Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulgarelli, Alexandre Fávero
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Kellyn Rocca, Baumgarten, Alexandre, Lamers, Juliana Maciel de Souza, Rösing, Cassiano Kuchenbecker, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/100252
Resumo: O processo ensino-aprendizagem para a formação de cirurgiões-dentistas fundamenta-se em diretrizes que corroboram a formação de profissionais reflexivos, humanísticos e críticos. Nessa perspectiva, objetiva-se, com a presente pesquisa, trabalhar as percepções de estudantes de uma faculdade de odontologia em relação à realização de estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma pesquisa descritiva, desenvolvida com dados qualitativos, coletados por meio de questionários autoaplicados em 65 estudantes, e trabalhados segundo Análise de Conteúdo. Chegou-se a três temas estruturados nas seguintes categorias: explorando o desconhecido; iniciando a caminhada profissional; vivenciando as realidades no SUS. Os estudantes percebem diferentes processos de trabalho em saúde, apontam a importância do engajamento dos professores na supervisão dos estágios e percebem o SUS como um rico espaço de aprendizagem significativa para a formação em saúde.
id UFRGS-2_b0d0920d956655733500008a1c091ad6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/100252
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bulgarelli, Alexandre FáveroSouza, Kellyn RoccaBaumgarten, AlexandreLamers, Juliana Maciel de SouzaRösing, Cassiano KuchenbeckerToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2014-08-13T02:09:19Z20141414-3283http://hdl.handle.net/10183/100252000922301O processo ensino-aprendizagem para a formação de cirurgiões-dentistas fundamenta-se em diretrizes que corroboram a formação de profissionais reflexivos, humanísticos e críticos. Nessa perspectiva, objetiva-se, com a presente pesquisa, trabalhar as percepções de estudantes de uma faculdade de odontologia em relação à realização de estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma pesquisa descritiva, desenvolvida com dados qualitativos, coletados por meio de questionários autoaplicados em 65 estudantes, e trabalhados segundo Análise de Conteúdo. Chegou-se a três temas estruturados nas seguintes categorias: explorando o desconhecido; iniciando a caminhada profissional; vivenciando as realidades no SUS. Os estudantes percebem diferentes processos de trabalho em saúde, apontam a importância do engajamento dos professores na supervisão dos estágios e percebem o SUS como um rico espaço de aprendizagem significativa para a formação em saúde.The teaching-learning process for training dentists are based on guidelines that corroborate training of professionals who are reflective, humanistic and critical. From this perspective, the aim of the present study was to analyze the perceptions of students at a dentistry school regarding supervised curricular internship within the National Health System (SUS). This was a descriptive study developed through qualitative data that were gathered using a self-applied questionnaire among 65 students and analyzed using content analysis. Three structure topics in the following categories were reached: exploring the unknown; beginning the professional career; and experiencing the realities within SUS. The students perceived the different work processes; indicated the importance of teachers’ engagement in supervising the training; and perceived that SUS is a space rich in significant learning for healthcare training.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP. Vol. 18, n. 49 (abr./jun. 2014), p. 351-362Sistema Único de SaúdeEducação em odontologiaEducação superiorHealth educationPrimary health careCurriculumNational health systemFormação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), BrasilHealthcare training with experience in the National Health System : students’ perceptions regarding the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922301.pdf000922301.pdfTexto completoapplication/pdf84059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/1/000922301.pdf07e0c852bf1324a7fec088ee12469a3dMD51TEXT000922301.pdf.txt000922301.pdf.txtExtracted Texttext/plain44160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/2/000922301.pdf.txt12bd7a8e5ac7ae6b409313e6fbe9e403MD52THUMBNAIL000922301.pdf.jpg000922301.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/3/000922301.pdf.jpgff84f337a63619afd54cdf2e244de48aMD5310183/1002522019-03-09 02:35:57.813711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/100252Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-09T05:35:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Healthcare training with experience in the National Health System : students’ perceptions regarding the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
title Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
spellingShingle Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Bulgarelli, Alexandre Fávero
Sistema Único de Saúde
Educação em odontologia
Educação superior
Health education
Primary health care
Curriculum
National health system
title_short Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
title_full Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
title_fullStr Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
title_full_unstemmed Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
title_sort Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
author Bulgarelli, Alexandre Fávero
author_facet Bulgarelli, Alexandre Fávero
Souza, Kellyn Rocca
Baumgarten, Alexandre
Lamers, Juliana Maciel de Souza
Rösing, Cassiano Kuchenbecker
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_role author
author2 Souza, Kellyn Rocca
Baumgarten, Alexandre
Lamers, Juliana Maciel de Souza
Rösing, Cassiano Kuchenbecker
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulgarelli, Alexandre Fávero
Souza, Kellyn Rocca
Baumgarten, Alexandre
Lamers, Juliana Maciel de Souza
Rösing, Cassiano Kuchenbecker
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Educação em odontologia
Educação superior
topic Sistema Único de Saúde
Educação em odontologia
Educação superior
Health education
Primary health care
Curriculum
National health system
dc.subject.eng.fl_str_mv Health education
Primary health care
Curriculum
National health system
description O processo ensino-aprendizagem para a formação de cirurgiões-dentistas fundamenta-se em diretrizes que corroboram a formação de profissionais reflexivos, humanísticos e críticos. Nessa perspectiva, objetiva-se, com a presente pesquisa, trabalhar as percepções de estudantes de uma faculdade de odontologia em relação à realização de estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma pesquisa descritiva, desenvolvida com dados qualitativos, coletados por meio de questionários autoaplicados em 65 estudantes, e trabalhados segundo Análise de Conteúdo. Chegou-se a três temas estruturados nas seguintes categorias: explorando o desconhecido; iniciando a caminhada profissional; vivenciando as realidades no SUS. Os estudantes percebem diferentes processos de trabalho em saúde, apontam a importância do engajamento dos professores na supervisão dos estágios e percebem o SUS como um rico espaço de aprendizagem significativa para a formação em saúde.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-13T02:09:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/100252
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922301
identifier_str_mv 1414-3283
000922301
url http://hdl.handle.net/10183/100252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP. Vol. 18, n. 49 (abr./jun. 2014), p. 351-362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/1/000922301.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/2/000922301.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/3/000922301.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07e0c852bf1324a7fec088ee12469a3d
12bd7a8e5ac7ae6b409313e6fbe9e403
ff84f337a63619afd54cdf2e244de48a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224845161136128