Docências escrava e nobre : filosofia e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225407 |
Resumo: | A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre. |
id |
UFRGS-2_b0fd9cb00509a1447500c2ffa76d3f65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225407 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Gilberto Silva dosLópez Bello, Samuel Edmundo2021-08-10T04:31:39Z20211982-9949http://hdl.handle.net/10183/225407001129473A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.Based on Friedrich Nietzsche’s philosophical discussion about slave and noble typologies, we create slave and noble teaching as ways to foresee discussions in the education field. When developing a genealogical procedure, we tension the values that support the Pedagogy of Reality. For such analytics, we present discussions about the real discursive presence in the educational field. Therefore, we discuss ways to challenge ourselves, educators, between denying and supporting life: slave and noble teaching.A partir de la discusión filosófica de Friedrich Nietzsche sobre las tipologías esclavas y nobles, compusimos las docencias esclavas y nobles como formas de ver las discusiones en el campo de la educación. Al desarrollar un procedimiento genealógico, tensionamos los valores que sustentam la Pedagogía de la Realidad. Para tal analítica, presentamos discusiones sobre la presencia discursiva de lo real en el campo educativo. De esta manera, discutimos formas para desafiar a nosotros mismos, educadores, entre negar y afirmar la vida: las docencias esclavas y nobles.application/pdfporReflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 229-244DocênciaTeachingSlave teachingNoble teachingEducationClassDocenciaDocencia EsclavaDocencia NobleEducaciónAulaDocências escrava e nobre : filosofia e educaçãoSlave and noble teachings : philosophy and educationDocencia esclavo y noble : filosofía y educación filosofía y educacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129473.pdf.txt001129473.pdf.txtExtracted Texttext/plain52278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225407/2/001129473.pdf.txt03bf816f34275d307bdec5aadbb516b1MD52ORIGINAL001129473.pdfTexto completoapplication/pdf594380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225407/1/001129473.pdf7a9fc686db69be0af9e59345466fbe21MD5110183/2254072021-09-19 04:30:59.686374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Docências escrava e nobre : filosofia e educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Slave and noble teachings : philosophy and education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Docencia esclavo y noble : filosofía y educación filosofía y educación |
title |
Docências escrava e nobre : filosofia e educação |
spellingShingle |
Docências escrava e nobre : filosofia e educação Santos, Gilberto Silva dos Docência Teaching Slave teaching Noble teaching Education Class Docencia Docencia Esclava Docencia Noble Educación Aula |
title_short |
Docências escrava e nobre : filosofia e educação |
title_full |
Docências escrava e nobre : filosofia e educação |
title_fullStr |
Docências escrava e nobre : filosofia e educação |
title_full_unstemmed |
Docências escrava e nobre : filosofia e educação |
title_sort |
Docências escrava e nobre : filosofia e educação |
author |
Santos, Gilberto Silva dos |
author_facet |
Santos, Gilberto Silva dos López Bello, Samuel Edmundo |
author_role |
author |
author2 |
López Bello, Samuel Edmundo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gilberto Silva dos López Bello, Samuel Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência |
topic |
Docência Teaching Slave teaching Noble teaching Education Class Docencia Docencia Esclava Docencia Noble Educación Aula |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Slave teaching Noble teaching Education Class |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Docencia Docencia Esclava Docencia Noble Educación Aula |
description |
A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-10T04:31:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225407 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-9949 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001129473 |
identifier_str_mv |
1982-9949 001129473 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 229-244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225407/2/001129473.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225407/1/001129473.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03bf816f34275d307bdec5aadbb516b1 7a9fc686db69be0af9e59345466fbe21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447761661722624 |