Palavras em ação, pra frente Brasil: análise de cinco slogans governamentais da ditadura militar brasileira (1964-1985)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/135412 |
Resumo: | Esta monografia tem como tema central a comunicação durante a ditadura brasileira (1964-1985). O objeto de estudo são cinco slogans governamentais, selecionados de acordo com o momento político e social no qual foram empregados. A análise contempla princípios da semiótica peirceana e trabalha o conteúdo dos slogans em três níveis: o semântico que contextualiza a formação estrutural das frases e dos elementos gráficos que, algumas vezes, compõem o material; o histórico e documental ligam-se com as modificações oriundas das ações governamentais nas áreas econômica, social e política; e, por fim, o abstrato, que contextualiza a repercussão dos slogans nos seus sentidos conotado e denotado. Busca-se, através do conhecimento desses três níveis, refletir sobre os slogans e a comunicação dos governos ditatoriais. O estudo está fundamentado nos seguintes autores: FAUSTO (2008), FICO (1997), IASBECK (2002; 2005), LOPEZ (1997) e REBOUL (1975); seus conceitos possibilitam a revisão de particularidades do período e a ligação que fazemos com os esforços de comunicação dos governos, sintetizados pelos slogans. Esta pesquisa tem relevância pois faz revisão da história e da comunicação governamental nos 21 anos que marcaram a última ditadura militar brasileira. |
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Santin, Emerson PuhlMachado, Maria Berenice da Costa2016-04-09T02:28:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/135412000987844Esta monografia tem como tema central a comunicação durante a ditadura brasileira (1964-1985). O objeto de estudo são cinco slogans governamentais, selecionados de acordo com o momento político e social no qual foram empregados. A análise contempla princípios da semiótica peirceana e trabalha o conteúdo dos slogans em três níveis: o semântico que contextualiza a formação estrutural das frases e dos elementos gráficos que, algumas vezes, compõem o material; o histórico e documental ligam-se com as modificações oriundas das ações governamentais nas áreas econômica, social e política; e, por fim, o abstrato, que contextualiza a repercussão dos slogans nos seus sentidos conotado e denotado. Busca-se, através do conhecimento desses três níveis, refletir sobre os slogans e a comunicação dos governos ditatoriais. O estudo está fundamentado nos seguintes autores: FAUSTO (2008), FICO (1997), IASBECK (2002; 2005), LOPEZ (1997) e REBOUL (1975); seus conceitos possibilitam a revisão de particularidades do período e a ligação que fazemos com os esforços de comunicação dos governos, sintetizados pelos slogans. Esta pesquisa tem relevância pois faz revisão da história e da comunicação governamental nos 21 anos que marcaram a última ditadura militar brasileira.Esa monografía (trabajo de fin de grado) se centra en la comunicación durante la dictadura brasileña (1964-1985). El objeto de estudio son cinco eslogans gubernamentales, seleccionados de acuerdo con el momento político y social en el que se emplearon. El análisis incluye los principios de la semiótica de Peirce y trabaja con el contenido de los lemas en tres niveles: el semántico que contextualiza la formación estructural de las frases y de los elementos gráficos que, por veces, constituen el material; el histórico y el documental, los quales se conectan con las transformaciones que derivan de las acciones del gobierno en la vida económica, social y política; y por fin, lo abstracto, que contextualiza el impacto de los eslogans en sus sentidos de connotado y denotado. El objetivo es, a través del conocimiento de estos tres niveles, reflexionar acerca de las consignas y la comunicación de los gobiernos dictatoriales. El estudio se basa en los siguientes autores: FAUSTO (2008), FICO (1997), IASBECK (2002; 2005), López (1997) y REBOUL (1975); sus conceptos permiten analisar las particularidades de eso período y la conexión que hacemos con los esfuerzos de comunicación de los gobiernos, sintetizadas en los eslogans. Esta investigación es pertinente porque hace la revisión de la historia y de la comunicación del gobierno en los 21 años que marcó la última dictadura militar brasileña.application/pdfporSloganDitadura militar : BrasilSemióticaEsloganDictadura militarHistoriaPalavras em ação, pra frente Brasil: análise de cinco slogans governamentais da ditadura militar brasileira (1964-1985)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987844.pdf000987844.pdfTexto completoapplication/pdf1642250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135412/1/000987844.pdf5857f69a14df4097fea7c859b8e951c1MD51TEXT000987844.pdf.txt000987844.pdf.txtExtracted Texttext/plain141875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135412/2/000987844.pdf.txt309fa475669a934369a424a328914242MD52THUMBNAIL000987844.pdf.jpg000987844.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135412/3/000987844.pdf.jpgd35665639aa8cd9288697eea42b0173eMD5310183/1354122018-10-11 08:33:13.172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:33:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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