Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Lisandra Jacobi Kölling
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254812
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de indicadores de qualidade ambiental, especificamente, a qualidade do ar, pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Jacob Hoff, por meio de levantamento e identificação de características morfológicas e anatômicas de líquens exemplos: cor, tipos, corticícolas, foliosos e fruticosos, a fim de desenvolver uma formação voltada às necessidades da sociedade atual. Os alunos do Ensino Fundamental foram convidados para o desenvolvimento de uma pesquisa científica como atividade investigativa, por meio da qual observaram que a qualidade do ar impacta nos seres vivos, e assim reconheceram os líquens como bioindicadores da qualidade do ar em microrregiões selecionadas do município de Harmonia, onde residem, comparando com diferentes regiões do Rio Grande do Sul, especificamente do Vale do Caí, São Sebastião do Caí. Os estudantes foram desafiados a construir um texto sobre qualidade do ar, poluição e impacto em seres vivos que foi obtido anteriormente à experimentação propriamente dita, para detecção dos conhecimentos prévios sobre o assunto. Os estudantes e a professora coletaram dados sobre os tipos de líquens, densidade e outras características, em regiões próximas às suas residências. Na cidade de Harmonia, a coleta de informações os alunos aplicarão na avenida localizada no centro da cidade que possui um alto fluxo de carros, e as professoras cursista e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso TCC, respectivamente na cidade de São Sebastião do Caí. Possibilitando a comparação entre as diferentes regiões e demais observações como o fluxo de carros. Assim, o levantamento foi realizado pelos alunos e pesquisadores participantes e aconteceu mediante a observação e o desenvolvimento do processo pedagógico de ensino e aprendizagem utilizando o método científico, realizando o levantamento de dados e a análise destes. Os dados foram analisados pelos pequenos cientistas, correlacionando quais espécimes ocorrem com maior incidência e em qual área, urbana ou rural. A partir dos dados levantados, foi elaborado um projeto sobre qualidade e poluição do ar que atingiu a comunidade escolar e local.
id UFRGS-2_afe7561d1d7cf80a5fc462fd2751ed90
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254812
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Junges, Lisandra Jacobi KöllingSiqueira, Ionara RodriguesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-02-15T03:23:30Z2021http://hdl.handle.net/10183/254812001162871O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de indicadores de qualidade ambiental, especificamente, a qualidade do ar, pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Jacob Hoff, por meio de levantamento e identificação de características morfológicas e anatômicas de líquens exemplos: cor, tipos, corticícolas, foliosos e fruticosos, a fim de desenvolver uma formação voltada às necessidades da sociedade atual. Os alunos do Ensino Fundamental foram convidados para o desenvolvimento de uma pesquisa científica como atividade investigativa, por meio da qual observaram que a qualidade do ar impacta nos seres vivos, e assim reconheceram os líquens como bioindicadores da qualidade do ar em microrregiões selecionadas do município de Harmonia, onde residem, comparando com diferentes regiões do Rio Grande do Sul, especificamente do Vale do Caí, São Sebastião do Caí. Os estudantes foram desafiados a construir um texto sobre qualidade do ar, poluição e impacto em seres vivos que foi obtido anteriormente à experimentação propriamente dita, para detecção dos conhecimentos prévios sobre o assunto. Os estudantes e a professora coletaram dados sobre os tipos de líquens, densidade e outras características, em regiões próximas às suas residências. Na cidade de Harmonia, a coleta de informações os alunos aplicarão na avenida localizada no centro da cidade que possui um alto fluxo de carros, e as professoras cursista e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso TCC, respectivamente na cidade de São Sebastião do Caí. Possibilitando a comparação entre as diferentes regiões e demais observações como o fluxo de carros. Assim, o levantamento foi realizado pelos alunos e pesquisadores participantes e aconteceu mediante a observação e o desenvolvimento do processo pedagógico de ensino e aprendizagem utilizando o método científico, realizando o levantamento de dados e a análise destes. Os dados foram analisados pelos pequenos cientistas, correlacionando quais espécimes ocorrem com maior incidência e em qual área, urbana ou rural. A partir dos dados levantados, foi elaborado um projeto sobre qualidade e poluição do ar que atingiu a comunidade escolar e local.This study aims to evaluate the perception of environmental quality indicators, specifically, air quality, by students at the Jacob Hoff State School of Education, through a survey and identification of morphological and anatomical characteristics of lichens, examples: color, types, cork, leafy and fruity, to develop training geared to the needs of today's society. Elementary school students will be invited to carry out scientific research as an investigative activity, through which they will observe that air quality impacts living beings, and thus recognize lichens as bioindicators of air quality in selected microregions of the municipality de Harmonia, where they live, compared to different regions of Rio Grande do Sul, specifically Vale do Caí, São Sebastião do Caí. Students will be challenged to build a text on air quality, pollution and impact on living beings that will be obtained prior to the experiment itself, to detect prior knowledge on the subject. Students and teachers will