Avaliação de desempenho por competência em uma instituição hospitalar : experiência dos enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Daiane dos Santos Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Magalhães, Ana Maria Müller de, Chaves, Enaura Helena Brandão, Souza, Sônia Beatriz Cócaro de, Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212335
Resumo: Objetivo: Conhecer a experiência de enfermeiros na implantação do sistema de avaliação de desempenho por competências em uma instituição hospitalar. Método: Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido com 20 enfermeiros de uma instituição hospitalar. Os dados, coletados entre novembro e dezembro de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: Emergiram três categorias: gestão por competências, considerações acerca da implantação na instituição; o processo avaliativo sob a óptica dos enfermeiros, compreensões inerentes; e, avaliação de desempenho por competências, impactos percebidos pelos enfermeiros nos técnicos de enfermagem. Conclusão: A avaliação de desempenho por competências aplicada no contexto do serviço de enfermagem, em uma instituição hospitalar, favorece o desenvolvimento dos enfermeiros enquanto gestores de equipes e contribui no planejamento e proposição de planos para o desenvolvimento de competências nos técnicos de enfermagem, refletindo na qualidade e segurança dos cuidados dispensados aos pacientes.
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spelling Romero, Daiane dos Santos RodriguesMagalhães, Ana Maria Müller deChaves, Enaura Helena BrandãoSouza, Sônia Beatriz Cócaro deMoura, Gisela Maria Schebella Souto de2020-07-23T03:40:29Z20202525-3409http://hdl.handle.net/10183/212335001114904Objetivo: Conhecer a experiência de enfermeiros na implantação do sistema de avaliação de desempenho por competências em uma instituição hospitalar. Método: Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido com 20 enfermeiros de uma instituição hospitalar. Os dados, coletados entre novembro e dezembro de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: Emergiram três categorias: gestão por competências, considerações acerca da implantação na instituição; o processo avaliativo sob a óptica dos enfermeiros, compreensões inerentes; e, avaliação de desempenho por competências, impactos percebidos pelos enfermeiros nos técnicos de enfermagem. Conclusão: A avaliação de desempenho por competências aplicada no contexto do serviço de enfermagem, em uma instituição hospitalar, favorece o desenvolvimento dos enfermeiros enquanto gestores de equipes e contribui no planejamento e proposição de planos para o desenvolvimento de competências nos técnicos de enfermagem, refletindo na qualidade e segurança dos cuidados dispensados aos pacientes.Objective: to know the nurses’ experience in the implementation of the competence-based performance evaluation system in a hospital institution. Method: descriptive, qualitative study, developed with 20 nurses from a hospital. The data was collected between November and December 2018, through semi-structured interviews, and were subjected to thematic content analysis. Results: Three categories emerged: management by competencies, considerations about implantation in the institution; the evaluation process from the perspective of nurses, inherent understandings; and, competency-based performance evaluation, impacts perceived by nurses on nursing technicians. Conclusion: Competencybased performance evaluation applied in the context of the nursing service in a hospital, favors the development of nurses as team managers and contributes to the planning and proposition of plans for the development of skills in nursing technicians, reflecting on quality and safety of patient care.Objetivo: Conocer la experiencia de las enfermeras en la implementación del sistema de evaluación del desempeño por competencias en un hospital. Método: Estudio descriptivo, cualitativo, desarrollado con 20 enfermeras de un hospital. Los datos, recopilados entre noviembre y diciembre de 2018, a través de entrevistas semiestructuradas, fueron sometidos a análisis de contenido temático. Resultados: surgieron tres categorías: gestión por competencias, consideraciones sobre la implantación en la institución; el proceso de evaluación desde la perspectiva de las enfermeras, entendimientos inherentes; y evaluación del desempeño por habilidades, impactos percibidos por las enfermeras en los técnicos de enfermería. Conclusión: La evaluación del desempeño por competencias aplicadas en el contexto del servicio de enfermería, en una institución hospitalaria, favorece el desarrollo de las enfermeras como jefes de equipo y contribuye a la planificación y propuesta de planes para el desarrollo de competencias en técnicos de enfermería, reflejándose en el calidad y seguridad de la atención al paciente.application/pdfporResearch, Society and Development. Iatabira. Vol. 9, n.7 (2020), e146973851, p. 1-20EnfermeirosCompetência profissionalHospitais : Administração de pessoalGestão da segurançaHospitaisAvaliação de desempenho profissionalNursesProfessional CompetenceHospitalsEmployee Performance AppraisalEnfermerosCompetencia ProfesionalHospitalesEvaluación Del Rendimiento de EmpleadosAvaliação de desempenho por competência em uma instituição hospitalar : experiência dos enfermeirosCompetence-based performance evaluation in a hospital institution : nurses’ experienceEvaluación del desempeño por competencia en una institución hospitalaria : experiencia de las enfermerasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114904.pdf.txt001114904.pdf.txtExtracted Texttext/plain47610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212335/2/001114904.pdf.txt23dba6c32663eaa944ac78cf1c0be037MD52ORIGINAL001114904.pdfTexto completoapplication/pdf636604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212335/1/001114904.pdfb2d845af12b8bccc72814bb297eec772MD5110183/2123352020-10-09 04:03:52.189204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-09T07:03:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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