Rádio recreio no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fazenda, Marisa Madalena Bastos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134440
Resumo: O rádio é um meio de comunicação de grande repercussão social e de fácil acesso para qualquer cidadão, portanto a partir da função social que a escola desempenha em relação ao desenvolvimento do indivíduo é necessário fazer uso desta mídia como alternativa de aprendizado e entretenimento no ambiente escolar. Com o objetivo de inserir uma rádio recreio no contexto escolar o presente trabalho pretende mostrar como se deu esta inserção, de onde surgiu a ideia e a importância de mostrar que os alunos são capazes de colocar em prática uma teoria antes vista somente no papel. A partir daí, elaborou-se uma programação que possibilitasse a utilização do rádio como um meio de comunicação oportunizando o acesso dos demais segmentos da escola, a divulgação dos eventos escolares, a elaboração de roteiros com atividades de entretenimento, lazer e aprendizado para os intervalos de recreio, incentivo a pesquisa; conhecimento e manuseio dos equipamentos técnicos, como: mesa de som, microfone, caixas de som, amplificador, internet, computador; estimular protagonismo dos alunos para a resolução de problemas comportamentais no contexto escolar. Os resultados obtidos, através desta pesquisa, revelam que os alunos conseguiram perceber a escola com um novo olhar, o problema da indisciplina não se evidenciou tanto, a proposta viabilizou maior interação de todos levando-os a se organizarem e a participarem mais, a música e o entretenimento mexeu com os sentimentos e as emoções fazendo-os sentirem-se valorizados e exercitando mais cidadania democrática.
id UFRGS-2_12212c18437411dd8eb39dfa6279fcc8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134440
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fazenda, Marisa Madalena BastosHahn, Raquel Usevicius2016-03-30T02:08:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/134440000986766O rádio é um meio de comunicação de grande repercussão social e de fácil acesso para qualquer cidadão, portanto a partir da função social que a escola desempenha em relação ao desenvolvimento do indivíduo é necessário fazer uso desta mídia como alternativa de aprendizado e entretenimento no ambiente escolar. Com o objetivo de inserir uma rádio recreio no contexto escolar o presente trabalho pretende mostrar como se deu esta inserção, de onde surgiu a ideia e a importância de mostrar que os alunos são capazes de colocar em prática uma teoria antes vista somente no papel. A partir daí, elaborou-se uma programação que possibilitasse a utilização do rádio como um meio de comunicação oportunizando o acesso dos demais segmentos da escola, a divulgação dos eventos escolares, a elaboração de roteiros com atividades de entretenimento, lazer e aprendizado para os intervalos de recreio, incentivo a pesquisa; conhecimento e manuseio dos equipamentos técnicos, como: mesa de som, microfone, caixas de som, amplificador, internet, computador; estimular protagonismo dos alunos para a resolução de problemas comportamentais no contexto escolar. Os resultados obtidos, através desta pesquisa, revelam que os alunos conseguiram perceber a escola com um novo olhar, o problema da indisciplina não se evidenciou tanto, a proposta viabilizou maior interação de todos levando-os a se organizarem e a participarem mais, a música e o entretenimento mexeu com os sentimentos e as emoções fazendo-os sentirem-se valorizados e exercitando mais cidadania democrática.Rádio is a medium to large social impact of communication and easy access for all citizens, so from the social role that the school plays in relation to the development of the individual is necessary to make use of this media as learning alternative entertainment in the school environment . In order to insert a radio play in the school context, this work aims to show how was this integration, where did the idea and the importance of showing that students are able to put into practice a theory before seen on paper only. From there, drew up a schedule that would allow the use of radio as a medium providing opportunities for access by other school segments, dissemination of school events, preparing roadmaps with entertainment activities, leisure and learning for breaks recreational, research incentives; knowledge and handling of technical equipment, such as mixing desk, microphone, speakers, amplifier, internet, computer; stimulate students' role for resolving behavioral problems in the school context. The results obtained through this research reveal that students were able to see the school with a new look, the problem of indiscipline there was no evidence either, the proposal has enabled greater interaction of all leading them to organize themselves and to participate more, music and entertainment messed with the feelings and emotions making them feel valued and exercising more democratic citizenship.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Radiodifusão educativaRecreioMedia educationRecreational radioLearningRádio recreio no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986766.pdf000986766.pdfTexto completoapplication/pdf739077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/1/000986766.pdf9714def36e1752e0469b1a665e6bbb63MD51TEXT000986766.pdf.txt000986766.pdf.txtExtracted Texttext/plain62934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/2/000986766.pdf.txt2a1d0867aacc02bde8719a0176453420MD52THUMBNAIL000986766.pdf.jpg000986766.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/3/000986766.pdf.jpga85087c18ea396d93b233fade202ff81MD5310183/1344402018-10-26 09:45:20.802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134440Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-26T12:45:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rádio recreio no contexto escolar
title Rádio recreio no contexto escolar
spellingShingle Rádio recreio no contexto escolar
Fazenda, Marisa Madalena Bastos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Radiodifusão educativa
Recreio
Media education
Recreational radio
Learning
title_short Rádio recreio no contexto escolar
title_full Rádio recreio no contexto escolar
title_fullStr Rádio recreio no contexto escolar
title_full_unstemmed Rádio recreio no contexto escolar
title_sort Rádio recreio no contexto escolar
author Fazenda, Marisa Madalena Bastos
author_facet Fazenda, Marisa Madalena Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fazenda, Marisa Madalena Bastos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
contributor_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Radiodifusão educativa
Recreio
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Radiodifusão educativa
Recreio
Media education
Recreational radio
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Media education
Recreational radio
Learning
description O rádio é um meio de comunicação de grande repercussão social e de fácil acesso para qualquer cidadão, portanto a partir da função social que a escola desempenha em relação ao desenvolvimento do indivíduo é necessário fazer uso desta mídia como alternativa de aprendizado e entretenimento no ambiente escolar. Com o objetivo de inserir uma rádio recreio no contexto escolar o presente trabalho pretende mostrar como se deu esta inserção, de onde surgiu a ideia e a importância de mostrar que os alunos são capazes de colocar em prática uma teoria antes vista somente no papel. A partir daí, elaborou-se uma programação que possibilitasse a utilização do rádio como um meio de comunicação oportunizando o acesso dos demais segmentos da escola, a divulgação dos eventos escolares, a elaboração de roteiros com atividades de entretenimento, lazer e aprendizado para os intervalos de recreio, incentivo a pesquisa; conhecimento e manuseio dos equipamentos técnicos, como: mesa de som, microfone, caixas de som, amplificador, internet, computador; estimular protagonismo dos alunos para a resolução de problemas comportamentais no contexto escolar. Os resultados obtidos, através desta pesquisa, revelam que os alunos conseguiram perceber a escola com um novo olhar, o problema da indisciplina não se evidenciou tanto, a proposta viabilizou maior interação de todos levando-os a se organizarem e a participarem mais, a música e o entretenimento mexeu com os sentimentos e as emoções fazendo-os sentirem-se valorizados e exercitando mais cidadania democrática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134440
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986766
url http://hdl.handle.net/10183/134440
identifier_str_mv 000986766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/1/000986766.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/2/000986766.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/3/000986766.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9714def36e1752e0469b1a665e6bbb63
2a1d0867aacc02bde8719a0176453420
a85087c18ea396d93b233fade202ff81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724596922613760