Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Marcelo Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201384
Resumo: Trata-se de um estudo de caso que se dedicou à busca de uma metodologia de ensino apoiada em um ambiente virtual de ensino (AVA), de forma a comprovar e permitir uma aprendizagem concreta e significativa. O AVA MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment ou, em português, ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos) é o ambiente virtual de aprendizagem utilizado neste trabalho. Após uma pesquisa das condições de ensino e aprendizagem em escolas do município de Charqueadas, podemos perceber que a forma de ensino que vem sendo utilizada não contempla mais os alunos de hoje e suas habilidades e necessidades. O aluno está sendo subestimado. De posse de dados anteriores à utilização das tecnologias de informação nas escolas e a obtenção de novos levantamentos realizados após a utilização de ambiente virtual como apoio à aprendizagem, é verificado que a apropriação de conhecimentos, de forma significativa, ocorre quando atualizamos a forma de ensino e fazemos uso de ferramentas as quais nossos discentes estão mais habituados com a sua utilização. Os resultados obtidos após o ensino ter sido desenvolvido e planejado com o apoio destes ambientes, permitindo ao aluno, o acesso aos conteúdos estudados em qualquer lugar, a qualquer momento e com a possibilidade de rever tudo o que foi trabalhado em um mesmo lugar, ou seja, no MOODLE. Foi possível observar também que, tanto professores quanto alunos sentem-se mais motivados, instigados e curiosos para com a utilização destas ferramentas digitais, mas não somente pelas ferramentas, percebe-se que o interesse pela aprendizagem dos conteúdos lecionados, antes colocados em segundo plano, agora são procurados com satisfação e empenho pelos alunos.
id UFRGS-2_b02cc876f6d647fbc5c63c1b8f4a6a1e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201384
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vale, Marcelo GomesViegas, Silvio Cesar2019-11-05T03:50:07Z2018http://hdl.handle.net/10183/201384001105924Trata-se de um estudo de caso que se dedicou à busca de uma metodologia de ensino apoiada em um ambiente virtual de ensino (AVA), de forma a comprovar e permitir uma aprendizagem concreta e significativa. O AVA MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment ou, em português, ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos) é o ambiente virtual de aprendizagem utilizado neste trabalho. Após uma pesquisa das condições de ensino e aprendizagem em escolas do município de Charqueadas, podemos perceber que a forma de ensino que vem sendo utilizada não contempla mais os alunos de hoje e suas habilidades e necessidades. O aluno está sendo subestimado. De posse de dados anteriores à utilização das tecnologias de informação nas escolas e a obtenção de novos levantamentos realizados após a utilização de ambiente virtual como apoio à aprendizagem, é verificado que a apropriação de conhecimentos, de forma significativa, ocorre quando atualizamos a forma de ensino e fazemos uso de ferramentas as quais nossos discentes estão mais habituados com a sua utilização. Os resultados obtidos após o ensino ter sido desenvolvido e planejado com o apoio destes ambientes, permitindo ao aluno, o acesso aos conteúdos estudados em qualquer lugar, a qualquer momento e com a possibilidade de rever tudo o que foi trabalhado em um mesmo lugar, ou seja, no MOODLE. Foi possível observar também que, tanto professores quanto alunos sentem-se mais motivados, instigados e curiosos para com a utilização destas ferramentas digitais, mas não somente pelas ferramentas, percebe-se que o interesse pela aprendizagem dos conteúdos lecionados, antes colocados em segundo plano, agora são procurados com satisfação e empenho pelos alunos.This work is a case study that has been dedicated to the search of a teaching methodology supported in a virtual environment of teaching (AVA), in order to prove and allow a concrete and meaningful learning. AVA MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) is the virtual learning environment used in this work. After a research of the conditions of teaching and learning in schools of the municipality of Charqueadas, we can see that the form of teaching that is being used does not contemplate the students of today and their abilities and needs. The student is being underestimated. With data prior to the use of information technologies in schools and the collection of new surveys carried out after the use of a virtual environment to support learning, it is verified that the appropriation of knowledge, in a significant way, occurs when we update the form of teaching and we make use of tools which our students are more accustomed to using. The results were obtained after the teaching was developed and planned with the support of these environments, allowing the student access to the studied contents anywhere, at any time and with the possibility to review everything that was worked in the same place, that is, in MOODLE. It was also possible to observe that both teachers and students feel more motivated, instigated and curious about the use of these digital tools, but not only for the tools, it is noticed that the interest in learning the contents taught before placed in the background, are now sought after with satisfaction and commitment by the students.application/pdfporAprendizadoAmbiente virtualTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MOODLEVirtual EnvironmentsSignificant and concrete learningInformation technologyAmbientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105924.pdf.txt001105924.pdf.txtExtracted Texttext/plain82558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201384/2/001105924.pdf.txte5e091a2f9d3c02fbd86feac078e18b9MD52ORIGINAL001105924.pdfTexto completoapplication/pdf843492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201384/1/001105924.pdf4d8d4f7a667a34d97e42941b8d410d81MD5110183/2013842019-11-06 04:48:48.968749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-06T06:48:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa
title Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa
spellingShingle Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa
Vale, Marcelo Gomes
Aprendizado
Ambiente virtual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
MOODLE
Virtual Environments
Significant and concrete learning
Information technology
title_short Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa
title_full Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa
title_fullStr Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa
title_sort Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa
author Vale, Marcelo Gomes
author_facet Vale, Marcelo Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Marcelo Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viegas, Silvio Cesar
contributor_str_mv Viegas, Silvio Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado
Ambiente virtual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Aprendizado
Ambiente virtual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
MOODLE
Virtual Environments
Significant and concrete learning
Information technology
dc.subject.eng.fl_str_mv MOODLE
Virtual Environments
Significant and concrete learning
Information technology
description Trata-se de um estudo de caso que se dedicou à busca de uma metodologia de ensino apoiada em um ambiente virtual de ensino (AVA), de forma a comprovar e permitir uma aprendizagem concreta e significativa. O AVA MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment ou, em português, ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos) é o ambiente virtual de aprendizagem utilizado neste trabalho. Após uma pesquisa das condições de ensino e aprendizagem em escolas do município de Charqueadas, podemos perceber que a forma de ensino que vem sendo utilizada não contempla mais os alunos de hoje e suas habilidades e necessidades. O aluno está sendo subestimado. De posse de dados anteriores à utilização das tecnologias de informação nas escolas e a obtenção de novos levantamentos realizados após a utilização de ambiente virtual como apoio à aprendizagem, é verificado que a apropriação de conhecimentos, de forma significativa, ocorre quando atualizamos a forma de ensino e fazemos uso de ferramentas as quais nossos discentes estão mais habituados com a sua utilização. Os resultados obtidos após o ensino ter sido desenvolvido e planejado com o apoio destes ambientes, permitindo ao aluno, o acesso aos conteúdos estudados em qualquer lugar, a qualquer momento e com a possibilidade de rever tudo o que foi trabalhado em um mesmo lugar, ou seja, no MOODLE. Foi possível observar também que, tanto professores quanto alunos sentem-se mais motivados, instigados e curiosos para com a utilização destas ferramentas digitais, mas não somente pelas ferramentas, percebe-se que o interesse pela aprendizagem dos conteúdos lecionados, antes colocados em segundo plano, agora são procurados com satisfação e empenho pelos alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-05T03:50:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201384
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105924
url http://hdl.handle.net/10183/201384
identifier_str_mv 001105924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201384/2/001105924.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201384/1/001105924.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e5e091a2f9d3c02fbd86feac078e18b9
4d8d4f7a667a34d97e42941b8d410d81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447254830415872