Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mariana Fonseca
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36363
Resumo: Este trabalho acompanha a trajetória da formação musical de 56 estudantes que frequentam aulas de Educação Musical no curso de Pedagogia de uma universidade pública de Porto Alegre. O estudo tem por objetivo compreender o papel que a música desempenha na sua formação docente e de que modo as experiências anteriores com a música participam dos conteúdos musicais desenvolvidos em sala de aula. O material empírico constitui-se de depoimentos registrados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, comentários realizados pelas estudantes durante as aulas e tarefas escritas solicitadas pela professora da disciplina. Para aprofundar a compreensão, foram realizadas duas entrevistas-narrativas com as participantes que demonstraram interesse em narrar suas práticas pedagógicas com a música. Os eixos de análise emergiram das leituras do material empírico recolhido, os quais foram agrupados em torno de “lembranças musicais ao longo da vida”, “expressões da cultura”, “aprendizagens realizadas” e “percepção de si”. A partir desses eixos formou-se o fio condutor que explica de que modo os diferentes saberes se articulam na ampliação do conhecimento musical proposto pela disciplina. O aporte teórico baseou-se nas teorias de Histórias de Vida e os principais autores utilizados foram Marie-Christine Josso (2004-2010), Piérre Dominicé (2010) e Adéle Chiené (2010). Os resultados parciais da pesquisa mostraram que a presença da música na vida das estudantes e a familiaridade com as atividades musicais são fatores que influenciam de modo positivo a percepção de si mesma como pessoas musicais. Os conceitos musicais trabalhados em aula adquirem significado a partir do modo próprio de entender os elementos da música. O conhecimento musical parece ser melhor compreendido quando empregado para explicar as ações concretamente desenvolvidas em classe.
id UFRGS-2_b056b707fa4c70dd100c498202ee1ae3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36363
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Mariana FonsecaMaffioletti, Leda de Albuquerque2012-01-17T01:19:33Z2011http://hdl.handle.net/10183/36363000817601Este trabalho acompanha a trajetória da formação musical de 56 estudantes que frequentam aulas de Educação Musical no curso de Pedagogia de uma universidade pública de Porto Alegre. O estudo tem por objetivo compreender o papel que a música desempenha na sua formação docente e de que modo as experiências anteriores com a música participam dos conteúdos musicais desenvolvidos em sala de aula. O material empírico constitui-se de depoimentos registrados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, comentários realizados pelas estudantes durante as aulas e tarefas escritas solicitadas pela professora da disciplina. Para aprofundar a compreensão, foram realizadas duas entrevistas-narrativas com as participantes que demonstraram interesse em narrar suas práticas pedagógicas com a música. Os eixos de análise emergiram das leituras do material empírico recolhido, os quais foram agrupados em torno de “lembranças musicais ao longo da vida”, “expressões da cultura”, “aprendizagens realizadas” e “percepção de si”. A partir desses eixos formou-se o fio condutor que explica de que modo os diferentes saberes se articulam na ampliação do conhecimento musical proposto pela disciplina. O aporte teórico baseou-se nas teorias de Histórias de Vida e os principais autores utilizados foram Marie-Christine Josso (2004-2010), Piérre Dominicé (2010) e Adéle Chiené (2010). Os resultados parciais da pesquisa mostraram que a presença da música na vida das estudantes e a familiaridade com as atividades musicais são fatores que influenciam de modo positivo a percepção de si mesma como pessoas musicais. Os conceitos musicais trabalhados em aula adquirem significado a partir do modo próprio de entender os elementos da música. O conhecimento musical parece ser melhor compreendido quando empregado para explicar as ações concretamente desenvolvidas em classe.This monography follows the trajectory of musical formation of 56 students who attend Musical Education classes related to Pedagogy course at a public university in Porto Alegre, Brazil. The study intends to comprehend what part music plays in their development as teachers and in what way previous contact with music influence their learning. Empirical material consists in testimonies gathered on virtual learning enviroment Moodle, comments made by students during classes and written assignments requested by the teacher in charge of the class. To deepen understanding, there were two narrative interviews with participants who expressed interest in describing their pedagogical practice with music. The axis of analysis emerged from readings of the empirical material collected, which were grouped "musical memories throughout life", "cultural expressions", "learning that takes place" and "sense of self." From these axis a common thread that explains how different knowledge articulates in the proposed