A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohls, Jéssica Raminelli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258753
Resumo: Esta monografia visa explorar as potencialidades que a fotografia enquanto arte contemporânea acresce ao se discutir sobre processos identitários em duas turmas do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. Partiu-se do questionamento: Quais narrativas identitárias surgem no espaço escolar ao se discutir a ausência da cor da pele em um autorretrato fotográfico da mão? Assim, estrutura-se uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte, com base nos escritos de Belidson Dias e Rita L. Irwin (2023), e com ideias metodológicas de um Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (1998) (2009), que visam o protagonismo coletivo nos processos investigativos. Os referenciais artístico-teóricos abordados são a arte de viver, que privilegia a arte produtora de sentidos dentro do cotidiano, com vistas a aberturas para a alteridade, conceituada por Nadja Hermann (2006), e a identidade enquanto alteridade, com reflexões sobre retrato e o autorretrato fotográfico, pela Annateresa Fabris (2004), de forma a conscientizar sobre questões étnicas. As considerações sobre os processos identitários propostos aos estudantes foram feitas com base no jogo da identidade, conceito trabalhado por Stuart Hall (2006). Os trabalhos de artistas contemporâneos contribuem para os diálogos criados em aula, como: o projeto Humanæ (2012 - still going), de Angélica Dass; Tintas Polvo (2013), de Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980), de Cindy Sherman; Project Series (1997-2001), de Nikki S. Lee e Notícias de América (2011-2012), de Paulo Nazareth. A pesquisa contempla narrativas escritas em sentido mais acadêmico e, também, no formato de crônicas; e, narrativas visuais trazendo produções plásticas realizadas nas aulas por estudantes e pela professora com fotografias, impressões em clorofila e aquarelas.
id UFRGS-2_b2c4760be012dd7ace728850ee7c66e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258753
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kohls, Jéssica RaminelliRibeiro, Niura Aparecida Legramante2023-06-01T03:29:12Z2023http://hdl.handle.net/10183/258753001170171Esta monografia visa explorar as potencialidades que a fotografia enquanto arte contemporânea acresce ao se discutir sobre processos identitários em duas turmas do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. Partiu-se do questionamento: Quais narrativas identitárias surgem no espaço escolar ao se discutir a ausência da cor da pele em um autorretrato fotográfico da mão? Assim, estrutura-se uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte, com base nos escritos de Belidson Dias e Rita L. Irwin (2023), e com ideias metodológicas de um Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (1998) (2009), que visam o protagonismo coletivo nos processos investigativos. Os referenciais artístico-teóricos abordados são a arte de viver, que privilegia a arte produtora de sentidos dentro do cotidiano, com vistas a aberturas para a alteridade, conceituada por Nadja Hermann (2006), e a identidade enquanto alteridade, com reflexões sobre retrato e o autorretrato fotográfico, pela Annateresa Fabris (2004), de forma a conscientizar sobre questões étnicas. As considerações sobre os processos identitários propostos aos estudantes foram feitas com base no jogo da identidade, conceito trabalhado por Stuart Hall (2006). Os trabalhos de artistas contemporâneos contribuem para os diálogos criados em aula, como: o projeto Humanæ (2012 - still going), de Angélica Dass; Tintas Polvo (2013), de Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980), de Cindy Sherman; Project Series (1997-2001), de Nikki S. Lee e Notícias de América (2011-2012), de Paulo Nazareth. A pesquisa contempla narrativas escritas em sentido mais acadêmico e, também, no formato de crônicas; e, narrativas visuais trazendo produções plásticas realizadas nas aulas por estudantes e pela professora com fotografias, impressões em clorofila e aquarelas.This monograph explores the potential that photography, as contemporary art, adds when discussing identity processes in two classes of an elementary school in the Basic Education State Network of Rio Grande do Sul. The following question was posed: What identity narratives emerge when discussing the absence of skin color in a photographic self-portrait of the hand? Thus, this work structures an Educational Research Based on Art, based on the writings of Belidson Dias and Rita L. Irwin (2023), and with methodological ideas of a Work Project, by Fernando Hernández (1998) (2009), which aim to promote collective protagonism in the investigative processes. The artistic-theoretical referential approach is the arte de viver, which privileges the art that produces senses within daily life, with a view towards openings for alterity, conceptualized by Nadja Hermann (2006), and identity as alterity by Annateresa Fabris (2004), with reflections on portrait and photographic