Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catusso, Amanda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234092
Resumo: A preocupação com a vida útil das estruturas de concreto armado e os fatores que as afetam faz com que o estudo dos fenômenos que causam a degradação dessas estruturas sejam cada vez mais necessários. Inúmeras pesquisas apontam a corrosão das armaduras como um dos principais fatores de degradação das estruturas de concreto armado. Em ambientes urbanos, a carbonatação é uma das maiores causas responsáveis pela corrosão de armaduras. A NBR 6118 exige premissas, como o cobrimento da armadura, para garantir a proteção da estrutura no ambiente em que será empregada. O presente trabalho tem como objetivo a análise da influência da adição de dióxido de titânio nas profundidades de carbonatação em concretos brancos, e paralelamente, a análise da capacidade de autolimpeza. Para tal foram confeccionados cinco tipos de concretos empregando diferentes formas de tratamento: I – Sem adição de TiO2, II – Com adição de 10% de TiO2 na massa do concreto, III – Camada superficial de argamassa com adição de 10% de TiO2, IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 24 horas após a concretagem, , IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 7 dias após a concretagem. Todas as amostras foram expostos a dois ambientes: natural e acelerado. Foram realizados dois ensaios: a medição da profundidade de carbonatação, e da capacidade de autolimpeza dos tratamentos empregados, com o auxílio de um espectrofotômetro. A partir dos resultados pode-se concluir que a adição de TiO2 na massa do concreto não influencia nas profundidades de carbonatação e que a aspersão após 24 horas é a melhor opção para o emprego de TiO2 em concretos no que diz respeito à autolimpeza. Desta forma, a aspersão após 24 horas se mostra a melhor e mais econômica alternativa de emprego do TiO2 em concretos brancos a fim de torná-los autolimpantes.
id UFRGS-2_b2bbecd1d0e2e543bc56d2b5e7544a3c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234092
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Catusso, AmandaDal Molin, Denise Carpena CoitinhoCasarin, Roberta Picanço2022-01-15T04:48:49Z2020http://hdl.handle.net/10183/234092001111290A preocupação com a vida útil das estruturas de concreto armado e os fatores que as afetam faz com que o estudo dos fenômenos que causam a degradação dessas estruturas sejam cada vez mais necessários. Inúmeras pesquisas apontam a corrosão das armaduras como um dos principais fatores de degradação das estruturas de concreto armado. Em ambientes urbanos, a carbonatação é uma das maiores causas responsáveis pela corrosão de armaduras. A NBR 6118 exige premissas, como o cobrimento da armadura, para garantir a proteção da estrutura no ambiente em que será empregada. O presente trabalho tem como objetivo a análise da influência da adição de dióxido de titânio nas profundidades de carbonatação em concretos brancos, e paralelamente, a análise da capacidade de autolimpeza. Para tal foram confeccionados cinco tipos de concretos empregando diferentes formas de tratamento: I – Sem adição de TiO2, II – Com adição de 10% de TiO2 na massa do concreto, III – Camada superficial de argamassa com adição de 10% de TiO2, IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 24 horas após a concretagem, , IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 7 dias após a concretagem. Todas as amostras foram expostos a dois ambientes: natural e acelerado. Foram realizados dois ensaios: a medição da profundidade de carbonatação, e da capacidade de autolimpeza dos tratamentos empregados, com o auxílio de um espectrofotômetro. A partir dos resultados pode-se concluir que a adição de TiO2 na massa do concreto não influencia nas profundidades de carbonatação e que a aspersão após 24 horas é a melhor opção para o emprego de TiO2 em concretos no que diz respeito à autolimpeza. Desta forma, a aspersão após 24 horas se mostra a melhor e mais econômica alternativa de emprego do TiO2 em concretos brancos a fim de torná-los autolimpantes.application/pdfporEngenharia civilConcreto brancoCarbonataçãoDióxido de titânioInfluência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111290.pdf.txt001111290.pdf.txtExtracted Texttext/plain66395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234092/2/001111290.pdf.txt903a9b0919226e05fc1a7ab52ebb7103MD52ORIGINAL001111290.pdfTexto completoapplication/pdf940844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234092/1/001111290.pdf5b96c4da1ae1304453c3fdf9acc5db4bMD5110183/2340922022-02-22 04:59:27.853628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:59:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos
title Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos
spellingShingle Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos
Catusso, Amanda
Engenharia civil
Concreto branco
Carbonatação
Dióxido de titânio
title_short Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos
title_full Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos
title_fullStr Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos
title_full_unstemmed Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos
title_sort Influência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancos
author Catusso, Amanda
author_facet Catusso, Amanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catusso, Amanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dal Molin, Denise Carpena Coitinho
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Casarin, Roberta Picanço
contributor_str_mv Dal Molin, Denise Carpena Coitinho
Casarin, Roberta Picanço
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Concreto branco
Carbonatação
Dióxido de titânio
topic Engenharia civil
Concreto branco
Carbonatação
Dióxido de titânio
description A preocupação com a vida útil das estruturas de concreto armado e os fatores que as afetam faz com que o estudo dos fenômenos que causam a degradação dessas estruturas sejam cada vez mais necessários. Inúmeras pesquisas apontam a corrosão das armaduras como um dos principais fatores de degradação das estruturas de concreto armado. Em ambientes urbanos, a carbonatação é uma das maiores causas responsáveis pela corrosão de armaduras. A NBR 6118 exige premissas, como o cobrimento da armadura, para garantir a proteção da estrutura no ambiente em que será empregada. O presente trabalho tem como objetivo a análise da influência da adição de dióxido de titânio nas profundidades de carbonatação em concretos brancos, e paralelamente, a análise da capacidade de autolimpeza. Para tal foram confeccionados cinco tipos de concretos empregando diferentes formas de tratamento: I – Sem adição de TiO2, II – Com adição de 10% de TiO2 na massa do concreto, III – Camada superficial de argamassa com adição de 10% de TiO2, IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 24 horas após a concretagem, , IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 7 dias após a concretagem. Todas as amostras foram expostos a dois ambientes: natural e acelerado. Foram realizados dois ensaios: a medição da profundidade de carbonatação, e da capacidade de autolimpeza dos tratamentos empregados, com o auxílio de um espectrofotômetro. A partir dos resultados pode-se concluir que a adição de TiO2 na massa do concreto não influencia nas profundidades de carbonatação e que a aspersão após 24 horas é a melhor opção para o emprego de TiO2 em concretos no que diz respeito à autolimpeza. Desta forma, a aspersão após 24 horas se mostra a melhor e mais econômica alternativa de emprego do TiO2 em concretos brancos a fim de torná-los autolimpantes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-15T04:48:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234092
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111290
url http://hdl.handle.net/10183/234092
identifier_str_mv 001111290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234092/2/001111290.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234092/1/001111290.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 903a9b0919226e05fc1a7ab52ebb7103
5b96c4da1ae1304453c3fdf9acc5db4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224617717661696