Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23112 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow2. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância. |
id |
UFRGS-2_ee1b15f28e89a40714cd8b4277de1803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23112 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kunde, Graziela FloresSouto, Maria Aparecida MartinsOliveira, Jose Palazzo Moreira de2010-06-01T04:17:46Z20011414-5685http://hdl.handle.net/10183/23112000311290O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow2. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância.The main goal of this paper is the characterization of the dynamic evolution in the conceptual schema of a Web to support distributed learning through browsers. The course content is conceptually modelled and executed as a workflow. A detailed analysis is developed to characterise the course conceptual schema modifications and the repercussion in the students’ activities. The use of workflow technology with evolution enables a best interaction between the teacher and the students, and a bigger flexibility on the construction and maintenance of distance courses.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. n. 9, (set. 2001), p. 35-50Informática : EducaçãoEnsino a distânciaSistemas : WorkflowEvolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflowinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000311290.pdf000311290.pdfTexto completoapplication/pdf128482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/1/000311290.pdfffcc10a5dce9fd8e9409302848612722MD51TEXT000311290.pdf.txt000311290.pdf.txtExtracted Texttext/plain59304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/2/000311290.pdf.txt5f844826e835e9c6efd96f23de9efb7bMD52THUMBNAIL000311290.pdf.jpg000311290.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/3/000311290.pdf.jpgedca91d91e45be57c81f49d46f7fadb6MD5310183/231122021-12-06 05:41:10.362736oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23112Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:41:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow |
title |
Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow |
spellingShingle |
Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow Kunde, Graziela Flores Informática : Educação Ensino a distância Sistemas : Workflow |
title_short |
Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow |
title_full |
Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow |
title_fullStr |
Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow |
title_full_unstemmed |
Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow |
title_sort |
Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow |
author |
Kunde, Graziela Flores |
author_facet |
Kunde, Graziela Flores Souto, Maria Aparecida Martins Oliveira, Jose Palazzo Moreira de |
author_role |
author |
author2 |
Souto, Maria Aparecida Martins Oliveira, Jose Palazzo Moreira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kunde, Graziela Flores Souto, Maria Aparecida Martins Oliveira, Jose Palazzo Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação Ensino a distância Sistemas : Workflow |
topic |
Informática : Educação Ensino a distância Sistemas : Workflow |
description |
O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow2. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-01T04:17:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23112 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-5685 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000311290 |
identifier_str_mv |
1414-5685 000311290 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. n. 9, (set. 2001), p. 35-50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/1/000311290.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/2/000311290.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/3/000311290.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffcc10a5dce9fd8e9409302848612722 5f844826e835e9c6efd96f23de9efb7b edca91d91e45be57c81f49d46f7fadb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724809225699328 |