collect data on lichen types, density and other characteristics in regions close to their homes. In the city of Harmonia, the collection of information will be applied by students on the avenue located in the center of the city, which has a high flow of cars, and on the Completion of Course Work TCC course teacher and advisor, respectively, in the city of São Sebastião do Caí. Enabling the comparison between different regions and other observations such as the flow of cars. Thus, the survey will be carried out by the participating students and researchers and will take place through the observation and development of the pedagogical process of teaching and learning using the scientific method, carrying out data collection and analysis. The data will be analyzed by small scientists, correlating which specimens occur with greater incidence and in which area, urban or rural. Based on the data collected, a teaching project on air quality and pollution will be developed that will reach the school and local community.application/pdfporLíquensBioindicadoresPoluição do arMetodologia científicaPollutionLichensEnvironmental bioindicatorsAir qualityPercepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162871.pdf.txt001162871.pdf.txtExtracted Texttext/plain88838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254812/2/001162871.pdf.txtee28cc9394417c5f9456273a0e03c9e6MD52ORIGINAL001162871.pdfTexto completoapplication/pdf1858894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254812/1/001162871.pdfc038b885f61a13955bd00c46568e4b12MD5110183/2548122023-08-03 03:32:52.545262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254812Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:32:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
title Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
spellingShingle Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
Junges, Lisandra Jacobi Kölling
Líquens
Bioindicadores
Poluição do ar
Metodologia científica
Pollution
Lichens
Environmental bioindicators
Air quality
title_short Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
title_full Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
title_fullStr Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
title_full_unstemmed Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
title_sort Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
author Junges, Lisandra Jacobi Kölling
author_facet Junges, Lisandra Jacobi Kölling
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junges, Lisandra Jacobi Kölling
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, Ionara Rodrigues
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
contributor_str_mv Siqueira, Ionara Rodrigues
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
dc.subject.por.fl_str_mv Líquens
Bioindicadores
Poluição do ar
Metodologia científica
topic Líquens
Bioindicadores
Poluição do ar
Metodologia científica
Pollution
Lichens
Environmental bioindicators
Air quality
dc.subject.eng.fl_str_mv Pollution
Lichens
Environmental bioindicators
Air quality
description O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de indicadores de qualidade ambiental, especificamente, a qualidade do ar, pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Jacob Hoff, por meio de levantamento e identificação de características morfológicas e anatômicas de líquens exemplos: cor, tipos, corticícolas, foliosos e fruticosos, a fim de desenvolver uma formação voltada às necessidades da sociedade atual. Os alunos do Ensino Fundamental foram convidados para o desenvolvimento de uma pesquisa científica como atividade investigativa, por meio da qual observaram que a qualidade do ar impacta nos seres vivos, e assim reconheceram os líquens como bioindicadores da qualidade do ar em microrregiões selecionadas do município de Harmonia, onde residem, comparando com diferentes regiões do Rio Grande do Sul, especificamente do Vale do Caí, São Sebastião do Caí. Os estudantes foram desafiados a construir um texto sobre qualidade do ar, poluição e impacto em seres vivos que foi obtido anteriormente à experimentação propriamente dita, para detecção dos conhecimentos prévios sobre o assunto. Os estudantes e a professora coletaram dados sobre os tipos de líquens, densidade e outras características, em regiões próximas às suas residências. Na cidade de Harmonia, a coleta de informações os alunos aplicarão na avenida localizada no centro da cidade que possui um alto fluxo de carros, e as professoras cursista e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso TCC, respectivamente na cidade de São Sebastião do Caí. Possibilitando a comparação entre as diferentes regiões e demais observações como o fluxo de carros. Assim, o levantamento foi realizado pelos alunos e pesquisadores participantes e aconteceu mediante a observação e o desenvolvimento do processo pedagógico de ensino e aprendizagem utilizando o método científico, realizando o levantamento de dados e a análise destes. Os dados foram analisados pelos pequenos cientistas, correlacionando quais espécimes ocorrem com maior incidência e em qual área, urbana ou rural. A partir dos dados levantados, foi elaborado um projeto sobre qualidade e poluição do ar que atingiu a comunidade escolar e local.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-15T03:23:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254812
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162871
url http://hdl.handle.net/10183/254812
identifier_str_mv 001162871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254812/2/001162871.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254812/1/001162871.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee28cc9394417c5f9456273a0e03c9e6
c038b885f61a13955bd00c46568e4b12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447330596323328