Sentidos da EJA para docentes e discentes de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul : aproximações iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242065 |
Resumo: | Nos últimos anos, principalmente nos centros urbanos, tanto nas capitais, regiões metropolitanas e do interior, torna-se importante compreender as motivações da presença de jovens e adultos nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, o foco desta pesquisa é contribuir com estudos da permanência dessas pessoas em escolas estaduais do interior do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado em uma cidade na zona central do estado, bem como entender e identificar quem são esses estudantes e os sentidos que eles atribuem à EJA e porque nela permanecem. O trabalho foi elaborado em forma de pesquisa empírica exploratória, através de entrevistas semiestruturadas, em duas escolas estaduais de EJA no Município em questão. A pesquisa tem caráter qualitativo, envolvendo a dualidade de permanência/evasão da EJA. As entrevistas foram realizadas no contexto da pandemia de covid-19, e seus desdobramentos, embora não tenham sido objeto específico deste trabalho, estão também presentes nas falas dos participantes de pesquisa e fizeram parte do contexto da investigação. Participaram das entrevistas estudantes, docentes da EJA e equipe diretiva da escola coletando assim, informações relevantes para a conclusão dos dados da pesquisa. Neste trabalho, enfatizou-se a apresentação e análises iniciais das falas de estudantes e docentes. Esta pesquisa tem como objetivo a problematização das funções sociais da EJA, e seus efeitos sobre dimensões como trajetórias de vida, escolaridade, relações com o mundo do trabalho, entre outras. Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam conceitos, tais como: fracasso escolar, sucesso escolar, evasão e permanência escolar. |
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