Universidades e transformações socioambientais : contribuições da aprendizagem transformadora e da teoria da atividade histórico cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174057 |
Resumo: | Apesar das discussões sobre a temática ambiental estarem cada vez mais presentes nas instituições de ensino, os avanços em direção a uma transformação parecem poucos, permanecendo as universidades presas ao mainstrean. A transformação exige que as universidades se desvencilhem do que Freire (1987) chama de educação bancária. Considerando o ensino em Administração, essa transformação exige uma separação da ortodoxia gerencialista que domina a área, visto que o contexto atual exige uma postura reflexiva e crítica ante aos problemas socioambientais. Fala-se muito em responsabilidades coletivas e institucionais. Contudo, pouco se atenta para a necessidade real de revisão da responsabilidade individual e de como engajar os indivíduos na sociedade enquanto cidadãos conscientes de seu papel socioambiental. É amplamente conhecido que os indivíduos têm um papel fundamental a desempenhar na concretização de transformações para a sustentabilidade. Mais do que o entendimento acerca de uma educação voltada para a sustentabilidade, deve-se pensar em como impulsionar os indivíduos a agir com vistas à transformação do futuro. Inserido nesta preocupação, este ensaio tem como argumento central que as mudanças em direção à consciência socioambiental perpassam a agência individual e coletiva, com vistas à transformação. Neste processo, as universidades têm um papel central, na medida em que podem ser organizações promotoras desta transformação. Para tanto, buscou-se subsídios na teoria da aprendizagem transformadora e na teoria da atividade histórico cultural para uma compreensão crítica acerca de como as universidades podem promover um aprendizado voltado ao desenvolvimento da agência transformadora e assim engajar os indivíduos na sociedade enquanto cidadãos conscientes de seu papel socioambiental. |
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Campos, Simone Alves Pacheco dePalma, Lisiane CeliaPedrozo, Eugenio Avila2018-03-28T02:33:49Z20172237-7956http://hdl.handle.net/10183/174057001062507Apesar das discussões sobre a temática ambiental estarem cada vez mais presentes nas instituições de ensino, os avanços em direção a uma transformação parecem poucos, permanecendo as universidades presas ao mainstrean. A transformação exige que as universidades se desvencilhem do que Freire (1987) chama de educação bancária. Considerando o ensino em Administração, essa transformação exige uma separação da ortodoxia gerencialista que domina a área, visto que o contexto atual exige uma postura reflexiva e crítica ante aos problemas socioambientais. Fala-se muito em responsabilidades coletivas e institucionais. Contudo, pouco se atenta para a necessidade real de revisão da responsabilidade individual e de como engajar os indivíduos na sociedade enquanto cidadãos conscientes de seu papel socioambiental. É amplamente conhecido que os indivíduos têm um papel fundamental a desempenhar na concretização de transformações para a sustentabilidade. Mais do que o entendimento acerca de uma educação voltada para a sustentabilidade, deve-se pensar em como impulsionar os indivíduos a agir com vistas à transformação do futuro. Inserido nesta preocupação, este ensaio tem como argumento central que as mudanças em direção à consciência socioambiental perpassam a agência individual e coletiva, com vistas à transformação. Neste processo, as universidades têm um papel central, na medida em que podem ser organizações promotoras desta transformação. Para tanto, buscou-se subsídios na teoria da aprendizagem transformadora e na teoria da atividade histórico cultural para uma compreensão crítica acerca de como as universidades podem promover um aprendizado voltado ao desenvolvimento da agência transformadora e assim engajar os indivíduos na sociedade enquanto cidadãos conscientes de seu papel socioambiental.Nowadays, much has been discussed about the universities role in relation to socio and environmental issues. However universities still trapped to mainstream and real advances towards transformations are still small. The transformation requires a break with the banking education suggested by Freire (1987). Since present context needs critical and reflective attitude, in regarding management education, it requires separation of managerial orthodoxy that dominates academic field. It has been discussed a lot about collective and institutional responsibilities. However, little has been discussed about individual responsibilities and how to engage individuals in society as citizens that are aware of their social and environmental role. Thereby, it is widely known about how important is the individual role in achieve transformations towards sustainability. Not only understanding about education oriented to sustainability but also thinking how we will push on individuals towards transforming the future is needed. Given this preoccupation, the central argument surrounding this theoretical essay is that individual and collective agency permeates transformations towards social and environmental conscious. In this process, universities are important in that it could be promoting organizations for transformation. To support this argument, we drawn on transformative learning and cultural historical activity theory since we believe this approaches could provide a critical view about how universities could provide learning towards transformative agency, and how to engage individuals in society as citizens that are aware of their social and environmental role.application/pdfporRevista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 3-26Consciência ambientalConsciência socialEnsino-aprendizagemManament EducationTransformative LearningCultural Historical Activity TheorySustainabilityUniversidades e transformações socioambientais : contribuições da aprendizagem transformadora e da teoria da atividade histórico culturalUniversities and socioambiental transformations : contributions from transformative learning and cultural historical activity theoryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062507.pdf001062507.pdfTexto completoapplication/pdf1493502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174057/1/001062507.pdf7912c44b5180ddf588b6d4652061a0a6MD51TEXT001062507.pdf.txt001062507.pdf.txtExtracted Texttext/plain66626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174057/2/001062507.pdf.txt6372ad9c07aca9e9028572a605593292MD52THUMBNAIL001062507.pdf.jpg001062507.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174057/3/001062507.pdf.jpg85e65de0a41168e47c6bcfbd2e4d931eMD5310183/1740572018-10-22 08:27:56.007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174057Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T11:27:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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