Comparações entre EJA e ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72700 |
Resumo: | Desde muito tempo, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é encarada de diferentes formas por muitos (seja por alunos, professores, funcionários e interessados. Formas essas que podem ser: a EJA é uma miniatura do Ensino Regular oferecido a crianças e adolescentes; é uma compensação; é “IrRegular”, em oposição à expressão “Ensino Regular” ou é uma mera preenchedora de lacunas do seu alunado. Mas ao pesquisarmos mais aprofundadamente tais perspectivas, podemos constatar que tanto o Ensino Regular quanto a Educação de Jovens e Adultos têm características similares e distintas nos seus variados aspectos, que vão da regulamentação, público atendido, condições econômicas e socioculturais dos sujeitos e ao formato. Para realização da pesquisa sobre a EJA e o Ensino Regular foi empregada a pesquisa bibliográfica da Constituição Federal de 1988 (CF), da CNE – CEB. Parecer nº. 11/200 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000 e da LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Iniciou-se o trabalho com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de reunir as legislações específicas ao assunto tratado. E ao aprofundarmos, mais ainda, a pesquisa nos três documentos selecionados percebe-se que as comparações não estão restritas às estruturas e ao público atendido, mas vai muito mais além, chegando à ideologia utilizada na elaboração de suas legislações. |
id |
UFRGS-2_b2c8db175ef9dd5646122a87ed4bd1e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72700 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Patrício Leandro DiasFonseca, Laura Souza2013-06-25T01:46:33Z2012http://hdl.handle.net/10183/72700000884746Desde muito tempo, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é encarada de diferentes formas por muitos (seja por alunos, professores, funcionários e interessados. Formas essas que podem ser: a EJA é uma miniatura do Ensino Regular oferecido a crianças e adolescentes; é uma compensação; é “IrRegular”, em oposição à expressão “Ensino Regular” ou é uma mera preenchedora de lacunas do seu alunado. Mas ao pesquisarmos mais aprofundadamente tais perspectivas, podemos constatar que tanto o Ensino Regular quanto a Educação de Jovens e Adultos têm características similares e distintas nos seus variados aspectos, que vão da regulamentação, público atendido, condições econômicas e socioculturais dos sujeitos e ao formato. Para realização da pesquisa sobre a EJA e o Ensino Regular foi empregada a pesquisa bibliográfica da Constituição Federal de 1988 (CF), da CNE – CEB. Parecer nº. 11/200 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000 e da LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Iniciou-se o trabalho com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de reunir as legislações específicas ao assunto tratado. E ao aprofundarmos, mais ainda, a pesquisa nos três documentos selecionados percebe-se que as comparações não estão restritas às estruturas e ao público atendido, mas vai muito mais além, chegando à ideologia utilizada na elaboração de suas legislações.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino regularComparações entre EJA e ensino regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884746.pdf000884746.pdfTexto completoapplication/pdf470676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/1/000884746.pdfdf53e43406917affd0dff5a1fe351987MD51TEXT000884746.pdf.txt000884746.pdf.txtExtracted Texttext/plain73173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/2/000884746.pdf.txt0a8405fb5f47e3bf0322b6eb7198aabcMD52THUMBNAIL000884746.pdf.jpg000884746.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/3/000884746.pdf.jpg6a1a66e3bcf4d809da932a1a5aa472b3MD5310183/727002023-11-12 04:24:50.973659oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72700Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-12T06:24:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comparações entre EJA e ensino regular |
title |
Comparações entre EJA e ensino regular |
spellingShingle |
Comparações entre EJA e ensino regular Farias, Patrício Leandro Dias Educação de jovens e adultos Ensino regular |
title_short |
Comparações entre EJA e ensino regular |
title_full |
Comparações entre EJA e ensino regular |
title_fullStr |
Comparações entre EJA e ensino regular |
title_full_unstemmed |
Comparações entre EJA e ensino regular |
title_sort |
Comparações entre EJA e ensino regular |
author |
Farias, Patrício Leandro Dias |
author_facet |
Farias, Patrício Leandro Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Patrício Leandro Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino regular |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino regular |
description |
Desde muito tempo, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é encarada de diferentes formas por muitos (seja por alunos, professores, funcionários e interessados. Formas essas que podem ser: a EJA é uma miniatura do Ensino Regular oferecido a crianças e adolescentes; é uma compensação; é “IrRegular”, em oposição à expressão “Ensino Regular” ou é uma mera preenchedora de lacunas do seu alunado. Mas ao pesquisarmos mais aprofundadamente tais perspectivas, podemos constatar que tanto o Ensino Regular quanto a Educação de Jovens e Adultos têm características similares e distintas nos seus variados aspectos, que vão da regulamentação, público atendido, condições econômicas e socioculturais dos sujeitos e ao formato. Para realização da pesquisa sobre a EJA e o Ensino Regular foi empregada a pesquisa bibliográfica da Constituição Federal de 1988 (CF), da CNE – CEB. Parecer nº. 11/200 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000 e da LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Iniciou-se o trabalho com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de reunir as legislações específicas ao assunto tratado. E ao aprofundarmos, mais ainda, a pesquisa nos três documentos selecionados percebe-se que as comparações não estão restritas às estruturas e ao público atendido, mas vai muito mais além, chegando à ideologia utilizada na elaboração de suas legislações. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-25T01:46:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72700 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000884746 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72700 |
identifier_str_mv |
000884746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/1/000884746.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/2/000884746.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72700/3/000884746.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df53e43406917affd0dff5a1fe351987 0a8405fb5f47e3bf0322b6eb7198aabc 6a1a66e3bcf4d809da932a1a5aa472b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108925259776 |