expansion of musical knowledge in the discipline was constituted. The theoretical approach was based on theories of Life Stories and the main authors used were Marie-Christine Josso (2004-2010), Pierre Dominicé (2010) and Adele Chiené (2010). Partial results showed that presence of music in the lives of students and familiarity with the musical activities are factors that positively influence their perception as musical people. The musical concepts worked on during classes seem to acquire meaning from the particular way of understanding the elements of music. Musical knowledge seems to be better understood when applied to explain the actions specifically developed in class.application/pdfporEducação musicalCurso de PedagogiaHistória de vidaTeacher developmentMusical educationLife storiesProcessos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817601.pdf.txt000817601.pdf.txtExtracted Texttext/plain80908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36363/2/000817601.pdf.txt928135b255449f0ab3e16a657a7dcc26MD52ORIGINAL000817601.pdf000817601.pdfTexto completoapplication/pdf350209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36363/1/000817601.pdf3b390a4a903bb8a3c4d847635134980dMD51THUMBNAIL000817601.pdf.jpg000817601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36363/3/000817601.pdf.jpg208c76368ac689a83873eba491d92a1bMD5310183/363632018-10-08 09:28:48.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:28:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia
title Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia
spellingShingle Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia
Lopes, Mariana Fonseca
Educação musical
Curso de Pedagogia
História de vida
Teacher development
Musical education
Life stories
title_short Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia
title_full Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia
title_fullStr Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia
title_full_unstemmed Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia
title_sort Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia
author Lopes, Mariana Fonseca
author_facet Lopes, Mariana Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Mariana Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
contributor_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Curso de Pedagogia
História de vida
topic Educação musical
Curso de Pedagogia
História de vida
Teacher development
Musical education
Life stories
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher development
Musical education
Life stories
description Este trabalho acompanha a trajetória da formação musical de 56 estudantes que frequentam aulas de Educação Musical no curso de Pedagogia de uma universidade pública de Porto Alegre. O estudo tem por objetivo compreender o papel que a música desempenha na sua formação docente e de que modo as experiências anteriores com a música participam dos conteúdos musicais desenvolvidos em sala de aula. O material empírico constitui-se de depoimentos registrados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, comentários realizados pelas estudantes durante as aulas e tarefas escritas solicitadas pela professora da disciplina. Para aprofundar a compreensão, foram realizadas duas entrevistas-narrativas com as participantes que demonstraram interesse em narrar suas práticas pedagógicas com a música. Os eixos de análise emergiram das leituras do material empírico recolhido, os quais foram agrupados em torno de “lembranças musicais ao longo da vida”, “expressões da cultura”, “aprendizagens realizadas” e “percepção de si”. A partir desses eixos formou-se o fio condutor que explica de que modo os diferentes saberes se articulam na ampliação do conhecimento musical proposto pela disciplina. O aporte teórico baseou-se nas teorias de Histórias de Vida e os principais autores utilizados foram Marie-Christine Josso (2004-2010), Piérre Dominicé (2010) e Adéle Chiené (2010). Os resultados parciais da pesquisa mostraram que a presença da música na vida das estudantes e a familiaridade com as atividades musicais são fatores que influenciam de modo positivo a percepção de si mesma como pessoas musicais. Os conceitos musicais trabalhados em aula adquirem significado a partir do modo próprio de entender os elementos da música. O conhecimento musical parece ser melhor compreendido quando empregado para explicar as ações concretamente desenvolvidas em classe.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-17T01:19:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36363
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817601
url http://hdl.handle.net/10183/36363
identifier_str_mv 000817601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36363/2/000817601.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36363/1/000817601.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36363/3/000817601.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 928135b255449f0ab3e16a657a7dcc26
3b390a4a903bb8a3c4d847635134980d
208c76368ac689a83873eba491d92a1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420379852800