Modelo de autoria de cursos de ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23190 |
Resumo: | O Ensino a Distância (EAD) é caracterizado não só pela separação entre professor e aluno, como também pela comunicação mediada por alguma forma de tecnologia. Identificando a world wide web como o instrumento com maior condição de promover a bilateralidade nessa comunicação (através de aplicações educacionais interativas) e o workflow como uma alternativa adequada à modelagem de cursos de EAD (permitindo a definição de um curso, com a clara especificação de todas as atividades a serem executadas, dos relacionamentos entre as mesmas e dos agentes responsáveis pela sua execução), este trabalho apresenta um método para a modelagem de cursos de EAD e o workflow completo da autoria de cursos. |
id |
UFRGS-2_b09dfd6d1772b38c5df50aa0644fc4b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23190 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sizilio, Glaucia Regina Medeiros AzambujaEdelweiss, Nina2010-06-01T04:18:08Z20011414-5685http://hdl.handle.net/10183/23190000620414O Ensino a Distância (EAD) é caracterizado não só pela separação entre professor e aluno, como também pela comunicação mediada por alguma forma de tecnologia. Identificando a world wide web como o instrumento com maior condição de promover a bilateralidade nessa comunicação (através de aplicações educacionais interativas) e o workflow como uma alternativa adequada à modelagem de cursos de EAD (permitindo a definição de um curso, com a clara especificação de todas as atividades a serem executadas, dos relacionamentos entre as mesmas e dos agentes responsáveis pela sua execução), este trabalho apresenta um método para a modelagem de cursos de EAD e o workflow completo da autoria de cursos.Not only the physical distance of the student to the teacher characterizes Long Distance Learning (LDL) , but also the need of any kind of communication between them. This communication must be provided by some kind of technology. Nowadays the world wide web appears as the best tool to assure this communication, through educational interactive applications. Workflow Modeling has proven to be an appropriate tool to model LDL courses, representing, specifying clearly all the activities to be executed, their relationships and the agents responsible for their execution. This paper presents a method to be used in LDL courses modeling. The complete workflow to be followed with the aim of creating a new course (authoring workflow) is also presented.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Vol. 8 (abr. 2001), p. 35-51Sistemas : InformaçãoModelagem : WorkflowEnsino a distânciaSoftware educacionalModelo de autoria de cursos de ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000620414.pdf.txt000620414.pdf.txtExtracted Texttext/plain50829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/2/000620414.pdf.txta72d2695dd7e97651fbed8a87c1907b3MD52ORIGINAL000620414.pdf000620414.pdfTexto completoapplication/pdf1176861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/1/000620414.pdfa754be8dcc7e3fef81d4d9275a65a6ecMD51THUMBNAIL000620414.pdf.jpg000620414.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/3/000620414.pdf.jpg5161f41a56c4cd74b40bc5be1d7c143bMD5310183/231902021-12-06 05:42:04.338577oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23190Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo de autoria de cursos de ensino a distância |
title |
Modelo de autoria de cursos de ensino a distância |
spellingShingle |
Modelo de autoria de cursos de ensino a distância Sizilio, Glaucia Regina Medeiros Azambuja Sistemas : Informação Modelagem : Workflow Ensino a distância Software educacional |
title_short |
Modelo de autoria de cursos de ensino a distância |
title_full |
Modelo de autoria de cursos de ensino a distância |
title_fullStr |
Modelo de autoria de cursos de ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Modelo de autoria de cursos de ensino a distância |
title_sort |
Modelo de autoria de cursos de ensino a distância |
author |
Sizilio, Glaucia Regina Medeiros Azambuja |
author_facet |
Sizilio, Glaucia Regina Medeiros Azambuja Edelweiss, Nina |
author_role |
author |
author2 |
Edelweiss, Nina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sizilio, Glaucia Regina Medeiros Azambuja Edelweiss, Nina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas : Informação Modelagem : Workflow Ensino a distância Software educacional |
topic |
Sistemas : Informação Modelagem : Workflow Ensino a distância Software educacional |
description |
O Ensino a Distância (EAD) é caracterizado não só pela separação entre professor e aluno, como também pela comunicação mediada por alguma forma de tecnologia. Identificando a world wide web como o instrumento com maior condição de promover a bilateralidade nessa comunicação (através de aplicações educacionais interativas) e o workflow como uma alternativa adequada à modelagem de cursos de EAD (permitindo a definição de um curso, com a clara especificação de todas as atividades a serem executadas, dos relacionamentos entre as mesmas e dos agentes responsáveis pela sua execução), este trabalho apresenta um método para a modelagem de cursos de EAD e o workflow completo da autoria de cursos. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-01T04:18:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23190 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-5685 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000620414 |
identifier_str_mv |
1414-5685 000620414 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de informática na educação. Vol. 8 (abr. 2001), p. 35-51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/2/000620414.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/1/000620414.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/3/000620414.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a72d2695dd7e97651fbed8a87c1907b3 a754be8dcc7e3fef81d4d9275a65a6ec 5161f41a56c4cd74b40bc5be1d7c143b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724809394520064 |