Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236356 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo teórico que busca responder à seguinte questão de pesquisa: qual a importância do enculturamento científico de estudantes do curso de graduação em Bacharelado em Física: Astrofísica por meio do diálogo entre a cultura científica e a cultura local/AC? A busca da resposta foi feita articulando três elementos: i) revisão da literatura sobre Astronomia nas Culturas (AC) e suas relações com a Astronomia científica, isto é, aquela ensinada na academia; ii) ideias de pensadores ibero-americanos (um brasileiro, um caribenho e um europeu) que são sensíveis à inadequação da tendência, que marca a fundação da ciência moderna e se estende até nossos dias, de invisibilizar outras culturas, outros saberes, para além dos acadêmicos; iii) apresentação de dois casos emblemáticos que atestam esse tensionamento. Os resultados indicam que nossa ciência é importante e tem contribuído de forma inquestionável para o aumento de nossos conhecimentos astronômicos e sobre o universo, mas que não há justificativas para que a consideremos um saber hegemônico a ponto de destruir os saberes locais, culturais de povos originários, geralmente racializados. Propomos o enriquecimento de nossa formação acadêmica ao sugerir a inclusão de algumas disciplinas que incitem a reflexão, não apenas sobre a existência desses saberes, mas que contribuam com discussões de forma a tornar a graduação em Bacharelado em Física/Astrofísica mais crítica, menos polarizada e mais diversa, dado que esta é uma marca do pensamento democrático que tanto buscamos. |
id |
UFRGS-2_afc59e6ff551c816bfe684375e95a318 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236356 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Okido, Daniela HiromiMassoni, Neusa Teresinha2022-03-29T04:36:05Z2021http://hdl.handle.net/10183/236356001137352Este Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo teórico que busca responder à seguinte questão de pesquisa: qual a importância do enculturamento científico de estudantes do curso de graduação em Bacharelado em Física: Astrofísica por meio do diálogo entre a cultura científica e a cultura local/AC? A busca da resposta foi feita articulando três elementos: i) revisão da literatura sobre Astronomia nas Culturas (AC) e suas relações com a Astronomia científica, isto é, aquela ensinada na academia; ii) ideias de pensadores ibero-americanos (um brasileiro, um caribenho e um europeu) que são sensíveis à inadequação da tendência, que marca a fundação da ciência moderna e se estende até nossos dias, de invisibilizar outras culturas, outros saberes, para além dos acadêmicos; iii) apresentação de dois casos emblemáticos que atestam esse tensionamento. Os resultados indicam que nossa ciência é importante e tem contribuído de forma inquestionável para o aumento de nossos conhecimentos astronômicos e sobre o universo, mas que não há justificativas para que a consideremos um saber hegemônico a ponto de destruir os saberes locais, culturais de povos originários, geralmente racializados. Propomos o enriquecimento de nossa formação acadêmica ao sugerir a inclusão de algumas disciplinas que incitem a reflexão, não apenas sobre a existência desses saberes, mas que contribuam com discussões de forma a tornar a graduação em Bacharelado em Física/Astrofísica mais crítica, menos polarizada e mais diversa, dado que esta é uma marca do pensamento democrático que tanto buscamos.This Undergraduate Final Project is a theoretical study that seeks to answer the following research question: what is the importance of scientific enculturation of undergraduate students in Bachelor of Physics: Astrophysics through the dialogue between scientific culture and local culture/AC? The search for an answer was made by articulating three elements: i) literature review on Cultural Astronomy (AC) and its relationship with scientific astronomy, in other words, the one taught in academia; ii) ideas of Ibero-American thinkers (one Brazilian, one Caribbean and one European) who are sensitive to the inadequacy of the trend that marks the foundation of modern science and extends to our days of making other cultures, other knowledges invisible, beyond academics; iii) presentation of two emblematic cases that attest to this tension. The results indicate that our science is important and has unquestionably contributed to the increase of our astronomical knowledge and insight about the universe, but that there is no justification for us to consider it a hegemonic knowledge to the point of destroying the local, cultural knowledge of native peoples, generally racialized. We propose to enrich our academic education by suggesting the inclusion of some disciplines that discuss not only the existence of this knowledge, but that contribute to these discussions in order to make the undergraduate degree in Bachelor of Physics/Astrophysics more critical, less polarized and more diverse, given that this is a mark of the democratic thinking that we aspire.application/pdfporAstronomiaEpistemologiaHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaEnsino de ciênciasCultural astronomyDecolonialismSouthern epistemologiesHistory and Philosophy of scienceScience teachingExercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2021Astrofísica: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137352.pdf.txt001137352.pdf.txtExtracted Texttext/plain111365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236356/2/001137352.pdf.txt985fa648d8cc6f65e6d83cab5247433aMD52ORIGINAL001137352.pdfTexto completoapplication/pdf637178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236356/1/001137352.pdfd391407db892c77fdf237ba13ce1ac02MD5110183/2363562022-04-05 04:40:05.794953oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236356Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-05T07:40:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu |
title |
Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu |
spellingShingle |
Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu Okido, Daniela Hiromi Astronomia Epistemologia História da ciência Filosofia da ciência Ensino de ciências Cultural astronomy Decolonialism Southern epistemologies History and Philosophy of science Science teaching |
title_short |
Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu |
title_full |
Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu |
title_fullStr |
Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu |
title_full_unstemmed |
Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu |
title_sort |
Exercitando o pensamento decolonial na astronomia : um convite para sulear nossas perspectivas do céu |
author |
Okido, Daniela Hiromi |
author_facet |
Okido, Daniela Hiromi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Okido, Daniela Hiromi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha |
contributor_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Epistemologia História da ciência Filosofia da ciência Ensino de ciências |
topic |
Astronomia Epistemologia História da ciência Filosofia da ciência Ensino de ciências Cultural astronomy Decolonialism Southern epistemologies History and Philosophy of science Science teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural astronomy Decolonialism Southern epistemologies History and Philosophy of science Science teaching |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo teórico que busca responder à seguinte questão de pesquisa: qual a importância do enculturamento científico de estudantes do curso de graduação em Bacharelado em Física: Astrofísica por meio do diálogo entre a cultura científica e a cultura local/AC? A busca da resposta foi feita articulando três elementos: i) revisão da literatura sobre Astronomia nas Culturas (AC) e suas relações com a Astronomia científica, isto é, aquela ensinada na academia; ii) ideias de pensadores ibero-americanos (um brasileiro, um caribenho e um europeu) que são sensíveis à inadequação da tendência, que marca a fundação da ciência moderna e se estende até nossos dias, de invisibilizar outras culturas, outros saberes, para além dos acadêmicos; iii) apresentação de dois casos emblemáticos que atestam esse tensionamento. Os resultados indicam que nossa ciência é importante e tem contribuído de forma inquestionável para o aumento de nossos conhecimentos astronômicos e sobre o universo, mas que não há justificativas para que a consideremos um saber hegemônico a ponto de destruir os saberes locais, culturais de povos originários, geralmente racializados. Propomos o enriquecimento de nossa formação acadêmica ao sugerir a inclusão de algumas disciplinas que incitem a reflexão, não apenas sobre a existência desses saberes, mas que contribuam com discussões de forma a tornar a graduação em Bacharelado em Física/Astrofísica mais crítica, menos polarizada e mais diversa, dado que esta é uma marca do pensamento democrático que tanto buscamos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-29T04:36:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236356 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137352 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236356 |
identifier_str_mv |
001137352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236356/2/001137352.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236356/1/001137352.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
985fa648d8cc6f65e6d83cab5247433a d391407db892c77fdf237ba13ce1ac02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447302572081152 |