Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/100252 |
Resumo: | O processo ensino-aprendizagem para a formação de cirurgiões-dentistas fundamenta-se em diretrizes que corroboram a formação de profissionais reflexivos, humanísticos e críticos. Nessa perspectiva, objetiva-se, com a presente pesquisa, trabalhar as percepções de estudantes de uma faculdade de odontologia em relação à realização de estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma pesquisa descritiva, desenvolvida com dados qualitativos, coletados por meio de questionários autoaplicados em 65 estudantes, e trabalhados segundo Análise de Conteúdo. Chegou-se a três temas estruturados nas seguintes categorias: explorando o desconhecido; iniciando a caminhada profissional; vivenciando as realidades no SUS. Os estudantes percebem diferentes processos de trabalho em saúde, apontam a importância do engajamento dos professores na supervisão dos estágios e percebem o SUS como um rico espaço de aprendizagem significativa para a formação em saúde. |
id |
UFRGS-2_b0d0920d956655733500008a1c091ad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/100252 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bulgarelli, Alexandre FáveroSouza, Kellyn RoccaBaumgarten, AlexandreLamers, Juliana Maciel de SouzaRösing, Cassiano KuchenbeckerToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2014-08-13T02:09:19Z20141414-3283http://hdl.handle.net/10183/100252000922301O processo ensino-aprendizagem para a formação de cirurgiões-dentistas fundamenta-se em diretrizes que corroboram a formação de profissionais reflexivos, humanísticos e críticos. Nessa perspectiva, objetiva-se, com a presente pesquisa, trabalhar as percepções de estudantes de uma faculdade de odontologia em relação à realização de estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma pesquisa descritiva, desenvolvida com dados qualitativos, coletados por meio de questionários autoaplicados em 65 estudantes, e trabalhados segundo Análise de Conteúdo. Chegou-se a três temas estruturados nas seguintes categorias: explorando o desconhecido; iniciando a caminhada profissional; vivenciando as realidades no SUS. Os estudantes percebem diferentes processos de trabalho em saúde, apontam a importância do engajamento dos professores na supervisão dos estágios e percebem o SUS como um rico espaço de aprendizagem significativa para a formação em saúde.The teaching-learning process for training dentists are based on guidelines that corroborate training of professionals who are reflective, humanistic and critical. From this perspective, the aim of the present study was to analyze the perceptions of students at a dentistry school regarding supervised curricular internship within the National Health System (SUS). This was a descriptive study developed through qualitative data that were gathered using a self-applied questionnaire among 65 students and analyzed using content analysis. Three structure topics in the following categories were reached: exploring the unknown; beginning the professional career; and experiencing the realities within SUS. The students perceived the different work processes; indicated the importance of teachers’ engagement in supervising the training; and perceived that SUS is a space rich in significant learning for healthcare training.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP. Vol. 18, n. 49 (abr./jun. 2014), p. 351-362Sistema Único de SaúdeEducação em odontologiaEducação superiorHealth educationPrimary health careCurriculumNational health systemFormação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), BrasilHealthcare training with experience in the National Health System : students’ perceptions regarding the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922301.pdf000922301.pdfTexto completoapplication/pdf84059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/1/000922301.pdf07e0c852bf1324a7fec088ee12469a3dMD51TEXT000922301.pdf.txt000922301.pdf.txtExtracted Texttext/plain44160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/2/000922301.pdf.txt12bd7a8e5ac7ae6b409313e6fbe9e403MD52THUMBNAIL000922301.pdf.jpg000922301.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/3/000922301.pdf.jpgff84f337a63619afd54cdf2e244de48aMD5310183/1002522019-03-09 02:35:57.813711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/100252Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-09T05:35:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Healthcare training with experience in the National Health System : students’ perceptions regarding the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil |
title |
Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil |
spellingShingle |
Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil Bulgarelli, Alexandre Fávero Sistema Único de Saúde Educação em odontologia Educação superior Health education Primary health care Curriculum National health system |
title_short |
Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil |
title_full |
Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil |
title_fullStr |
Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil |
title_full_unstemmed |
Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil |
title_sort |
Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil |
author |
Bulgarelli, Alexandre Fávero |
author_facet |
Bulgarelli, Alexandre Fávero Souza, Kellyn Rocca Baumgarten, Alexandre Lamers, Juliana Maciel de Souza Rösing, Cassiano Kuchenbecker Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Kellyn Rocca Baumgarten, Alexandre Lamers, Juliana Maciel de Souza Rösing, Cassiano Kuchenbecker Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bulgarelli, Alexandre Fávero Souza, Kellyn Rocca Baumgarten, Alexandre Lamers, Juliana Maciel de Souza Rösing, Cassiano Kuchenbecker Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde Educação em odontologia Educação superior |
topic |
Sistema Único de Saúde Educação em odontologia Educação superior Health education Primary health care Curriculum National health system |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health education Primary health care Curriculum National health system |
description |
O processo ensino-aprendizagem para a formação de cirurgiões-dentistas fundamenta-se em diretrizes que corroboram a formação de profissionais reflexivos, humanísticos e críticos. Nessa perspectiva, objetiva-se, com a presente pesquisa, trabalhar as percepções de estudantes de uma faculdade de odontologia em relação à realização de estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma pesquisa descritiva, desenvolvida com dados qualitativos, coletados por meio de questionários autoaplicados em 65 estudantes, e trabalhados segundo Análise de Conteúdo. Chegou-se a três temas estruturados nas seguintes categorias: explorando o desconhecido; iniciando a caminhada profissional; vivenciando as realidades no SUS. Os estudantes percebem diferentes processos de trabalho em saúde, apontam a importância do engajamento dos professores na supervisão dos estágios e percebem o SUS como um rico espaço de aprendizagem significativa para a formação em saúde. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-13T02:09:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/100252 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922301 |
identifier_str_mv |
1414-3283 000922301 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/100252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP. Vol. 18, n. 49 (abr./jun. 2014), p. 351-362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/1/000922301.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/2/000922301.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100252/3/000922301.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07e0c852bf1324a7fec088ee12469a3d 12bd7a8e5ac7ae6b409313e6fbe9e403 ff84f337a63619afd54cdf2e244de48a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224845161136128 |