Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Erick
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257965
Resumo: A monografia apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos de tabuleiro nas aulas de História e problematiza a maneira acrítica com que muitos deles se apropriam do passado colonial como plano de fundo. É feita uma revisão teórica sobre teorias que lidam com o passado colonial, além de uma análise sobre Jogos no Ensino de História e suas abordagens. A pesquisa utiliza o jogo Spirit Island como contraponto e exemplo de jogo anticolonial. Destaca o potencial significativo dos jogos para o ensino, permitindo que quem joga experimente as dinâmicas sociais e culturais de diferentes tempos e espaços; concluindo pela importância de uma reflexão profunda tanto sobre a temática quanto sobre a mecânica de jogos de tabuleiros no contexto do Ensino de História.
id UFRGS-2_b191b6588cb335f25f0d155988837831
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257965
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vaz, ErickPereira, Nilton Mullet2023-05-11T03:39:57Z2023http://hdl.handle.net/10183/257965001167862A monografia apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos de tabuleiro nas aulas de História e problematiza a maneira acrítica com que muitos deles se apropriam do passado colonial como plano de fundo. É feita uma revisão teórica sobre teorias que lidam com o passado colonial, além de uma análise sobre Jogos no Ensino de História e suas abordagens. A pesquisa utiliza o jogo Spirit Island como contraponto e exemplo de jogo anticolonial. Destaca o potencial significativo dos jogos para o ensino, permitindo que quem joga experimente as dinâmicas sociais e culturais de diferentes tempos e espaços; concluindo pela importância de uma reflexão profunda tanto sobre a temática quanto sobre a mecânica de jogos de tabuleiros no contexto do Ensino de História.This monograph presents a reflection on the use of board games in history classes and problematizes the uncritical way in which many games appropriate the colonial past as a backdrop. A theoretical review is made of theories that deal with the colonial past, as well as an analysis of games in history teaching and their approaches. This research uses the game Spirit Island as a counterpoint and example of an anticolonial game. It highlights the significant potential of games for teaching, allowing players to experience the social and cultural dynamics of different times and spaces; concluding the importance of a deep reflection on both the theme and mechanics of board games in the context of history teaching.application/pdfporEnsino de históriaJogos de tabuleiroColonialismoHistory teachingBoard gamesColonialismJogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167862.pdf.txt001167862.pdf.txtExtracted Texttext/plain92196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257965/2/001167862.pdf.txt7071268a19b9ecf9752b14bdda0ca84dMD52ORIGINAL001167862.pdfTexto completoapplication/pdf28000645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257965/1/001167862.pdf4c54e56d2fc15eece8cfcf04257766f4MD5110183/2579652023-05-14 03:25:01.621944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257965Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:25:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história
title Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história
spellingShingle Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história
Vaz, Erick
Ensino de história
Jogos de tabuleiro
Colonialismo
History teaching
Board games
Colonialism
title_short Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história
title_full Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história
title_fullStr Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história
title_full_unstemmed Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história
title_sort Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história
author Vaz, Erick
author_facet Vaz, Erick
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Erick
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Jogos de tabuleiro
Colonialismo
topic Ensino de história
Jogos de tabuleiro
Colonialismo
History teaching
Board games
Colonialism
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Board games
Colonialism
description A monografia apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos de tabuleiro nas aulas de História e problematiza a maneira acrítica com que muitos deles se apropriam do passado colonial como plano de fundo. É feita uma revisão teórica sobre teorias que lidam com o passado colonial, além de uma análise sobre Jogos no Ensino de História e suas abordagens. A pesquisa utiliza o jogo Spirit Island como contraponto e exemplo de jogo anticolonial. Destaca o potencial significativo dos jogos para o ensino, permitindo que quem joga experimente as dinâmicas sociais e culturais de diferentes tempos e espaços; concluindo pela importância de uma reflexão profunda tanto sobre a temática quanto sobre a mecânica de jogos de tabuleiros no contexto do Ensino de História.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-11T03:39:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257965
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001167862
url http://hdl.handle.net/10183/257965
identifier_str_mv 001167862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257965/2/001167862.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257965/1/001167862.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7071268a19b9ecf9752b14bdda0ca84d
4c54e56d2fc15eece8cfcf04257766f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224659025264640