O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alexsandro Pereira de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94790
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é analisar as tensões nos enunciados dos alunos à luz do referencial sociocultural e avaliar em que medida os significados em física quântica são criados e desenvolvidos em sala de aula por meio do uso da linguagem e de instrumentos semióticos. Os resultados de nossa análise mostram que: (a) em atividades colaborativas com outros colegas, um dos alunos sempre assume a função do parceiro mais capaz; (b) as ações explicativas dos parceiros mais capazes geralmente contêm traços de fala egocêntrica; (c) alguns debates entre os alunos são marcados por um processo análogo ao fenômeno da cognição socialmente distribuída; (d) alguns enunciados constituem gêneros do discurso de situações típicas de instrução de física quântica; (e) as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual atuaram, na maior parte das vezes, na zona de desenvolvimento proximal, viabilizando a construção e a negociação de novos significados.
id UFRGS-2_b25065ed0519be3e8313891a16fec0f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94790
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Alexsandro Pereira deOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2014-04-26T01:53:12Z20091579-1513http://hdl.handle.net/10183/94790000703518O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é analisar as tensões nos enunciados dos alunos à luz do referencial sociocultural e avaliar em que medida os significados em física quântica são criados e desenvolvidos em sala de aula por meio do uso da linguagem e de instrumentos semióticos. Os resultados de nossa análise mostram que: (a) em atividades colaborativas com outros colegas, um dos alunos sempre assume a função do parceiro mais capaz; (b) as ações explicativas dos parceiros mais capazes geralmente contêm traços de fala egocêntrica; (c) alguns debates entre os alunos são marcados por um processo análogo ao fenômeno da cognição socialmente distribuída; (d) alguns enunciados constituem gêneros do discurso de situações típicas de instrução de física quântica; (e) as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual atuaram, na maior parte das vezes, na zona de desenvolvimento proximal, viabilizando a construção e a negociação de novos significados.This work presents a discursive analisys of interactions among nine students of Physics education course in a didactic activity mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. The focuses of this research are directed to the analysis of tensions on the students’ utterances in the light of sociocultural framework and evaluate the extent of quantum physics meanings creation and development in classroom context, through the use of language and semiotical tools. The main results of our analysis shows that: (a) in collaborative activities with other students, one of them always assumes the role of most capable partner; (b) the explicative actions of the most capable partner generally contains signals of egocentric speech; (c) some debates among students are characterized by a process analogous to the socially distributed cognition phenomena; (d) some utterances constitute speech genres on typical instruction situations in quantum physics; (e) the actions mediated by the virtual interferometer had acted, in most cases, on the zone of proximal development, making possible the construction and the negotiation of new meanings.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 2 (2009), p. 376-398Ensino de físicaEnsino superiorFormação de professoresAnálise do discursoInterferômetros de Mach-ZehnderFísica quânticaDiscourse analysisQuantum physics conceptsMach- Zehnder interferometerPreservice teacher formationO ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-ZehnderResearching quantum physics teaching in the sociocultural framework : a debate analysis among pre-service teachers mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometerEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703518.pdf000703518.pdfTexto completoapplication/pdf200567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/1/000703518.pdfcd2ff186e68d81e9de4e1211a1ee5261MD51TEXT000703518.pdf.txt000703518.pdf.txtExtracted Texttext/plain65654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/2/000703518.pdf.txtb7bd48c478c28273218bceadd6f93b10MD52THUMBNAIL000703518.pdf.jpg000703518.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/3/000703518.pdf.jpgcb1b1e05f03404a4ab929754f2688d5dMD5310183/947902023-06-17 03:37:15.193547oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94790Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-17T06:37:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Researching quantum physics teaching in the sociocultural framework : a debate analysis among pre-service teachers mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer
title O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
spellingShingle O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Pereira, Alexsandro Pereira de
Ensino de física
Ensino superior
Formação de professores
Análise do discurso
Interferômetros de Mach-Zehnder
Física quântica
Discourse analysis
Quantum physics concepts
Mach- Zehnder interferometer
Preservice teacher formation
title_short O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_full O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_fullStr O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_full_unstemmed O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_sort O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
author Pereira, Alexsandro Pereira de
author_facet Pereira, Alexsandro Pereira de
Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author_role author
author2 Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alexsandro Pereira de
Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino superior
Formação de professores
Análise do discurso
Interferômetros de Mach-Zehnder
Física quântica
topic Ensino de física
Ensino superior
Formação de professores
Análise do discurso
Interferômetros de Mach-Zehnder
Física quântica
Discourse analysis
Quantum physics concepts
Mach- Zehnder interferometer
Preservice teacher formation
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse analysis
Quantum physics concepts
Mach- Zehnder interferometer
Preservice teacher formation
description O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é analisar as tensões nos enunciados dos alunos à luz do referencial sociocultural e avaliar em que medida os significados em física quântica são criados e desenvolvidos em sala de aula por meio do uso da linguagem e de instrumentos semióticos. Os resultados de nossa análise mostram que: (a) em atividades colaborativas com outros colegas, um dos alunos sempre assume a função do parceiro mais capaz; (b) as ações explicativas dos parceiros mais capazes geralmente contêm traços de fala egocêntrica; (c) alguns debates entre os alunos são marcados por um processo análogo ao fenômeno da cognição socialmente distribuída; (d) alguns enunciados constituem gêneros do discurso de situações típicas de instrução de física quântica; (e) as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual atuaram, na maior parte das vezes, na zona de desenvolvimento proximal, viabilizando a construção e a negociação de novos significados.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-26T01:53:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94790
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1579-1513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000703518
identifier_str_mv 1579-1513
000703518
url http://hdl.handle.net/10183/94790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 2 (2009), p. 376-398
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/1/000703518.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/2/000703518.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/3/000703518.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd2ff186e68d81e9de4e1211a1ee5261
b7bd48c478c28273218bceadd6f93b10
cb1b1e05f03404a4ab929754f2688d5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447540698447872