O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valéria Goulart da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273545
Resumo: A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra de forma significativa, se faz necessário a inserção de diferentes abordagens e métodos na prática pedagógica do currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma horta escolar e estimulação do uso de uma metodologia ativa- Aprendizagem baseada em projetos (ABP) - para o ensino de Ciências da Natureza, como forma de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre os fenômenos e processos do mundo científico, tecnológico e social inserindo novas práticas metodológicas no planejamneto dos professores de diferentes disciplinas. A horta escolar, inserida como instrument didático pedagógico, possibilita a interação entre os sujeitos e o desenvolvimento de competências básicas, permitindo o uso de atividades práticas interdisciplinares e investigativas de Educação Ambiental nas diferentes etapas do ensino fundamental, promovendo uma conscientização socioambiental. Foi adotado uma abordagem qualitative através do método de estudo de caso. Como resultado, observa-se mudanças na prática pedagógica e maior interdisciplinaridade entre os docentes. Entre os educandos, maior protagonismo por meio do trabalho coletivo e mudança de hábitos alimentares saudáveis e valorização do meio ambiente.
id UFRGS-2_b2af082a155ddc86f346241f28d531d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273545
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Valéria Goulart daRobaina, Jose Vicente LimaOliveira, Ana Paula Santellano de2024-03-14T04:59:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/273545001166395A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra de forma significativa, se faz necessário a inserção de diferentes abordagens e métodos na prática pedagógica do currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma horta escolar e estimulação do uso de uma metodologia ativa- Aprendizagem baseada em projetos (ABP) - para o ensino de Ciências da Natureza, como forma de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre os fenômenos e processos do mundo científico, tecnológico e social inserindo novas práticas metodológicas no planejamneto dos professores de diferentes disciplinas. A horta escolar, inserida como instrument didático pedagógico, possibilita a interação entre os sujeitos e o desenvolvimento de competências básicas, permitindo o uso de atividades práticas interdisciplinares e investigativas de Educação Ambiental nas diferentes etapas do ensino fundamental, promovendo uma conscientização socioambiental. Foi adotado uma abordagem qualitative através do método de estudo de caso. Como resultado, observa-se mudanças na prática pedagógica e maior interdisciplinaridade entre os docentes. Entre os educandos, maior protagonismo por meio do trabalho coletivo e mudança de hábitos alimentares saudáveis e valorização do meio ambiente.School is a space of countless discoveries, where learning can be developed in different ways, through mutual relationships, dialogue, respect between everyone involved. For this learning to occur in a meaningful way, it is necessary to insert different approaches and methods in the pedagogical practice of the school curriculum. This work aimed to implement a school garden and encourage the use of an active methodology - Project-based Learning (PBL) - for the teaching of Natural Sciences, as a way to contribute to the formation of critical and conscious citizens about the phenomena and processes in the scientific, technological and social world inserting new methodological practices in the planning of teachers from different subjects The school garden, inserted as a pedagogical didactic tool, enables interaction between subjects and the development of basic skills, allowing the use of practical activities interdisciplinary and investigative aspects of Environmental Education in the different stages of elementary school, promoting social and environmental awareness. A qualitative approach was adopted using the case study method. As a result, there are changes in pedagogical practice and greater interdisciplinarity among teachers. Among students, greater protagonism through collective work and change of healthy eating habits and valuing the environment.application/pdfporHorta escolarEducação em saúde ambientalPrática pedagógicaSchool gardenProject-Based Learning (ABP) and Environmental EducationO uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de CiênciasThe use of the school garden as a proposal for an Active Project-Based learning methodology (ABP) for science teaching info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166395.pdf.txt001166395.pdf.txtExtracted Texttext/plain37710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273545/2/001166395.pdf.txt88064e6232d1e955aef03b50ec3e5949MD52ORIGINAL001166395.pdfTexto completoapplication/pdf344697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273545/1/001166395.pdf98ee68ab0e25c1775d84f39bbebbac3cMD5110183/2735452024-03-15 05:03:10.131945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273545Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T08:03:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of the school garden as a proposal for an Active Project-Based learning methodology (ABP) for science teaching
title O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
spellingShingle O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
Silva, Valéria Goulart da
Horta escolar
Educação em saúde ambiental
Prática pedagógica
School garden
Project-Based Learning (ABP) and Environmental Education
title_short O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
title_full O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
title_fullStr O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
title_sort O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
author Silva, Valéria Goulart da
author_facet Silva, Valéria Goulart da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valéria Goulart da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Santellano de
contributor_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
Oliveira, Ana Paula Santellano de
dc.subject.por.fl_str_mv Horta escolar
Educação em saúde ambiental
Prática pedagógica
topic Horta escolar
Educação em saúde ambiental
Prática pedagógica
School garden
Project-Based Learning (ABP) and Environmental Education
dc.subject.eng.fl_str_mv School garden
Project-Based Learning (ABP) and Environmental Education
description A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra de forma significativa, se faz necessário a inserção de diferentes abordagens e métodos na prática pedagógica do currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma horta escolar e estimulação do uso de uma metodologia ativa- Aprendizagem baseada em projetos (ABP) - para o ensino de Ciências da Natureza, como forma de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre os fenômenos e processos do mundo científico, tecnológico e social inserindo novas práticas metodológicas no planejamneto dos professores de diferentes disciplinas. A horta escolar, inserida como instrument didático pedagógico, possibilita a interação entre os sujeitos e o desenvolvimento de competências básicas, permitindo o uso de atividades práticas interdisciplinares e investigativas de Educação Ambiental nas diferentes etapas do ensino fundamental, promovendo uma conscientização socioambiental. Foi adotado uma abordagem qualitative através do método de estudo de caso. Como resultado, observa-se mudanças na prática pedagógica e maior interdisciplinaridade entre os docentes. Entre os educandos, maior protagonismo por meio do trabalho coletivo e mudança de hábitos alimentares saudáveis e valorização do meio ambiente.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-14T04:59:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273545
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166395
url http://hdl.handle.net/10183/273545
identifier_str_mv 001166395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273545/2/001166395.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273545/1/001166395.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 88064e6232d1e955aef03b50ec3e5949
98ee68ab0e25c1775d84f39bbebbac3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447361293385728