O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94790 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é analisar as tensões nos enunciados dos alunos à luz do referencial sociocultural e avaliar em que medida os significados em física quântica são criados e desenvolvidos em sala de aula por meio do uso da linguagem e de instrumentos semióticos. Os resultados de nossa análise mostram que: (a) em atividades colaborativas com outros colegas, um dos alunos sempre assume a função do parceiro mais capaz; (b) as ações explicativas dos parceiros mais capazes geralmente contêm traços de fala egocêntrica; (c) alguns debates entre os alunos são marcados por um processo análogo ao fenômeno da cognição socialmente distribuída; (d) alguns enunciados constituem gêneros do discurso de situações típicas de instrução de física quântica; (e) as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual atuaram, na maior parte das vezes, na zona de desenvolvimento proximal, viabilizando a construção e a negociação de novos significados. |
id |
UFRGS-2_b25065ed0519be3e8313891a16fec0f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94790 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Alexsandro Pereira deOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2014-04-26T01:53:12Z20091579-1513http://hdl.handle.net/10183/94790000703518O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é analisar as tensões nos enunciados dos alunos à luz do referencial sociocultural e avaliar em que medida os significados em física quântica são criados e desenvolvidos em sala de aula por meio do uso da linguagem e de instrumentos semióticos. Os resultados de nossa análise mostram que: (a) em atividades colaborativas com outros colegas, um dos alunos sempre assume a função do parceiro mais capaz; (b) as ações explicativas dos parceiros mais capazes geralmente contêm traços de fala egocêntrica; (c) alguns debates entre os alunos são marcados por um processo análogo ao fenômeno da cognição socialmente distribuída; (d) alguns enunciados constituem gêneros do discurso de situações típicas de instrução de física quântica; (e) as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual atuaram, na maior parte das vezes, na zona de desenvolvimento proximal, viabilizando a construção e a negociação de novos significados.This work presents a discursive analisys of interactions among nine students of Physics education course in a didactic activity mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. The focuses of this research are directed to the analysis of tensions on the students’ utterances in the light of sociocultural framework and evaluate the extent of quantum physics meanings creation and development in classroom context, through the use of language and semiotical tools. The main results of our analysis shows that: (a) in collaborative activities with other students, one of them always assumes the role of most capable partner; (b) the explicative actions of the most capable partner generally contains signals of egocentric speech; (c) some debates among students are characterized by a process analogous to the socially distributed cognition phenomena; (d) some utterances constitute speech genres on typical instruction situations in quantum physics; (e) the actions mediated by the virtual interferometer had acted, in most cases, on the zone of proximal development, making possible the construction and the negotiation of new meanings.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 2 (2009), p. 376-398Ensino de físicaEnsino superiorFormação de professoresAnálise do discursoInterferômetros de Mach-ZehnderFísica quânticaDiscourse analysisQuantum physics conceptsMach- Zehnder interferometerPreservice teacher formationO ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-ZehnderResearching quantum physics teaching in the sociocultural framework : a debate analysis among pre-service teachers mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometerEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703518.pdf000703518.pdfTexto completoapplication/pdf200567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/1/000703518.pdfcd2ff186e68d81e9de4e1211a1ee5261MD51TEXT000703518.pdf.txt000703518.pdf.txtExtracted Texttext/plain65654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/2/000703518.pdf.txtb7bd48c478c28273218bceadd6f93b10MD52THUMBNAIL000703518.pdf.jpg000703518.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/3/000703518.pdf.jpgcb1b1e05f03404a4ab929754f2688d5dMD5310183/947902023-06-17 03:37:15.193547oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94790Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-17T06:37:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Researching quantum physics teaching in the sociocultural framework : a debate analysis among pre-service teachers mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer |
title |
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
spellingShingle |
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder Pereira, Alexsandro Pereira de Ensino de física Ensino superior Formação de professores Análise do discurso Interferômetros de Mach-Zehnder Física quântica Discourse analysis Quantum physics concepts Mach- Zehnder interferometer Preservice teacher formation |
title_short |
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
title_full |
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
title_fullStr |
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
title_full_unstemmed |
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
title_sort |
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
author |
Pereira, Alexsandro Pereira de |
author_facet |
Pereira, Alexsandro Pereira de Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Alexsandro Pereira de Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino superior Formação de professores Análise do discurso Interferômetros de Mach-Zehnder Física quântica |
topic |
Ensino de física Ensino superior Formação de professores Análise do discurso Interferômetros de Mach-Zehnder Física quântica Discourse analysis Quantum physics concepts Mach- Zehnder interferometer Preservice teacher formation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discourse analysis Quantum physics concepts Mach- Zehnder interferometer Preservice teacher formation |
description |
O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é analisar as tensões nos enunciados dos alunos à luz do referencial sociocultural e avaliar em que medida os significados em física quântica são criados e desenvolvidos em sala de aula por meio do uso da linguagem e de instrumentos semióticos. Os resultados de nossa análise mostram que: (a) em atividades colaborativas com outros colegas, um dos alunos sempre assume a função do parceiro mais capaz; (b) as ações explicativas dos parceiros mais capazes geralmente contêm traços de fala egocêntrica; (c) alguns debates entre os alunos são marcados por um processo análogo ao fenômeno da cognição socialmente distribuída; (d) alguns enunciados constituem gêneros do discurso de situações típicas de instrução de física quântica; (e) as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual atuaram, na maior parte das vezes, na zona de desenvolvimento proximal, viabilizando a construção e a negociação de novos significados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-26T01:53:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94790 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1579-1513 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000703518 |
identifier_str_mv |
1579-1513 000703518 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 2 (2009), p. 376-398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/1/000703518.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/2/000703518.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94790/3/000703518.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd2ff186e68d81e9de4e1211a1ee5261 b7bd48c478c28273218bceadd6f93b10 cb1b1e05f03404a4ab929754f2688d5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447540698447872 |