Pedagogia da realidade e educação matemática : entre as docências escrava e nobre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilberto Silva dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224586
Resumo: Esta tese trata das docências. Com a filosofia de Friedrich Nietzsche, problematizam-se os valores que produzem as tipologias humanas escrava e nobre e que, ao mesmo tempo, são por elas produzidos. Enquanto a nobreza é condição para a criação de valores (singularidades), a baixeza torna-se impulso ao assujeitamento. A partir da existência de uma Pedagogia da Realidade, que gera um entendimento discursivo acerca do que seja o uso da realidade no ensino, mostram-se algumas condições para cunhar as docências escrava e nobre. Para isso, utilizam-se o procedimento genealógico e a escrita aforística, entendida, com Nietzsche, como um modo de ler criativo. Na leitura que digere, criam-se condições para transvalorar. Defende-se as docências como espaço-tempo não vazio, atividade humana, forma de vida. Ao viver entre pó de giz, torna-se à discussão das docências entre baixezas e nobrezas. A aula, a pesquisa e a etnomatemática são tomadas como condições às docências escrava e nobre. Frente a isso, sustenta-se a Pedagogia da Realidade enquanto modo de interpretar, perspectivar os valores das docências contemporâneas. Atentos ao que as forças querem e a vontade de potência pode, tomam-se as docências que estão entre baixezas e nobrezas; as quais se correlacionam, evidenciando que não se pode estar em lugares absolutos (vil ou nobre), mas entre; no caminho movediço de constituir as docências em meio ao pó de giz, com aula, com pesquisa; ao viver em aula e pesquisa e giz e...
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