Rádio recreio no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134440 |
Resumo: | O rádio é um meio de comunicação de grande repercussão social e de fácil acesso para qualquer cidadão, portanto a partir da função social que a escola desempenha em relação ao desenvolvimento do indivíduo é necessário fazer uso desta mídia como alternativa de aprendizado e entretenimento no ambiente escolar. Com o objetivo de inserir uma rádio recreio no contexto escolar o presente trabalho pretende mostrar como se deu esta inserção, de onde surgiu a ideia e a importância de mostrar que os alunos são capazes de colocar em prática uma teoria antes vista somente no papel. A partir daí, elaborou-se uma programação que possibilitasse a utilização do rádio como um meio de comunicação oportunizando o acesso dos demais segmentos da escola, a divulgação dos eventos escolares, a elaboração de roteiros com atividades de entretenimento, lazer e aprendizado para os intervalos de recreio, incentivo a pesquisa; conhecimento e manuseio dos equipamentos técnicos, como: mesa de som, microfone, caixas de som, amplificador, internet, computador; estimular protagonismo dos alunos para a resolução de problemas comportamentais no contexto escolar. Os resultados obtidos, através desta pesquisa, revelam que os alunos conseguiram perceber a escola com um novo olhar, o problema da indisciplina não se evidenciou tanto, a proposta viabilizou maior interação de todos levando-os a se organizarem e a participarem mais, a música e o entretenimento mexeu com os sentimentos e as emoções fazendo-os sentirem-se valorizados e exercitando mais cidadania democrática. |
id |
UFRGS-2_12212c18437411dd8eb39dfa6279fcc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134440 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fazenda, Marisa Madalena BastosHahn, Raquel Usevicius2016-03-30T02:08:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/134440000986766O rádio é um meio de comunicação de grande repercussão social e de fácil acesso para qualquer cidadão, portanto a partir da função social que a escola desempenha em relação ao desenvolvimento do indivíduo é necessário fazer uso desta mídia como alternativa de aprendizado e entretenimento no ambiente escolar. Com o objetivo de inserir uma rádio recreio no contexto escolar o presente trabalho pretende mostrar como se deu esta inserção, de onde surgiu a ideia e a importância de mostrar que os alunos são capazes de colocar em prática uma teoria antes vista somente no papel. A partir daí, elaborou-se uma programação que possibilitasse a utilização do rádio como um meio de comunicação oportunizando o acesso dos demais segmentos da escola, a divulgação dos eventos escolares, a elaboração de roteiros com atividades de entretenimento, lazer e aprendizado para os intervalos de recreio, incentivo a pesquisa; conhecimento e manuseio dos equipamentos técnicos, como: mesa de som, microfone, caixas de som, amplificador, internet, computador; estimular protagonismo dos alunos para a resolução de problemas comportamentais no contexto escolar. Os resultados obtidos, através desta pesquisa, revelam que os alunos conseguiram perceber a escola com um novo olhar, o problema da indisciplina não se evidenciou tanto, a proposta viabilizou maior interação de todos levando-os a se organizarem e a participarem mais, a música e o entretenimento mexeu com os sentimentos e as emoções fazendo-os sentirem-se valorizados e exercitando mais cidadania democrática.Rádio is a medium to large social impact of communication and easy access for all citizens, so from the social role that the school plays in relation to the development of the individual is necessary to make use of this media as learning alternative entertainment in the school environment . In order to insert a radio play in the school context, this work aims to show how was this integration, where did the idea and the importance of showing that students are able to put into practice a theory before seen on paper only. From there, drew up a schedule that would allow the use of radio as a medium providing opportunities for access by other school segments, dissemination of school events, preparing roadmaps with entertainment activities, leisure and learning for breaks recreational, research incentives; knowledge and handling of technical equipment, such as mixing desk, microphone, speakers, amplifier, internet, computer; stimulate students' role for resolving behavioral problems in the school context. The results obtained through this research reveal that students were able to see the school with a new look, the problem of indiscipline there was no evidence either, the proposal has enabled greater interaction of all leading them to organize themselves and to participate more, music and entertainment messed with the feelings and emotions making them feel valued and exercising more democratic citizenship.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Radiodifusão educativaRecreioMedia educationRecreational radioLearningRádio recreio no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986766.pdf000986766.pdfTexto completoapplication/pdf739077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/1/000986766.pdf9714def36e1752e0469b1a665e6bbb63MD51TEXT000986766.pdf.txt000986766.pdf.txtExtracted Texttext/plain62934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/2/000986766.pdf.txt2a1d0867aacc02bde8719a0176453420MD52THUMBNAIL000986766.pdf.jpg000986766.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/3/000986766.pdf.jpga85087c18ea396d93b233fade202ff81MD5310183/1344402018-10-26 09:45:20.802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134440Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-26T12:45:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rádio recreio no contexto escolar |
title |
Rádio recreio no contexto escolar |
spellingShingle |
Rádio recreio no contexto escolar Fazenda, Marisa Madalena Bastos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Radiodifusão educativa Recreio Media education Recreational radio Learning |
title_short |
Rádio recreio no contexto escolar |
title_full |
Rádio recreio no contexto escolar |
title_fullStr |
Rádio recreio no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Rádio recreio no contexto escolar |
title_sort |
Rádio recreio no contexto escolar |
author |
Fazenda, Marisa Madalena Bastos |
author_facet |
Fazenda, Marisa Madalena Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fazenda, Marisa Madalena Bastos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hahn, Raquel Usevicius |
contributor_str_mv |
Hahn, Raquel Usevicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Radiodifusão educativa Recreio |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Radiodifusão educativa Recreio Media education Recreational radio Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media education Recreational radio Learning |
description |
O rádio é um meio de comunicação de grande repercussão social e de fácil acesso para qualquer cidadão, portanto a partir da função social que a escola desempenha em relação ao desenvolvimento do indivíduo é necessário fazer uso desta mídia como alternativa de aprendizado e entretenimento no ambiente escolar. Com o objetivo de inserir uma rádio recreio no contexto escolar o presente trabalho pretende mostrar como se deu esta inserção, de onde surgiu a ideia e a importância de mostrar que os alunos são capazes de colocar em prática uma teoria antes vista somente no papel. A partir daí, elaborou-se uma programação que possibilitasse a utilização do rádio como um meio de comunicação oportunizando o acesso dos demais segmentos da escola, a divulgação dos eventos escolares, a elaboração de roteiros com atividades de entretenimento, lazer e aprendizado para os intervalos de recreio, incentivo a pesquisa; conhecimento e manuseio dos equipamentos técnicos, como: mesa de som, microfone, caixas de som, amplificador, internet, computador; estimular protagonismo dos alunos para a resolução de problemas comportamentais no contexto escolar. Os resultados obtidos, através desta pesquisa, revelam que os alunos conseguiram perceber a escola com um novo olhar, o problema da indisciplina não se evidenciou tanto, a proposta viabilizou maior interação de todos levando-os a se organizarem e a participarem mais, a música e o entretenimento mexeu com os sentimentos e as emoções fazendo-os sentirem-se valorizados e exercitando mais cidadania democrática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134440 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986766 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134440 |
identifier_str_mv |
000986766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/1/000986766.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/2/000986766.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134440/3/000986766.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9714def36e1752e0469b1a665e6bbb63 2a1d0867aacc02bde8719a0176453420 a85087c18ea396d93b233fade202ff81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724596922613760 |