De estigma a status : conectando a atividade da tatuagem pelo meio digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174504 |
Resumo: | A tatuagem tem se tornado cada vez mais comum entre a população urbana do Brasil e do mundo. Com a prática deixando de ser uma marca exclusiva de grupos marginalizados e conquistando seu espaço na cultura popular, cresce a necessidade de uma conexão fácil entre tatuadores e seus clientes, tanto para a divulgação de seu trabalho como para dar garantia de um serviço de qualidade para os clientes. Este trabalho se propôs a criação da interface gráfica de um aplicativo mobile de forma a estimular uma relação mais efetiva entre profissionais da tatuagem e seus clientes, buscando elevar o status dessa prática através de elementos que garantam uma melhor experiência do usuário nesse ambiente utilizando preceitos de usabilidade. Para isso, foi definida uma metodologia de desenvolvimento de interface dividida em cinco fases: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície, um processo que partiu desde a compreensão da realidade da tatuagem até a criação dos layouts finais da interface do aplicativo. |
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Ledur, Felipe GaussKulpa, Cínthia Costa2018-04-10T02:31:19Z2017http://hdl.handle.net/10183/174504001062615A tatuagem tem se tornado cada vez mais comum entre a população urbana do Brasil e do mundo. Com a prática deixando de ser uma marca exclusiva de grupos marginalizados e conquistando seu espaço na cultura popular, cresce a necessidade de uma conexão fácil entre tatuadores e seus clientes, tanto para a divulgação de seu trabalho como para dar garantia de um serviço de qualidade para os clientes. Este trabalho se propôs a criação da interface gráfica de um aplicativo mobile de forma a estimular uma relação mais efetiva entre profissionais da tatuagem e seus clientes, buscando elevar o status dessa prática através de elementos que garantam uma melhor experiência do usuário nesse ambiente utilizando preceitos de usabilidade. Para isso, foi definida uma metodologia de desenvolvimento de interface dividida em cinco fases: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície, um processo que partiu desde a compreensão da realidade da tatuagem até a criação dos layouts finais da interface do aplicativo.Tattooing has become increasingly common among the urban population of Brazil and the world. With practice ceasing to be an exclusive mark of marginalized groups and conquering their space in popular culture, there is a growing need for an easy connection between tattoo artists and their clients, both for the dissemination of their work and for guaranteeing a quality service for the clients. This work proposes the creation of the graphic interface of a mobile application in order to stimulate a more effective relationship between tattoo professionals and their clients, seeking to raise the status of this practice through elements that guarantee a better user experience in this environment using precepts of usability. To do this, an interface development methodology was created, divided into five phases: Strategy, Scope, Structure, Skeleton and Surface, a process that started from the understanding of the reality of tattooing until the creation of the final layouts of the application interface.application/pdfporDesign gráficoTatuagemInterface DesignTattooUser experienceDe estigma a status : conectando a atividade da tatuagem pelo meio digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2017Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062615.pdf001062615.pdfTexto completoapplication/pdf5044669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174504/1/001062615.pdf442346c541710c89ae9ac46c40c5a284MD51TEXT001062615.pdf.txt001062615.pdf.txtExtracted Texttext/plain213659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174504/2/001062615.pdf.txtdfe117206c6679c186d21a10d2805b69MD52THUMBNAIL001062615.pdf.jpg001062615.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174504/3/001062615.pdf.jpg21545cf16bf1cc9875a2f3cc1090a851MD5310183/1745042018-10-29 08:12:03.684oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174504Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:12:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A tatuagem tem se tornado cada vez mais comum entre a população urbana do Brasil e do mundo. Com a prática deixando de ser uma marca exclusiva de grupos marginalizados e conquistando seu espaço na cultura popular, cresce a necessidade de uma conexão fácil entre tatuadores e seus clientes, tanto para a divulgação de seu trabalho como para dar garantia de um serviço de qualidade para os clientes. Este trabalho se propôs a criação da interface gráfica de um aplicativo mobile de forma a estimular uma relação mais efetiva entre profissionais da tatuagem e seus clientes, buscando elevar o status dessa prática através de elementos que garantam uma melhor experiência do usuário nesse ambiente utilizando preceitos de usabilidade. Para isso, foi definida uma metodologia de desenvolvimento de interface dividida em cinco fases: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície, um processo que partiu desde a compreensão da realidade da tatuagem até a criação dos layouts finais da interface do aplicativo. |
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