico de estudantes do curso de graduação em Bacharelado em Física: Astrofísica por meio do diálogo entre a cultura científica e a cultura local/AC? A busca da resposta foi feita articulando três elementos: i) revisão da literatura sobre Astronomia nas Culturas (AC) e suas relações com a Astronomia científica, isto é, aquela ensinada na academia; ii) ideias de pensadores ibero-americanos (um brasileiro, um caribenho e um europeu) que são sensíveis à inadequação da tendência, que marca a fundação da ciência moderna e se estende até nossos dias, de invisibilizar outras culturas, outros saberes, para além dos acadêmicos; iii) apresentação de dois casos emblemáticos que atestam esse tensionamento. Os resultados indicam que nossa ciência é importante e tem contribuído de forma inquestionável para o aumento de nossos conhecimentos astronômicos e sobre o universo, mas que não há justificativas para que a consideremos um saber hegemônico a ponto de destruir os saberes locais, culturais de povos originários, geralmente racializados. Propomos o enriquecimento de nossa formação acadêmica ao sugerir a inclusão de algumas disciplinas que incitem a reflexão, não apenas sobre a existência desses saberes, mas que contribuam com discussões de forma a tornar a graduação em Bacharelado em Física/Astrofísica mais crítica, menos polarizada e mais diversa, dado que esta é uma marca do pensamento democrático que tanto buscamos.
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