O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273545 |
Resumo: | A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra de forma significativa, se faz necessário a inserção de diferentes abordagens e métodos na prática pedagógica do currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma horta escolar e estimulação do uso de uma metodologia ativa- Aprendizagem baseada em projetos (ABP) - para o ensino de Ciências da Natureza, como forma de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre os fenômenos e processos do mundo científico, tecnológico e social inserindo novas práticas metodológicas no planejamneto dos professores de diferentes disciplinas. A horta escolar, inserida como instrument didático pedagógico, possibilita a interação entre os sujeitos e o desenvolvimento de competências básicas, permitindo o uso de atividades práticas interdisciplinares e investigativas de Educação Ambiental nas diferentes etapas do ensino fundamental, promovendo uma conscientização socioambiental. Foi adotado uma abordagem qualitative através do método de estudo de caso. Como resultado, observa-se mudanças na prática pedagógica e maior interdisciplinaridade entre os docentes. Entre os educandos, maior protagonismo por meio do trabalho coletivo e mudança de hábitos alimentares saudáveis e valorização do meio ambiente. |
id |
UFRGS-2_b2af082a155ddc86f346241f28d531d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273545 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Valéria Goulart daRobaina, Jose Vicente LimaOliveira, Ana Paula Santellano de2024-03-14T04:59:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/273545001166395A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra de forma significativa, se faz necessário a inserção de diferentes abordagens e métodos na prática pedagógica do currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma horta escolar e estimulação do uso de uma metodologia ativa- Aprendizagem baseada em projetos (ABP) - para o ensino de Ciências da Natureza, como forma de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre os fenômenos e processos do mundo científico, tecnológico e social inserindo novas práticas metodológicas no planejamneto dos professores de diferentes disciplinas. A horta escolar, inserida como instrument didático pedagógico, possibilita a interação entre os sujeitos e o desenvolvimento de competências básicas, permitindo o uso de atividades práticas interdisciplinares e investigativas de Educação Ambiental nas diferentes etapas do ensino fundamental, promovendo uma conscientização socioambiental. Foi adotado uma abordagem qualitative através do método de estudo de caso. Como resultado, observa-se mudanças na prática pedagógica e maior interdisciplinaridade entre os docentes. Entre os educandos, maior protagonismo por meio do trabalho coletivo e mudança de hábitos alimentares saudáveis e valorização do meio ambiente.School is a space of countless discoveries, where learning can be developed in different ways, through mutual relationships, dialogue, respect between everyone involved. For this learning to occur in a meaningful way, it is necessary to insert different approaches and methods in the pedagogical practice of the school curriculum. This work aimed to implement a school garden and encourage the use of an active methodology - Project-based Learning (PBL) - for the teaching of Natural Sciences, as a way to contribute to the formation of critical and conscious citizens about the phenomena and processes in the scientific, technological and social world inserting new methodological practices in the planning of teachers from different subjects The school garden, inserted as a pedagogical didactic tool, enables interaction between subjects and the development of basic skills, allowing the use of practical activities interdisciplinary and investigative aspects of Environmental Education in the different stages of elementary school, promoting social and environmental awareness. A qualitative approach was adopted using the case study method. As a result, there are changes in pedagogical practice and greater interdisciplinarity among teachers. Among students, greater protagonism through collective work and change of healthy eating habits and valuing the environment.application/pdfporHorta escolarEducação em saúde ambientalPrática pedagógicaSchool gardenProject-Based Learning (ABP) and Environmental EducationO uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de CiênciasThe use of the school garden as a proposal for an Active Project-Based learning methodology (ABP) for science teaching info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166395.pdf.txt001166395.pdf.txtExtracted Texttext/plain37710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273545/2/001166395.pdf.txt88064e6232d1e955aef03b50ec3e5949MD52ORIGINAL001166395.pdfTexto completoapplication/pdf344697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273545/1/001166395.pdf98ee68ab0e25c1775d84f39bbebbac3cMD5110183/2735452024-03-15 05:03:10.131945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273545Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T08:03:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of the school garden as a proposal for an Active Project-Based learning methodology (ABP) for science teaching |
title |
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências |
spellingShingle |
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências Silva, Valéria Goulart da Horta escolar Educação em saúde ambiental Prática pedagógica School garden Project-Based Learning (ABP) and Environmental Education |
title_short |
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências |
title_full |
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências |
title_fullStr |
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências |
title_sort |
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências |
author |
Silva, Valéria Goulart da |
author_facet |
Silva, Valéria Goulart da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valéria Goulart da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula Santellano de |
contributor_str_mv |
Robaina, Jose Vicente Lima Oliveira, Ana Paula Santellano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Horta escolar Educação em saúde ambiental Prática pedagógica |
topic |
Horta escolar Educação em saúde ambiental Prática pedagógica School garden Project-Based Learning (ABP) and Environmental Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School garden Project-Based Learning (ABP) and Environmental Education |
description |
A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra de forma significativa, se faz necessário a inserção de diferentes abordagens e métodos na prática pedagógica do currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma horta escolar e estimulação do uso de uma metodologia ativa- Aprendizagem baseada em projetos (ABP) - para o ensino de Ciências da Natureza, como forma de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre os fenômenos e processos do mundo científico, tecnológico e social inserindo novas práticas metodológicas no planejamneto dos professores de diferentes disciplinas. A horta escolar, inserida como instrument didático pedagógico, possibilita a interação entre os sujeitos e o desenvolvimento de competências básicas, permitindo o uso de atividades práticas interdisciplinares e investigativas de Educação Ambiental nas diferentes etapas do ensino fundamental, promovendo uma conscientização socioambiental. Foi adotado uma abordagem qualitative através do método de estudo de caso. Como resultado, observa-se mudanças na prática pedagógica e maior interdisciplinaridade entre os docentes. Entre os educandos, maior protagonismo por meio do trabalho coletivo e mudança de hábitos alimentares saudáveis e valorização do meio ambiente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-14T04:59:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273545 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166395 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273545 |
identifier_str_mv |
001166395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273545/2/001166395.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273545/1/001166395.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88064e6232d1e955aef03b50ec3e5949 98ee68ab0e25c1775d84f39bbebbac3c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447361293385728 |