self-portrait. Considerations about identity processes proposed to the students were made based on the identities game, a concept worked on by Stuart Hall (2006). The works of contemporary artists contribute to the dialogues created in class, such as the project Humanæ (2012 - still going) by Angélica Dass; Tintas Polvo (2013) by Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980) by Cindy Sherman; Project Series (1997-2001) by Nikki S. Lee, and Notícias de América (2011-2012) by Paulo Nazareth. The research includes written narratives in a more academic sense and written narratives in a chronicle format. In addition, it includes visual narratives from artworks made in class by students and the teacher using photographs, chlorophyll prints, and watercolors.application/pdfporArte : EducaçãoFotografiaA/r/tografiaArte contemporâneaContemporary artA/r/tographyEducationPhotographyIdentityA fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170171.pdf.txt001170171.pdf.txtExtracted Texttext/plain110593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258753/2/001170171.pdf.txtdf8cba0926f13f9ae7bd57e456640541MD52ORIGINAL001170171.pdfTexto completoapplication/pdf33293181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258753/1/001170171.pdf192bfbc9895a319e2c7de8e71aac2a3bMD5110183/2587532023-06-02 03:30:19.707397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T06:30:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
title A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
spellingShingle A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
Kohls, Jéssica Raminelli
Arte : Educação
Fotografia
A/r/tografia
Arte contemporânea
Contemporary art
A/r/tography
Education
Photography
Identity
title_short A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
title_full A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
title_fullStr A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
title_full_unstemmed A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
title_sort A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
author Kohls, Jéssica Raminelli
author_facet Kohls, Jéssica Raminelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohls, Jéssica Raminelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
contributor_str_mv Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
dc.subject.por.fl_str_mv Arte : Educação
Fotografia
A/r/tografia
Arte contemporânea
topic Arte : Educação
Fotografia
A/r/tografia
Arte contemporânea
Contemporary art
A/r/tography
Education
Photography
Identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Contemporary art
A/r/tography
Education
Photography
Identity
description Esta monografia visa explorar as potencialidades que a fotografia enquanto arte contemporânea acresce ao se discutir sobre processos identitários em duas turmas do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. Partiu-se do questionamento: Quais narrativas identitárias surgem no espaço escolar ao se discutir a ausência da cor da pele em um autorretrato fotográfico da mão? Assim, estrutura-se uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte, com base nos escritos de Belidson Dias e Rita L. Irwin (2023), e com ideias metodológicas de um Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (1998) (2009), que visam o protagonismo coletivo nos processos investigativos. Os referenciais artístico-teóricos abordados são a arte de viver, que privilegia a arte produtora de sentidos dentro do cotidiano, com vistas a aberturas para a alteridade, conceituada por Nadja Hermann (2006), e a identidade enquanto alteridade, com reflexões sobre retrato e o autorretrato fotográfico, pela Annateresa Fabris (2004), de forma a conscientizar sobre questões étnicas. As considerações sobre os processos identitários propostos aos estudantes foram feitas com base no jogo da identidade, conceito trabalhado por Stuart Hall (2006). Os trabalhos de artistas contemporâneos contribuem para os diálogos criados em aula, como: o projeto Humanæ (2012 - still going), de Angélica Dass; Tintas Polvo (2013), de Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980), de Cindy Sherman; Project Series (1997-2001), de Nikki S. Lee e Notícias de América (2011-2012), de Paulo Nazareth. A pesquisa contempla narrativas escritas em sentido mais acadêmico e, também, no formato de crônicas; e, narrativas visuais trazendo produções plásticas realizadas nas aulas por estudantes e pela professora com fotografias, impressões em clorofila e aquarelas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-01T03:29:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258753
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170171
url http://hdl.handle.net/10183/258753
identifier_str_mv 001170171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258753/2/001170171.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258753/1/001170171.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df8cba0926f13f9ae7bd57e456640541
192bfbc9895a319e2c7de8e71aac2a3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447340028264448